O CAVALEIRO SOLITÁRIO (Crítica)

O CAVALEIRO SOLITARIO

4emeio

Por Guilherme Pulga

A comédia de ação “O Cavaleiro Solitário” retorna as essências dos dois primeiros longas de Piratas do Caribe – não é para tanto, já que a mesma equipe de criação participa nesse novo western – e reafirma uma das principais questões cinematográficas da atualidade: pode um filme manter a integridade dramática para um publico geral?

Um ponto que eu tenho o dever de expor é Johnny Depp. O personagem Tonto permeia entre a loucura e o místico, não sabemos até que ponto ele é um xamã ou apenas louco. Claramente, ele é “o personagem Jack Sparrow”, apesar de Tonto ter uma personalidade mais séria. No geral, podemos dizer que Depp constrói uma versão pop do “bom selvagem”.

O CAVALEIRO SOLITARIO02

No filme, Depp define-se como um ladrão de cena , muitos – ou todos – só vão pela presença dele. Quando damos de encontro a um filme de western com temática de vingança, no mínimo esperamos por um protagonista cativante, e John Reid (Armie Hammer), de toda suavidade sorridente o torna demasiado vago e maricas. Hammer não comanda o centro do filme. Ele meio que ocupa.

Verbinski orquestra uma densa trama de conspiração que gira em torno da construção das estradas de ferro, o problema se faz seus personagens. Diferente de Piratas do Caribe em que há diversos núcleos e interesses entre eles, O Cavaleiro Solitário tem poucos personagens interessantes e sem necessidade na trama. A diversão toda, é claro, deve-se na interação do Reid com Tonto.

Já em sua duração, O Cavaleiro Solitário falha pela construção interminável de John Reid na luta pelos seus ideais até colocar sua máscara preta e o chapéu branco. Apesar disso, o filme compensa nas cenas de ação, e no final você percebe: É por isso que eu queria ver esse filme.

O CAVALEIRO SOLITARIO01

Na técnica, o filme é impecável. Com referencias claras dos filmes do Leone tanto na trilha quanto na fotografia, O Cavaleiro Solitário se apropria e atualiza esses recursos muito bem.

A composição feita por Hans Zimmer sempre surpreende, o uso de instrumentos clássicos até as guitarras distorcidas são sensacionais, dialogando muito bem com a forma que o filme assume.

Apesar dos poucos pesares (ou não), O Cavaleiro Solitário cumpre bem sua tarefa de entreter, o universo do wild west que se desenvolve e nos faz querer participar dele. Para os que gostam do legado de Piratas do Caribe e dos filmes de ação, é uma excelente escolha.

PS: Não fiquem até o final dos créditos, o Tonto só vai andar até o horizonte igual o Forrest Gump…rs

O CAVALEIRO SOLITARIO03

SINOPSE

Colby, Texas, 1869. John Reid (Armie Hammer) é um advogado que acaba de retornar à sua cidade-natal, onde vive seu irmão Dan (James Badge Dale), a cunhada Rebecca (Ruth Wilson) e o sobrinho Danny (Bryant Prince). John está disposto a cumprir a justiça ao pé da letra, levando os criminosos ao tribunal, apesar da resistência local. Ao acompanhar o irmão e outros Texas Rangers em uma patrulha pelo deserto, o grupo é atacado pelos capangas de Butch Cavendish (William Fichtner), um bandido que tem a fama de comer carne humana. Todos são assassinados, com exceção de John, que fica à beira da morte. O índio Tonto (Johnny Depp) o encontra e, ao perceber que um cavalo branco escolhe John, passa a ajudá-lo. Tonto acredita que John foi escolhido por um mensageiro espiritual e que, como voltou da morte, não pode mais ser morto. A partir de então John passa a usar uma máscara e, ao lado de Tonto, faz de tudo para reencontrar Cavendish.

DIREÇÃO

[do action=”cast” descricao=”Gore Verbinski” espaco=”br”]Gore Verbinski[/do]

FICHA TÉCNICA

Roteiro: Justin Haythe, Ted Elliott e Terry Rossio
Título Original: The Lone Ranger
Gênero: Aventura
Duração: 2h 29min
Ano de lançamento: 2013
Classificação etária: 14 Anos

TRAILER

Comente pelo Facebook

1 Comentário

  1. Carlos Alberto redatto

    Gostei Demais Do Filme! OS Créditos Finais, São Uma Atração À Parte. Não Me Canso DE Ver E Rever. Além Do Cenário, Que É Uma Verdadeira Viagem, Ainda Tem A Música Que É DE mais! Aliás, Gostaria DE Saber Que Lugar É Este.