NAMORO OU LIBERDADE (Crítica)

NAMORO OU LIBERDADE

1estrela

Por Pedro Vieira

NAMORO OU LIBERDADE02

Enquanto a maioria das comédias românticas foca no público feminino, “Namoro ou Liberdade?” (That Awkward Moment, ou Are We Officially Dating? que é como o título aparece em alguns países, inclusive na versão brasileira) toma o caminho oposto e busca entreter principalmente os homens.

A história gira em torno de três amigos: Jason (Zac Efron), Mikey (Michael B. Jordan) e Daniel (Miles Teller). Após a esposa de Mikey pedir o divórcio, os três resolvem fazer um acordo de que ficarão o maior tempo possível sem um relacionamento sério e irão aproveitar sua amizade. Logicamente não demora muito para que cada um comece a se envolver com um garota, o que coloca o acordo dos três, junto de suas percepções da vida, em cheque.

Logo de início percebe-se que o roteiro vai apelar para piadas e situações um tanto quanto machistas – como quando Jason e Daniel, que trabalham produzindo capas de livro, acreditam que mulheres irão comprar um livro só porque há uma imagem com sapatos – ou apelativas, das quais é preferível não exemplificar, e que nada tem de engraçado.

Para atrair a atenção das garotas, só mesmo a presença do galã Zac Efron, que vem cada vez mais se destacando como ator, e que aqui, se não consegue fazer rir – seu personagem, assim como o de B. Jordan, está focado demais no drama – pelo menos não faz feio em frente às câmeras. Entretanto, quem chama a atenção é Miles Teller, que está bem desenvolto e tem os melhores momentos e frases do filme.

NAMORO OU LIBERDADE03

Porém, mesmo o elenco expressivo não é o suficiente para salvar o filme. O fator piadas fracas estão longe de ser o maior problema. A trama pode até ser envolvente no começo, mas conforme a história progride, não só vai caindo em clichês – justamente aqueles dos quais o filme parece tentar fugir – como também desenvolve mal seus personagens, que são obrigados a agir de forma tão forçada que o roteiro não convence. Vale refletir também sobre os problemas técnicos, como a constante falta de foco da câmera, um erro um tanto quanto amador.

Como já foi dito, o filme apresenta um visão machista das mulheres, mas não só delas. Os homens também sofrem por terem que ser expostos a estereótipos, que trazem a impressão de que todo homem é apenas um bobalhão em busca de sexo e nenhum compromisso ou relacionamento sério e que, quando consegue se estabilizar, é necessário tomar cuidado com o que os amigos vão pensar, pois o namoro deve ser evitado pelo gênero masculino.

Por mais que seus bons atores tentem trazer algum charme ao filme, “Namoro ou Liberdade?” não possui brilho, e apresenta uma visão tão pouco original de ambos os sexos e das relações afetivas, que fica realmente difícil se afeiçoar ao longa.

NAMORO OU LIBERDADE01

SINOPSE

Jason (Zac Efron) e seu melhor amigo Daniel (Miles Teller) levaram uma vida de festas, farra e diversão, sem relacionamentos sérios. Após o divorcio de Mikey (Michael B. Jordan) juntam-se para ajudá-lo a superar a ex-esposa, só que aos poucos cada um deles começam a se envolver com diferentes mulheres que mudam seu jeito de pensar, até chegar ao momento onde deverão escolher entre a liberdade da vida de solteiro ou o compromisso de um namoro.

DIREÇÃO

[do action=”cast” descricao=”Tom Gormican” espaco=”br”]Tom Gormican[/do]

FICHA TÉCNICA

Roteiro: Tom Gormican
Título Original: That Awkward Moment
Gênero: Romance
Duração: 1h 34min
Ano de lançamento: 2014
Classificação etária: 14 Anos

TRAILER

Comente pelo Facebook

1 Comentário

  1. RAMON COSTA SANTIAGO

    Eu gostei desse filme,bem diferente das comedias românticas PORCARIAS que saem ultimamente .