O ABISMO PRATEADO (Crítica)

O ABISMO PRATEADO1

Olhos nos olhos do abandono

O Abismo Prateado é um filme que surgiu da canção “Olhos nos Olhos”, de Chico Buarque. Essa pratica de usar uma canção como inspiração para um roteiro de filme não é algo novo em nosso cinema, ano passado por exemplo tivemos À beira do Caminho, que foi livremente inspirada em algumas canções do Roberto Carlos, para quem não sabe ainda, no próximo mês outra produção que foi inspirada em música, Faroeste Caboclo, de Renato Russo, também terá sua versão cinematográfica realizada.

E foi assim que Beatriz Brancher e Karim Aïnouz desenvolveram o roteiro de longa, buscando numa inspirada canção do gênio Chico Buarque, mostrar como uma mulher que foi abandona pela marido se senti diante da perda.

Esse mulher é Violeta (Alessandra Negrini), uma dentista, que tem um filho adolescente,que vive no seu apartamento próprio e após um dia de trabalho ouvi em seu celular uma mensagem do marido dizendo que está indo embora porque não a ama mais.

O ABISMO PRATEADO03

Como era de se esperar Violeta perde o chão e entra literalmente num abismo, sem rumo, vai pela cidade em busca de alguma coisa que alivie sua dor.

O diretor Karim Aïnouz, utiliza vários técnicas inteligentes para passar esse momento vivido pela personagem. Para começar após Violeta descobri do seu abandono a câmera foca em close o estado angustiante da personagem e no decorrer da projeção essa câmera vai abrindo o enquadramento como que tirando ela de um verdadeiro abismo fundo e estreito.

A própria ideia de passar quase todo o filme durante a noite ressalta essa intenção de dar contorno sufocante para a dor da protagonista.

Outra escolha inteligente, mas nesse caso no roteiro é colocar no caminho da personagem outros personagens que também estão sofrendo do mesmo mal, que é ser abandonado por alguém. Nassir (Thiago Martins) também foi abandonado pela mulher e está passando pela mesma dor de Violeta e esse encontro de iguais, “humaniza” ou melhor simplifica o sentimento a ponto de dar a ele um caráter comum, ou seja cedo ou tarde você pode passar por algo parecido. A antológica cena de Violeta dentro do táxi, com a motorista contando seus casos amorosos desastrosos, ressalta essa ideia do diretor. Nessa cena a ideia de deixar de fundo a canção “You make me feel brand new“, interpretada por “Simply Red“, desconstrói totalmente a ideia de romance ideal, de forma cortante. O romantismo acabou é coisa de música, de novela, de cinema, a realidade aqui é outra.

Outra cena maravilhosa é quando Nassir junto com sua filha e Violeta estão no aeroporto e então ele canta a canção do Chico a capela, impossível não arrancar lagrimas dos olhos.

O ABISMO PRATEADO02

No entanto Abismo Prateado é um filme que necessita da boa vontade do público para que seja absorvido, já que sua técnica não envolve por si só a plateia. É preciso embarcar junto com Violenta nessa viagem da dor, porque a forma contemplativa e quase sem diálogos que o filme acontece dificulta essa interação para quem está acostumado com um filme mais envolvente.

Mas a inspirada Alessandra Negrini ajuda nesse processo, sua entrega em viver Violeta é fascinante, se torna difícil imagina que suas cenas foram encenadas, em muitos momentos parece ser algo real, de tão bem ela se apresenta nessa película.

A pequena participação de Thiago Martins também é marcante principalmente devido a cena mencionada onde ele canta lindamente a canção de Chico Buarque.

Em resumo O Abismo Prateado é um filme interessante, inteligente, criativo, mas que preciso e muito que você esteja afim de vê-lo, porque se não a experiência não será tão marcante como poderia.

DESTAQUE

Para as poucas mas marcantes canções que aparecem no decorrer do filme. É deu inteligência sem igual cada música escolhida na hora e tom correto.

O ABISMO PRATEADO01

SINOPSE

Violeta (Alessandra Negrini) é uma dentista casada e com um filho, que tem um dia normal de trabalho. Ao ouvir uma mensagem deixada na secretária do celular ela entra em desespero. A mensagem foi gravada por seu marido, Djalma (Otto Jr.), que disse que estava deixando-a e partindo para Porto Alegre. Ele pede para que Violeta não o siga, mas ela não segue o conselho e tenta viajar, o quanto antes, para a capital do Rio Grande do Sul.

ELENCO

[do action=”cast” descricao=”Alessandra Negrini (Violeta)” espaco=”x”]Alessandra Negrini[/do][do action=”cast” descricao=”Thiago Martins (Nassir)” espaco=”br”]Thiago Martins[/do]

DIREÇÃO

[do action=”cast” descricao=”Karim Aïnouz” espaco=”br”]Karim Ainouz[/do]

FICHA TÉCNICA

Roteiro: Beatriz Bracher, Karim Aïnouz
Título Original: O Abismo Prateado
Gênero: Drama
Duração: 1h 22min
Ano de lançamento: 2013
Classificação etária: 14 Anos

TRAILER

4emeio

Comente pelo Facebook