O CASAMENTO DO ANO (Crítica)

O CASAMENTO DO ANO

3emeio

Por Kadu Silva

Mesma fórmula apesar do grande elenco

O CASAMENTO DO ANO01

Acredito que já tenha citado isso em outro texto aqui no site, mas novamente se faz relevante a lembrança. Uma das “regras” da publicidade é utilizar nomes conhecidos para vender produtos ou serviços não tão bons, afinal tais nomes causam interesse de muitas pessoas.

No cinema acontece algo parecido. Os grandes estúdios quando se veem diante de um roteiro “meia boca” resolvem apelar para contratar grandes nomes para ter público. Nem sempre dá certo, mas eles insistem em fazer essa arriscada escolha.

Um novo “membro” para o grupo é O Casamento do Ano, que tem um elenco repleto de grandes nomes, mas infelizmente tem um roteiro fraquinho e extremamente previsível, mas calma o filme não é ruim, para quem gosta de comedias românticas bem simples, a fita é perfeita, até porque o elenco consegue dar um certo “pedigree” para o longa-metragem.

A trama batida mostra um casal feliz, tipicamente americano, nem tanto o noivo é colombiano (adotado por um casal americano) que está prestes a casar, no entanto o noivo chama sua mãe verdadeira para a cerimonia, só que tem um problema, ela é extremamente católica e os pais que haviam adotado o noivo já não estão casados. A ideia então é fingir que está tudo como era antes, para não atrapalhar o casório, mas como mentira tem perna curta, a confusão será inevitável.

O CASAMENTO DO ANO02

O pouco experiente diretor Justin Zackham, que também assina o roteiro realizado um bom trabalho no comando do longa-metragem, até por ter sido pensado por ele, há um claro domínio de tudo, o ritmo da narrativa, a entrega dos atores na leve trama, nada sai do prumo.

Robert de Niro, Diane Keaton, Amanda Seyfried, Susan Sarandon, Robin Williams, Ben Barnes, são alguns dos nomes que estão no elenco principal, e fica claro que para eles foi uma grande diversão participar do filme, isso fica claro nos descontraídos diálogos, que também é um dos pontos fortes, mesmo que previsível, dito por esses grandes atores, fica mais fácil de comprar o desenrolar do plot.

Tirando as ressalvas já ditas quanto ao roteiro, o que mais me incomodou foi o excessivo uso das piadas com os latinos. Achei de mau gosto, por exemplo, dizer que latinos são selvagens, quase um primata preso em dogmas religiosos.

Se for buscar exageros e falhas ai vamos longe. Como alguém no começo do filme não fala e entende nada de inglês e no final do filme, tudo muda, ou, por exemplo, usar de clichês ao mostrar o padre que bebe todo o vinho e se torna alcoólatra? O que dizer disso dessas escolhas?

O Casamento do ano é o típico filme que serve para relaxar e não pensar em nada, para quem gosto do estilo é um prato cheio. E tem no elenco algo que o difere dos muitos clones que vemos todo ano no cinema.

Para a sessão pipoca com o namorado (a), é perfeito!

O CASAMENTO DO ANO03

DESTAQUE

Para a fotografia e principalmente a direção de arte que consegue mesmo em meio às várias confusões, mostrar um belo cenário para o casório dos pombinhos. As meninas quem sonham em casar com toda pompa e circunstância irão adorar!

SINOPSE

Al (Ben Barnes) esta prestes a se casar com Missy (Amanda Seyfried) quando recebe a notícia de que sua mãe biológica, uma católica fervorosa, virá ao casamento. A partir daí, seus pais adotivos Don (Robert de Niro) e Ellie (Diane Keaton), que são separados há anos precisarão fingir serem casados novamente para não decepcioná-la. Mas a farsa leva toda a família a relembrar os laços que os uniram, numa história comovente e engraçada durante o que será o casamento do ano.

ELENCO

[do action=”cast” descricao=”Robert De Niro (Don Griffin)” espaco=”x”]Robert De Niro[/do][do action=”cast” descricao=”Amanda Seyfried (Missy O’Connor)” espaco=”x”]Amanda Seyfried[/do][do action=”cast” descricao=”Ben Barnes (Alejandro)” espaco=”x”]Topher Grace[/do][do action=”cast” descricao=”Susan Sarandon (Bebe McBride)” espaco=”br”]Susan Sarandon[/do]

DIREÇÃO

[do action=”cast” descricao=”Justin Zackham” espaco=”br”]Justin Zackham[/do]

FICHA TÉCNICA

Roteiro: Justin Zackham
Título Original: The Big Wedding
Gênero: Comedia Romântica
Duração: 1h 30min
Ano de lançamento: 2013
Classificação etária: 14 anos

TRAILER

Comente pelo Facebook

2 Comentários

  1. Fabio Marcelo

    Vamos corrigir colega… foto na area “elenco” não é de Topher Grace… abs

    • Kadu Silva

      Obrigado Fábio, legenda alterada. Volte sempre, abraço!