NINFOMANIACA

4estrelas

Por Victor Piacenti

NINFOMANIACA03

Se tem uma coisa difícil nessa vida, é falar sobre um filme do diretor Lars Von Trier sem entregar a história toda. ‘Ninfomaníaca’ não é apenas um filme sobre uma mulher de meia idade viciada em sexo, ele vai além disso e vou me esforçar o máximo para não entregar algo que possa estragar a experiência de vocês. Estão prontos? Então vem comigo :)

No filme acompanhamos a história de Joe, uma moça aparentemente comum mas com impulsos sexuais afloradíssimos. Nesta primeira parte somos apresentados ao drama que ela vive desde a infância até os dias atuais. Acompanhamos suas descobertas, suas frustrações, seus romances e até mesmo seus medos.

‘Ninfomaníaca’ é um filme pesado, denso e com uma história nem um pouco simples. Joe é um personagem complicadíssimo e pelo menos nessa primeira parte, apesar de tudo que nos foi mostrado, não conseguimos conhecer muito dela. Acompanhamos muitas passagens de sua vida, porém conhecemos muito pouco de sua personalidade. Acredito que na parte dois isso ficará mais claro, afinal o filme foi dividido pela metade né.

NINFOMANIACA02

Por ser um filme do Lars Von Trier com essa temática, eu esperava uma coisa muito mais caótica, sabe? Uma coisa mais claustrofóbica e desesperadora como os outros filmes do diretor. Apesar das cenas fortes, não achei que foi tão chocante assim. Obviamente é culpa dos cortes sofridos, pois a versão que chegou aqui no Brasil é a censurada. Enfim, nessa parte 1 somos introduzidos aos primeiros dramas da vida da protagonista e pelo que pudemos ver, está só no começo. Aguardo ansiosamente pela parte dois, essa sim está prometendo vir pra chocar.

O elenco está dando um show, a atriz que faz a Joe jovem dispensa comentários, consegue dosar muito bem o mistério por trás da personagem. O mesmo pode ser dito de Charlotte Gainsbourgh, que pelo que pudemos notar vai dominar e matar a pau o volume dois. Lars Von Trier conseguiu construir um clima tenso e que desperta muito nossa curiosidade, afinal não é todo dia que vemos a história de uma ninfomaníaca desde a sua infância.

Ainda não dá pra dizer se ‘Ninfomaníaca’ é mais uma obra prima do diretor, isso é algo que pelo menos pra mim só vai ficar claro quando terminar a segunda e última parte, mas se tem algo que posso adiantar é que os fãs do diretor não ficarão decepcionados. É um filme que faz pensar e que provavelmente não vai sair da sua cabeça facilmente ;)

NINFOMANIACA01

SINOPSE

Joe (Charlotte Gainsbourg) é uma mulher de 50 anos que decide contar a um homem mais velho (Stellan Skarsgard) sua história pessoal. Ela relata suas experiências ao longo de oito períodos da sua vida, marcados por diversos encontros e incidentes.

DIREÇÃO

  • Lars von Trier Lars von Trier

  • FICHA TÉCNICA

    Roteiro: Lars Von Trier
    Título Original: Nymphomaniac
    Gênero: Drama
    Duração: 1h 50min
    Ano de lançamento: 2014
    Classificação etária: 18 Anos

    TRAILER



    1 comentário
    Por Kadu Silva em 03.01.2014






    1 comentário
    1. Pingback: CCINE10 » 38ª MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA DE SÃO PAULO – COBERTURA


    Deixe seu comentário