O LOBO DO DESERTO (Crítica)

O LOBO DO DESERTO

4emeio

Por Davi Gonçalves

O LOBO DO DESERTO03

Apesar de o contexto histórico de O Lobo do Deserto não ser totalmente claro, sabemos que a trama do representante da Jordânia ao Oscar de melhor filme em língua estrangeira se passa no deserto da Arábia, durante a 1ª guerra mundial. Em meio aquele cenário hostil, o garoto Theeb vive em uma tribo beduína junto com seu irmão mais velho (já que acabaram de perder seu pai, o sheik daquela comunidade, recentemente), que tenta ensinar ao pequeno Theeb as tradições e cultura de seu povoado. É quando o rumo de suas vidas é alterado com a chegada de um oficial britânico, que pede auxílio aos irmãos em uma missão, cujo destino é um poço na rota de peregrinação para Meca – a cidade sagrada do mundo muçulmano.

O LOBO DO DESERTO01

Amparado em sua bela fotografia e a direção firme do estreante Naji Anu Nowar, O Lobo do Deserto não é um filme necessariamente fácil. Para muitos, inclusive, é um longa facilmente esquecível – até mesmo devido ao seu ritmo deveras arrastado. Apesar disso, os bons diálogos e a atuação competente do protagonista Jacir Eid ajudam a manter o nível técnico de uma obra cujo maior triunfo é justamente a sutileza de sua narrativa, que cresce grandemente a partir de sua segunda metade, quando os conflitos dramáticos mais extremos são levantados (especialmente quando Theeb passa a depender de um de seus “inimigos” para sobreviver – o que o leva a fazer difíceis escolhas). Com um clima de tensão acentuado pela imensidão daquele ambiente, o desfecho de O Lobo do Deserto surpreende até certo ponto e encerra bem a trama – é a passagem de Theeb à vida adulta, o que nem sempre é tão simples quanto parece.

O LOBO DO DESERTO02

SINOPSE

O jovem Theeb inicia uma perigosa jornada junto a tribo beduína que vaga pelo deserto da Província de Hejaz, localizado no Império Otomano. O menino passa seus dias brincando com o irmão mais velho Hussein. A vida dos viajantes muda com a chegada de Max e Marji, um oficial do exército britânico e seu guia. Eles pedem o auxílio do grupo para localizarem um poço romano que encontra-se em um perigoso território de caça.

DIREÇÃO

[do action=”cast” descricao=”Naji Abu Nowar” espaco=”br”]Naji Abu Nowar[/do]

FICHA TÉCNICA

Roteiro: Naji Abu Nowar
Título Original: Theeb
Gênero: Drama, Aventura
Duração: 1h 40min
Ano de lançamento: 2016
Classificação etária: 14 Anos
Lançamento: 18 de fevereiro de 2016 (Brasil)

TRAILER

Comente pelo Facebook