O ESPETACULAR HOMEM ARANHA A AMEAÇA DE ELECTRO (Crítica)

O ESPETACULAR HOMEM - ARANHA 2 A AMEACA DE ELECTRO

4estrelas

Por Emílio Faustino

O ESPETACULAR HOMEM - ARANHA 2 A AMEACA DE ELECTRO02

Antes de qualquer coisa, tenho duas considerações a fazer:

Primeiro: Desde que me conheço por gente o Homem Aranha é o meu herói favorito, por “N” motivos que não cabe aqui explicar.

Segundo: Isso não quer dizer que o meu lado fã anule o meu lado crítico, pelo contrário…

Por essas e outras razões, me esforcei para tentar ver o filme procurando ver os dois lados, tentando ao máximo manter o conceito utópico da imparcialidade. Vejamos o que consegui…

Para começar, talvez o nome mais apropriado para o novo filme do nosso herói aracnídeo deveria ser: “O Espetacular Homem Aranha – A ameaça da sombra da franquia anterior”, sim, pois antes mesmo do filme estrear aqui no Brasil os fãs já saíram ao ataque atribuindo uma nota media de 2,9 ao novo filme (em escala que vai de 0 à 5) no Filmow, a rede social dos cinéfilos.

Tanta hostilidade a um filme que a maioria ainda nem viu, na verdade denota o carinho e apego que os fãs desenvolveram com a franquia anterior. O curto período de tempo (5 anos) entre o lançamento do primeiro filme dessa franquia e o último da anterior também incomodou os fãs, que viram nessa nova saga uma espécie de máquina de ganhar dinheiro.

Se eu concordo com eles? Sim!

Se eu deixo de ver os filmes por causa disso? Não

Massssssssss…. A nova franquia tem seus méritos, para começar ela é mais fiel aos quadrinhos e apresenta uma versão de Peter Parker menos estereotipada que o anterior. Temos um Peter que desenvolve a sua própria teia (o que honra o seu lado nerd), mais sarcástico e menos “Loser”. A diferença básica entre o novo homem aranha e o anterior é que hoje rimos das piadas que ele faz e não dele. (E o melhor, ele consegue ser sarcástico sem ser arrogante como o Homem de Ferro)

Dizer que “O Espetacular Homem Aranha – A Ameaça de Electro” é melhor que o seu anterior (Me refiro ao primeiro Espetacular Homem Aranha), não é exatamente um elogio, é no mínimo o dever de casa feito pelo diretor Mark Webb, que após estrear essa nova franquia com um roteiro fraco movido a coincidências, agora apresenta uma trama no mínimo mais envolvente.

O filme começa do mesmo ponto que o anterior, quando Peter ainda era uma criança e seu pai estava fugindo sabe-se lá para onde ou de quem. Só que dessa vez a história é mostrada da perspectiva do pai de Peter, retomando um mistério que neste filme Peter soluciona de uma vez por todas. (Ufa!)

E o que dizer de Hans Zimmer?! Esse cara que se consagrou fazendo trilhas de filmes como “Rei Leão”, agora se especializou em fazer música para heróis, primeiro assinando a trilogia Batman, depois “O Homem de Aço” e agora esta também em o Espetacular Homem Aranha 2. Interessante observar que ele conseguiu compor uma música marcante para o vilão, mais expressiva até que a do próprio herói.

E por falar nisso, tão importante quanto o herói é a figura do vilão para os filmes do gênero, afinal são eles que garantem a dose de antagonismo necessária para a história existir.

Da mesma forma que o teatro não existe sem plateia, um herói, pelo menos no que se refere a quadrinhos não existe sem um bom vilão. Filmes como “Batman – O cavaleiro das trevas” e “Os Vingadores” se tornaram o que são hoje muito mais pelo desempenho dos vilões do que dos heróis em si.

O ESPETACULAR HOMEM - ARANHA 2 A AMEACA DE ELECTRO01

Pensando nisso e na lembrança de um “Lagarto” sem carisma do filme anterior, eles resolveram introduzir seriedade ao filme colocando o ator vencedor do Oscar Jamiee Foxx (Ray Charles/ Django Livre) no papel do vilão central da trama: o Electro. Um personagem pacato que antes de conseguir seus poderes (por acaso pra variar) desenvolve um fanatismo pelo herói que salvou a sua vida.

Todo esse amor e admiração, é claro, se transformam em raiva e desejo de vingança por motivos que quem for ver o filme saberá. (Mas devo dizer que achei bem bobinha/ mal executada a transformação do Electro que mal sabia lidar com os seus poderes, para o Electro arco-inimigo do Homem Aranha).

A verdade é que nem o ator Jamiee Foxx conseguiu salvar o personagem, que de tão bobo se torna uma marionete de um dos vilões mais famosos do Aranha: o Duende Verde (Dane DeHaan). Este sim roubou a cena e esta infinitamente melhor no papel de Harry do que o ator James Franco que interpretou o mesmo personagem na franquia anterior.

Apenas a caracterização do personagem deixou a desejar, o mau gosto é tamanho, que a impressão que dá é que estavam sem verba para fazer algo melhor. O que não faz muito sentido haja vista os demais aspectos do filme como os efeitos especiais / mixagem de som que estão muito bons, ainda que em alguns momentos as imagens se assemelhem a jogos de vídeo game.

De qualquer forma, ver o mundo da perspectiva do homem aranha é algo realmente incrível, só por este aspecto o 3D já vale. Assim como as cenas de luta entre o Aranha e o Electro.

Agora de todos os aspectos do filme o que mais funciona é o casal, que nos envolve, diverte e emociona. Mais do que um rostinho bonito, Gwen Stacy (Emma Stone) é parte ativa da história e contribui diretamente na trama com sua teimosia e inteligência. (Claro que o fato dos atores serem um casal na vida real, e poderem treinar as cenas fora do set deve contribuir para toda essa química que vemos na telona…)

Embora esteja me coçando aqui para contar, não irei entregar o que acontece com a personagem, ainda que os leitores dos quadrinhos (e aqui eu me incluo) estejam indo ao cinema justamente para conferir a cena épica que a envolve. (Diga-se de passagem, a cena não esta fiel aos quadrinhos, mas ainda sim ela foi bem executada se considerarmos a censura do filme).

O ritmo desse filme é pra lá de frenético, sem as frases de efeito do Tio Ben, todas já usadas na franquia anterior, o filme não guarda mais nenhum momento para reflexão. O lado bom é que você nem vê o tempo passar, o ruim é que acontecem tantas coisas ao mesmo tempo, que ao fim de tudo a gente fica com certa dificuldade para lembrar e assimilar tudo aquilo que acabamos de ver.

Não é o tipo de filme que fixa na cabeça, ou que tem aquela cena marcante, mas dentro do que se propõe uma história de super herói ela cumpre bem o seu papel.

Se tem alguma cena que eu destacaria no filme? A cena onde o Homem Aranha “salva” uma criança nerd de um grupo de garotos mais velhos. Mais tarde esse mesmo garoto volta vestido de Homem Aranha à trama para protagonizar um dos melhores momentos do filme.

“Homem Aranha – A Ameaça de Electro” é um excelente filme família, sem sangue, sem palavrões, ele consegue empolgar, divertir, emocionar e entreter. Alguns dirão que é um pouco infantil, eu diria que é um filme espirituoso, do tipo que eu adoraria levar o filho (que eu não tenho) para ver.

Até porque quem disse que para um filme ser bom ele tem que ser adulto? E outra… Que tipo de pessoa vai ver um filme de herói esperando ver algo adulto? Estamos falando de superpoderes, heróis e vilões. Se você busca algo adulto vá ver um drama né… Até porque definitivamente este não é um filme na pegada Nolan.

Comentário final: Fiquem atentos a personagem “Felicia” que já aparece de forma tímida neste filme, ela será a tão emblemática Gata Negra dos quadrinhos nos próximos filmes!

“O Espetacular Homem Aranha – A Ameaça de Electro” estreia de 1 de maio em todo o Brasil.

O ESPETACULAR HOMEM - ARANHA 2 A AMEACA DE ELECTRO03

SINOPSE

Todos sabem que a batalha mais importante do Homem-Aranha é a que ele trava consigo mesmo: o conflito entre as obrigações cotidianas de Peter Parker e as responsabilidades extraordinárias do Homem-Aranha. Mas em O Espetacular Homem-Aranha™ 2: A Ameaça de Electro, Peter Parker descobre que sua grande batalha está para começar.

DIREÇÃO

[do action=”cast” descricao=”Marc Webb” espaco=”br”]Marc Webb[/do]

FICHA TÉCNICA

Roteiro: Alex Kurtzman & Roberto Orci & Jeff Pinkner
Título Original: The Amazing Spider-Man 2: Rise of Electro
Gênero: Aventura, Ação
Duração: 2h 21min
Ano de lançamento: 2014
Classificação etária: 12 Anos

TRAILER

Comente pelo Facebook

4 Comentários

  1. gel

    Na milha opinião esse filme é merda. Eu posso fala, porque eu coleciono HQ do homem aranha. Fator cura no homem aranha ?????? Filma é luta com rhino é muito idiota. E quem crio o sexteto Sinistro foi doctor octopus. Primeiro filme do homem aranha da mas para o justiceiro. Prefiro o primeiro filme dirigido pelo Sam Raimi.

    • lucas

      o Aranha tem fator cura sim… no arco Kraven’s Last Hunt ele se refere a isso em dado momento quando envenenado por um dardo atirado pelo Caçador. não é um fator cura que nem o apresentado por Wolverine (que está mais para auto-regeneração)

  2. Rafinha

    Viram a PIROCONA do Homem Aranha?

    E eu aqui achando que o Homem Aranha É BAITOLA.

    Me enganei PROFUNDAMENTE.

    Ele não é um BAITOLA, ele é uma BICHOOOOOOOOOOOOOONA mesmo !!

    Ces viram o momento que ele nega o sangue pra salvar o “amigo” e sai pela janela?

    Depois de uma conversa com o amigo, ele sai pela janela E A CACETONA dele TÁ DURA… Ces notaram?

    Notaram?

    Bem, c vocês notaram, eu tenho uma péssima notícia pra vocês:

    CES GOSTAM DE REPARAR NISSO HE?

    CES MANJAM ROLA?

    Hum, estranho hem????

    Bem, e qual o problema do Homem aranha ser BAITOLA, NÉ?

    Eu particularmente, NÃO LIGO, mas tipo, NÃO PRECISA ENGANAR OS FÃS NÉ?

    Conta logo pow !!!!

    Assumir, tirar as máscaras, sair do armário nos dias de hoje, é modinha já….

    Eu já me assumi.

    Não tenho vergonha.

    Já falei pra todo mundo o que eu sou.

    Já twittei isso.

    Já coloquei no Orkut. Sim, ORKUT EXISTE AINDA.

    Já to preparado para as críticas que irão vir só por causa dessa minha decisão polêmica diante da vida. Sim, eu me assumi.

    Já falei com amigos desse meu novo momento.

    Já falei com minha mãe.

    Já falei com meu pai.

    Já me abri com meus irmãos sobre essa minha nova fase.

    Não sei se esta é a hora novamente de me abrir e falar para todos mas: EU SOU UM EXTRA TERRESTRE.

    Pronto, falei.

    Pow, se eu tenho coragem pra falar quem eu sou, PQ O HOMEM ARANHA NÃO FALA QUE DÁ O OLHO DO RABO DELE?

    Eu hem…Que coisa…

    Viram, ele beijou a garota e foi criticado POR ELA…notaram????

    E a Mary Jane? CADÊ A PORRA DA MARY JANE?

    Porraaaaaaaaaaaaaaaaaaaa….

    O cara já tá numa crise de identidade E TIRAM A MERY JANE DO FILME?????

    Pooooooouts grillll

    CES QUEREM QUE O CARA DÊ O RABO MESMO HEM?!

    Tá FUDIDO o homem aranha na mão de vocês viu.

    O tio Ben era pra ter dado umas boas lições de COMO DAR O RABO e continuar salvando a humanidade.

    Bem, deixando de lado a viadagem do homem aranaha um pocou, MAS JÁ VOLTO, o filme trata de ESPERANÇA.

    É a primeira vez que vejo o filme do Homem Aranha ENSINAR alguma coisa.

    É sério, o filme traz ensinamentos importantes, como DAR A BUND$#, ops, digo, como TER ESPERANÇA.

    Mas que ele é BOIOLA, ah, isso ele é.

    Confesso que não entendi legal o motivo do sangue dele ser prejudicial ao amigo, se o recebesse.

    Não entendi mesmo.

    Também confesso que não entendi, a loirinha, que tem um romance com ele, descer do taxi E NÃO PAGAR.

    PORRA, A PRODUÇÃO É DE HOLLYWOOD E NÃO TEM DINHEIRO PRA PAGAR O TAXI?????

    Puta quil pariu

    Outra coisa, O HOMEM ARANHA URINA QUANDO?

    Ele CAGA?

    Parece que filme te chama de LUNÁTICO, né????

    Outra coisa: REPETIR UM JETSKI VOADOR DE FILMES ANTERIORES????

    Aí já é D+ né?

    Vou falar igual ao Silvio Santos: CES TEM ROTEIRISTAS NÃO????

    Pow, mudem as máquinas brou…

    E a respiração? O homem aranha respira PELA BUNDA?

    Por onde ele respira? Precisa de OXIGÊNIO não é??? Huuuum.

    Bem, o filme deixa uma lição: NUNCA PERCA AS ESPERANÇAS.

    Eu não perco as minhas. Se o Homem aranha pula de um prédio, cai, E ACONTECE PORRA NENHUMA….aaaaaaaaaah mano VÉY, VÔ ME JOGÁ DESSA PORRA QUI PRÁ VÊ NO QUE DÁ.