O MENINO E O MUNDO (Crítica)

O MENINO E O MUNDO

5estrelas

Por Pedro Vieira

O MENINO E O MUNDO03

Uma das vantagens da animação é que a mesma pode-se utilizar de recursos visuais sofisticados de maneira muita mais fácil e com um resultado mais natural do que em um filme live-action. Criar uma profusão de imagens coloridas ou trabalhar com colagens são técnicas cabíveis à animação, mas que pouco se vê sendo utilizadas nas produções voltadas para o grande público. Por isso, fica ao cargo de longas-metragens do circuito alternativo testar tais técnicas e inseri-las em uma história coesa, como é o caso do filme brasileiro “O Menino e o Mundo”.

Aqui se utiliza um artifício que simula aqueles desenhos simples feitos por crianças – mas que de simples não tem nada, pois é tudo muito primoroso e impecável. Tal escolha estética bate bem de frente com a proposta do filme: contar uma história pela ótica de um garotinho. No caso, o menino do título que, após ver o pai ir embora buscar um bom emprego, foge de sua casa e encontra um mundo totalmente diferente daquele com o qual era acostumado.

De início, parece um roteiro ingênuo, mas que vai ganhando força conforme a trama avança. O espectador é levado de uma paisagem bucólica e colorida, para o universo das grandes cidades, visualmente poluídas e cinzentas. E isso é feito aos poucos, graças à evolução da história que também utiliza de uma estratégia narrativa que, embora não cause grande surpresa, é bem trabalhada – para manter a integridade da história, não posso revelar do que se trata.

O MENINO E O MUNDO02

Tudo se une a uma crítica ácida sobre a sociedade moderna e os problemas de emprego sofridos por aqueles que trabalham nas indústrias do Brasil. Tendo a produção têxtil como cenário, o protagonista vai entendendo o modo de vida duro do trabalhador brasileiro e como o mesmo vem rapidamente sendo substituído por maquinários modernos, que fazem a suas tarefas com maior agilidade.

Como forma de escape e símbolo de esperança para o protagonista e para a população está a cultura e as manifestações populares, as quais aqui são representadas pela música. É a música que desde o início guia o filme com a trilha sonora, composta por uma bela composição, e que ganha vida em reproduções imagéticas coloridas, algumas concretas e outras totalmente abstratas.

As falas estão ausentes no filme. Tudo que um personagem diz para o outro é traduzido em um português invertido, de maneira que nunca se sabe o que está sendo dito. Isso acontece porque as ações são mais relevantes que a fala – embora o som mantenha o mesmo grau de importância que a imagem a partir da música.

Desse modo, o espectador deve sempre estar atento ao seu olhar, uma vez que nada será simplesmente explicado para ele. Uma reflexão é necessária para entender todo o contexto em que o filme se passa, assim como prestar atenção em pequenos detalhes como os olhos e as cores fazem grande diferença. Trata-se de um exercício bem fácil na verdade e que é pouco incomodo, pois se tem um filme realmente envolvente, capaz de deixar qualquer um vislumbrado não só pela sua trama, mas pela beleza de suas imagens.

O MENINO E O MUNDO01

SINOPSE

Cuca é um menino que vive em um mundo distante, numa pequena aldeia no interior de seu mítico país. Certo dia, ele vê seu pai partir em busca de trabalho, embarcando em um trem rumo à desconhecida capital. As semanas que se seguem são de angústia e lembranças confusas. Até que, numa determinada noite, uma lufada de vento arromba a janela do quarto e carrega o menino para um lugar distante e mágico.

DIREÇÃO

[do action=”cast” descricao=”Alê Abreu” espaco=”br”]Ale Abreu[/do]

FICHA TÉCNICA

Roteiro: Alê Abreu
Título Original: O Menino e o Mundo
Gênero: Aventura
Duração: 1h 20min
Ano de lançamento: 2014
Classificação etária: Livre

TRAILER

Comente pelo Facebook

1 Comentário