O FABULOSO DESTINO DE AMÉLIE POULAIN (Crítica)

O FABULOSO DESTINO DE AMELIE POULAIN

FICHA TÉCNICA

Título Original: Le Fabuleux Destin d’Amélie Poulain
Ano do lançamento: 2001
Produção: França
Gênero: Comédia
Direção: Jean-Pierre Jeunet
Roteiro: Jean-Pierre Jeunet e Guillaume Laurant

Sinopse: Após deixar a vida de subúrbio que levava com a família, a inocente Amélie (Audrey Tautou) muda-se para o bairro parisiense de Montmartre, onde começa a trabalhar como garçonete. Certo dia encontra uma caixa escondida no banheiro de sua casa e, pensando que pertencesse ao antigo morador, decide procurá-lo ­ e é assim que encontra Dominique (Maurice Bénichou). Ao ver que ele chora de alegria ao reaver o seu objeto, a moça fica impressionada e adquire uma nova visão do mundo. Então, a partir de pequenos gestos, ela passa a ajudar as pessoas que a rodeiam, vendo nisto um novo sentido para sua existência. Contudo, ainda sente falta de um grande amor.

Por Kadu Silva

O FABULOSO DESTINO DE AMELIE POULAIN02

Quem já acompanha o Ccine a algum tempo deve saber que o filme da minha vida é O Fabuloso Destino de Amélie Poulain, esse filme me fez tornar um apaixonado por cinema, até então assistia somente os filmes sem entrar totalmente na narrativa, mas depois desse filme tudo mudou. E por que ele foi capaz de tal façanha?

A trama é despretensiosa: Amélie descobre, escondida há quarenta anos, na parede de seu banheiro, uma caixinha de brinquedos. Ela decide que devolverá tal descoberta ao dono e, se isto mudar a vida dele, ela, daquele momento em diante, dedicará sua vida a ajudar as pessoas.

Através de uma fabula lúdica e impar o diretor Jean-Pierre Jeunet nos leva para uma Paris vista pelo olhar peculiar da protagonista onde cada detalhe tem seu encanto e importância.

A jornada da protagonista é recheada de personagem caricatos e deliciosamente carismáticos.

 

O roteiro de Jean-Pierre Jeunet e Guillaume Laurant consegue através de pequenos detalhes cativar o público e envolve-lo nessa história particular e divertida.

O uso inteligente da figura de linguagem e dos arquétipos nesse filme é de aplaudir de pé. Nada aqui acontece sem um sentido de ligação da trama, e por falar nisso a montagem do filme é sensacional, pois além de dar um charme a mais, ela é responsável pelo ritmo perfeito para essa comédia romântica.

Nesse filme também conhecemos o carisma hipnótico de Audrey Tautou que protagoniza a Amelie e que consegue através de seu olhar doce e penetrante nos fazer acreditar que o mundo pode ser um lugar melhor e mais justo para se viver.

O FABULOSO DESTINO DE AMELIE POULAIN03

As subtramas que acontecem no decorrer do filme também são excelentes, e todas assim como a principal sempre busca mostrar o lado belo das coisas.

Eu lembro que ao ver o filme pela primeira vez, sai do cinema com lagrimas nos olhos e decidi que de alguma forma também tentaria ajudar quem pudesse ao meu redor, não sei se consegui ou ainda consigo tal feito, mas tenho isso na minha vida.

Essa obra prima como se vê, poderia ser somente uma comédia romântica qualquer, mas o cuidado em roteirizá-la, mostrando essa genial e divertida história faz dela um filme diferente e especial, nele tudo é encantador, da protagonista já citada, passando pela trilha sonora que é quase uma personagem a mais, pelo roteiro magnífico, pela direção de arte e, principalmente, pela fotografia que é responsável quase por nos levar para um conto de fadas nos tempos atuais.

Sei que tem pessoas com suas ressalvas com o filme (não se pode agradar todos), mas mesmo esses, tenho certeza que em algum momento do filme tenha dado um sorriso, pois é impossível ficar indiferente a riqueza de detalhes pouco explorada na sétima arte que ali estão em destaque.

Eu me sinto até suspeito para escrever sobre esse filme pois para mim é uma obra prima perfeita e única que é, e continua sendo responsável por me colocar totalmente dentro do mundo do cinema e me deixar cada dia mais feliz de estar em lugares distantes, viver história mágica e se emocionar com dramas pessoais, O Fabuloso destino de Amelie Poulan é o filme da minha vida e o filme que vai estar sempre em primeiro lugar nos melhores de todos os tempos para mim, simples, mágico, único e inesquecível.

O FABULOSO DESTINO DE AMELIE POULAIN01

PRÊMIOS

OSCAR
Indicações: Melhor Filme Estrangeiro, Melhor Direção de Arte, Melhor Fotografia, Melhor Roteiro Original e Melhor Som

GLOBO DE OURO
Indicação: Melhor Filme Estrangeiro

BAFTA
Ganhou: Melhor Roteiro Original e Melhor Cenografia

Indicações: Melhor Filme, Melhor Diretor – Jean-Pierre Jeunet, Melhor Atriz – Audrey Tautou, Melhor Filme Estrangeiro, Melhor Fotografia, Melhor Trilha Sonora e Melhor Edição

CÉSAR
Ganhou: Melhor Filme, Melhor Diretor – Jean-Pierre Jeunet, Melhor Trilha Sonora e Melhor Cenografia

Indicações: Melhor Atriz – Audrey Tautou, Melhor Ator Coadjuvante – Rufus, Melhor Ator Coadjuvante – Jamel Debbouze, Melhor Atriz Coadjuvante – Isabelle Nanty, Melhor Fotografia, Melhor Figurino, Melhor Roteiro, Melhor Som e Melhor Edição

FESTIVAL DE TORONTO
Ganhou: Prêmio do Público

FESTIVAL DE EDIMBURGO
Ganhou: Prêmio da Audiência

TRAILER

5estrelas

Comente pelo Facebook

1 Comentário