O DISCURSO DO REI (Crítica)

O DISCURSO DO REI

“Um clichê” que deu certo

O DISCURSO DO REI01

O difere um grande filme dos outros?

Vários podem ser os fatores, o modo de contar a história, a criatividade, os meios utilizados, entre outros.

O discurso do Rei é baseado em fatos reais e poderia ser um filme banal, afinal seu enredo é clichê, mas o modo utilizado para contar a trajetória do rei George VI buscando a cura de sua gagueira torna o filme algo fantástico.

Para começar o protagonista Colin Firth incorpora de forma brilhante o papel, nos aproximando do personagem e fazendo com que sua busca seja nossa também. Sem dúvida a interpretação mais marcante dos últimos tempos, não é a toa suas premiações e seu favoritismo ao Oscar desse ano.

Além disso, Tom Hooper conduz o elenco de forma excelente, usando de enquadramentos ótimos e criatividade nas soluções de como mostrar a história.

O DISCURSO DO REI03

O acabamento técnico também chama atenção. A fotográfica é linda, a edição é criativa, a trilha sonora serve muito bem como pano de fundo para a trajetória do rei.

Esse conjunto explica o fascínio pelo filme, que inegavelmente é uma bela obra prima e que seus recursos técnicos trazem para ele um diferencial especial e imperdível.

O “medo” de falar em público, a amizade improvável, o peso do poder e outros temas recorrentes é o alicerce para dar sustentabilidade para o enredo do filme, que como eu já disse é um grande clichê.

Veja o filme apenas como uma grande ousadia, pois se vale de uma história infértil, transformando a em algo incrível, nada mais. Suas indicações na premiação do Oscar são totalmente justas, mas não é para mim o melhor filme entre os indicados, mas é sem dúvida um belo filme.

O Ccine recomenda esse ótimo filme, que deve ser o vencedor do Oscar.

O DISCURSO DO REI02

DESTAQUES

A parte técnica é impecável.

Vale destacar também o elenco que todos estão excelentes, além de Colin Firth já citado, Helena Bonham Carter também chama atenção mesmo aparecendo pouco ela mostra um lado dramático muito interessante.

SINOPSE

A história do rei George VI, pai da atual rainha da Inglaterra, Elizabeth II. Após ver seu irmão Edward (Guy Pearce) abdicar o trono inglês, o jovem George (Colin Firth) se vê obrigado a assumir a coroa. Dono de uma gagueira que lhe deixa em mãos bocados com os súditos, o rei busca a ajuda do “terapeuta da fala” Lionel Logue (Geoffrey Rush). Em meio a tudo isso, precisa juntar forças para comandar o país na Segunda Guerra Mundial.

ELENCO

[do action=”cast” descricao=”Colin Firth (Rei George VI)” espaco=”x”]Colin Firth[/do][do action=”cast” descricao=”Helena Bonham Carter (Rainha Elizabeth)” espaco=”x”]Helena Bonham Carter[/do][do action=”cast” descricao=”Geoffrey Rush (Lionel Logue)” espaco=”br”]Geoffrey Rush[/do]

DIREÇÃO

[do action=”cast” descricao=”Tom Hooper ” espaco=”br”]Tom Hooper[/do]

FICHA TÉCNICA

Título Original: The King’s Speech
Gênero: Drama
Duração: 1 hr 58 min
Ano de lançamento no Brasil: 2011

TRAILER

4estrelas

Comente pelo Facebook