O PEQUENO PRÍNCIPE (Crítica)

O PEQUENO PRINCIPE

4estrelas

Por: Emílio Faustino

Consegue ser fiel ao livro e ao mesmo tempo incrivelmente original.

O PEQUENO PRINCIPE03

Não era uma tarefa fácil adaptar um dos livros mais queridos e lidos de toda a história, afinal, como trazer algo de novo sem comprometer uma história que várias gerações aprenderam a amar?

Para a alegria dos fãs a boa notícia é que o diretor Mark Osborne (Kung Fu Panda), conseguiu fazer um filme que mantém a essência do livro e de quebra nos apresenta uma história completamente nova.

Na trama uma pequena garotinha está sendo preparada por sua mãe para o mundo adulto no qual vivem quando é interrompida por seu excêntrico vizinho, O Aviador. O Aviador apresenta sua nova amiga a um mundo extraordinário, no qual tudo é possível. Um mundo ao qual ele mesmo foi apresentado há muito tempo pelo Pequeno Príncipe.

São duas histórias paralelas, que em determinado momento se cruzam. Destaque para as opções visuais do filme que utiliza duas linguagens: na história “real”, focada na menina e no aviador, a animação é em CGI; já na imaginação, onde vive o Pequeno Príncipe, é usado stop-motion que proporcionam cenas incrivelmente belas.

E sim, eu poderia detalhar a história que existe além dos livros pra vocês, mas fazer isso seria tirar o que o filme tem de melhor: que é a surpresa de conhecer uma história nova que contextualiza as frases filosóficas do pequeno príncipe no nosso fadigado mundo das pessoas grandes.

O PEQUENO PRINCIPE01

É certo que embora o filme passe valores maravilhosos que já conhecemos no livro, ele também passa uma série de maus exemplos. Isso porque na trama a protagonista que outrora era toda focada nos estudos, abre mão dos estudos para embarcar num mundo imaginário. Gerando assim um efeito cascata, em que a menina se vê tendo que mentir pra mãe para poder continuar a sua aventura , comprometendo os seus estudos e em certos momentos colocando até mesmo a sua integridade física em risco. (Tá certo que é apenas um desenho, mas se eu tivesse um filho não iria achar muito bacana ver um filme que incentiva uma criança a mentir para a própria mãe).

Mas se entendermos que o filme serve para dar um contrapeso para a dura realidade em que vivemos, tudo fica mais aceitável. Até porque o livro/filme não deixa de ser uma crítica ao nosso modo de vida que em meio a tantas cobranças e falta de tempo nos faz esquecer do que realmente é essencial.

No que se refere ao livro pouca coisa foi deixada para trás, as frases de efeito que nos fazem refletir e nos emocionar estão todas lá, destaque para: “A gente corre o risco de chorar um pouco quando se deixou cativar”, que foi devidamente contextualizada, provocando um verdadeiro derramamento de lágrimas no cinema.

Mais do que contar duas histórias, o filme consegue ir além ao apresentar o que seria a continuação do pequeno príncipe, que embora cause certo estranhamento, proporciona uma ótima reflexão que nos faz indagar: aonde esta aquela criança que havia em nós e que via o mundo com olhos menos conformados?

Embora seja uma animação, sem dúvida é um filme para todas as idades, nos faz rir, pensar e nos emociona em vários momentos. O Pequeno Príncipe estreia nos cinemas aqui do Brasil no dia 20 de agosto.

Tal como o livro é um filme singelo que consegue trazer o que existe de melhor em cada um de nós, vale muito a pena conferir! E por favor, não se esqueçam: “só se vê bem com o coração o essencial é invisível aos olhos”. Até a próxima!

O PEQUENO PRINCIPE02

SINOPSE

Uma garota acaba de se mudar com a mãe, uma controladora obsessiva que deseja definir antecipadamente todos os passos da filha para que ela seja aprovada em uma escola conceituada. Entretanto, um acidente provocado por seu vizinho faz com que a hélice de um avião abra um enorme buraco em sua casa. Curiosa em saber como o objeto parou ali, ela decide investigar. Logo conhece e se torna amiga de seu novo vizinho, um senhor que lhe conta a história de um pequeno príncipe que vive em um asteróide com sua rosa e, um dia, encontrou um aviador perdido no deserto em plena Terra.

DIREÇÃO

[do action=”cast” descricao=”Mark Osborne” espaco=”br”]Mark Osborne[/do]

FICHA TÉCNICA

Roteiro: Bob Persichetti
Título Original: The Little Prince
Gênero: Animação
Duração: 1h 46min
Ano de lançamento: 2015
Classificação etária: Livre

TRAILER

Comente pelo Facebook

2 Comentários