O Grinch (Crítica)

Kadu Silva

Uma mensagem “necessária”

No ano 2000 Jim Carrey (Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças) eternizou o personagem Grinch na versão live-action do livro “How the Grinch Stole the Christmas”, escrito por Dr. Seuss, portanto somente uma animação poderia ser viável para revistar esse conto clássico natalino da cultura norte-americana. A animação além de usar essa história, busca referências no curta-metragem Grinch Roubou o Natal de 1966, que é considerado um clássico nos Estados Unidos.

No filme Grinch é um ser verde que não suporta o Natal e, todo ano precisa atuar os moradores da cidade de Quemlândia comemorando essa data. Nesse Natal ele resolve acabar com a festa se disfarçando de Papai Noel para roubar tudo que é relacionado a festa natalina, mas…

O roteiro de Michael LeSieur (Um Crime nada perfeito), usa a trama já conhecida do Grinch e imprime um toque maior de ingenuidade e delicadeza na narrativa, tornando a mensagem final do longa-metragem uma potente onda de amor muito necessária para os dias atuais que vivemos no Brasil e no mundo.

O Grinch (Crítica)

O diretor estreante Yarrow Cheney consegue abusar das cores e simbologias do natal tornando a estética do filme algo marcante, que enche os olhos! Isso se torna ainda mais interessante quando se nota os traços dos desenhos que são únicos e com riqueza de detalhes que impressionam, no entanto o mais importante mesmo é que Cheney conseguiu encontrar uma dinâmica narrativa para a trama que fosse orgânica dentro do arco de “transformação” que o personagem título passa na história e nisso deixar diversos assuntos relevantes para reflexão, entre eles, destaque para o poder do amor como instrumento de transformação, mesmo para os mais rabugentos dos seres.

Vale destacar também a trilha sonora completamente adequada a proposta e a dublagem nacional de Lázaro Ramos (Madame Satã) que não busca imitar ninguém e sim criar uma personalidade própria para o personagem usando sua voz como elemento para isso.

O Grinch é uma animação linda esteticamente e comovente em seu conteúdo.

Pôster de divulgação: O Grinch

Pôster de divulgação: O Grinch

SINOPSE

O Grinch é um ser verde que não suporta o Natal e, todo ano, precisa aturar que os habitantes da cidade vizinha de Quemlândia comemorem a data. Decidido a acabar com a festa, ele resolve invadir os lares dos vizinhos e roubar tudo o que está relacionado ao Natal.

DIREÇÃO

Yarrow Cheney Yarrow Cheney

FICHA TÉCNICA

Roteiro: Michael LeSieur
Título Original: Dr. Seuss’ The Grinch
Gênero: Aventura
Duração: 1h 26min
Classificação etária: 6 anos
Lançamento: 8 de novembro de 2018 (Brasil)

Comente pelo Facebook