O ESGRIMISTA (Crítica) Mostra SP

O ESGRIMISTA

4estrelas

Por Kadu Silva

O ESGRIMISTA02

É interessante como alguns filmes, mesmo apresentando um enredo manjado conseguem se mostrar profundos e tocante, sem se tornarem cansativo ou piegas.

O Esgrimista, retrata a história real de Endel Nelis (Märt Avandi), um famoso mestre da esgrima na Estônia, que foi obrigado a voltar a seu país, depois que a Rússia o invadiu. Endel volta para ser um professor de educação física, numa afastada cidadezinha, e utiliza de suas habilidades para ensinar uma turma de criança de uma escola carente, a arte da esgrima, mas o diretor da instituição, começa a não gostar do sucesso do professor e busca um modo de manda-lo embora, investigando sua vida, até que surge um campeonato exatamente em sua cidade de origem que está dominada por soldados russos, deixando o professor indeciso se leva seus alunos ou fica protegido na cidadezinha que está refugiado, a decisão se torna mais dolorosa pela relação amorosa e de cumplicidade que alunos e professor estabeleceu ao longa do tempo.

O delicado roteiro de Anna Heinämaa, mostra a complicada relação do refugiado, que vive a todo momento em estado de alerta e como apesar da distância de sua cidade natal, é possível dar a volta por cima e refazer a vida, ainda que o “destino”, tente mudar esse novo curso. Vemos também como a pureza infantil pode ajudar a suportar os duros golpes da vida e transformar o até então rígido coração do mestre num adorável professor. E como as crianças e professor vão se ajudando, quando se desarmam da desconfiança, se entregando ao poder do afeto mútuo.

Não é a primeira vez, que vemos esse tipo de arco dramático no cinema, Mudança de Hábito é um ótimo exemplo de uma produção semelhante, o diferencial do longa finlandês se dá na forma como as passagens do protagonista não parecem forçadas ou melodramáticas, a fim de arrancar lágrimas da plateia, – até por ser uma obra baseada em fatos reais, é possível notar, que houve um cuidado em colocar cada momento de forma bem natural, apenas no clímax final, o diretor optou por usar um pouco da manipulação emocional, onde acontece o momento do apogeu, seguido da queda.

O ESGRIMISTA03

Märt Avandi que vive o mestre Endel é muito seguro e contido, na medida correta, em sua atuação, ele sem grandes sobressaltos consegue a olho nu, mostrar ao espectador, que seus alunos estão o transformando como ser humano. O elenco infantil também é magnifico, principalmente a garotinha Liisa Koppel, que vive a Marta, ela consegue apenas em seu doce olhar, transmitir muito conteúdo e por ter essa forte e marcante expressão o diretor o usa em diversas passagens ao longa da projeção.

O diretor finlandês Klaus Härö, consegue empregar sua identidade cinematográfica, usando momento de criatividade e de pura poesia, sem se torna incompreensível para um leigo espectador. Seu grande mérito é conseguir dar para sua obra um caráter popular sem se tornar uma cópia americana de blockbuster. Härö com essa obra se mostra um exímio contador de história, arrebatando completamente a plateia para sua proposta do início ao fim da narrativa.

O Esgrimista é sensível e muito delicado ao abortar um tema muito em voga hoje, que é a situação do refugiado político, ainda que seja dentro de seu próprio país. É impossível ficar imune a história de Endel após se propor a assistir ao longa.

O filme é o escolhido pela Finlândia a uma vaga entre os finalistas a melhor filme de língua estrangeira para o Oscar 2016, os cinco indicados serão anunciados no dia 15 de janeiro.

O ESGRIMISTA01

SINOPSE

Fugindo da polícia secreta russa, um jovem esgrimista estoniano é forçado a voltar para o seu país, onde acaba se tornando professor de educação física em uma escola local. Inspirado na história real de Endel Nelis (1925-1993), um famoso mestre de esgrima da Estônia.

DIREÇÃO

[do action=”cast” descricao=”Klaus Härö” espaco=”br”]Klaus Haro[/do]

FICHA TÉCNICA

Roteiro: Anna Heinämaa
Título Original: Miekkailija
Gênero: Drama, Esporte, Histórico
Duração: 1h 34min
Ano de lançamento: 2015
Classificação etária: 12 Anos
Lançamento: Em Breve (Brasil)

TRAILER

Comente pelo Facebook

1 Comentário