O PRESIDENTE (Crítica)

Kadu Silva

Por dentro da dor

É muito interessante quando você se depara com uma trama tão instigante, que de certa forma foge do óbvio, foi exatamente isso que O Presidente provocou em mim quando o conferi.

Trata-se da história do ditador Misha (Mikheil Gomiashvili) que após um golpe de Estado, precisa se disfarçar de músico de rua junto do seu neto (Dachi Orvelashvili) para não ser pego e isso faz com que ele pela primeira vez se aproxime de fato do povo que ele a anos liderou e tanto fez sofrer.

O mais interessante do roteiro de Mohsen Makhmalbaf e Marziyeh Meshkiny é evidenciar o quão noviço é o regime ditatorial. Muitas pessoas que só o conhecem de livros ou de notícias de longe, talvez não saiba a real dimensão do que ele é capaz de fazer com quem está vivenciando. E o roteiro dá um zoom e entra na intimidade desse povo através da perspectiva do seu agora ex-ditador. O decorrer da narrativa vai mostrando em diversos situações o que em geral acontece nesses regimes. Uma cena que mostra o perigo de se ter um ditador no poder é quando Misha junto do seu neto brinca de acender e apagar as luzes de toda a cidade, única e exclusivamente por diversão.

O diretor Mohsen Makhmalbaf mesmo contando uma história com alcance global consegue dar a trama um teor intimista, já que é sempre Misha e seu neto e a deterioração que os acontecimentos que se seguem causam neles. A forma simples e direta de mostrar os fatos ressalta a intenção de mostrar de forma natural os acontecimentos dando em alguns momentos um caráter documental a fita.

Mikheil Gomiashvili (5 Dias de Guerra) e o estreante garotinho Dachi Orvelashvili estão excelentes, a química entre eles é emocionante, essa relação de avô e neto e também a vivência desse senhor com o que ele não conhecia de fato o humaniza, e traz uma possibilidade de redenção, muito bem arquitetada pelo roteiro e o diretor que sabe moldar muito bem os acontecimentos dessa dupla.

Infelizmente é um filme de lançamento limitado, mas é uma ótima oportunidade de mostrar a alguns “alienados” que acreditam que um regime militar é a saída para mudar o que acontece em alguns lugares do mundo, incluindo o Brasil.

O Presidente

SINOPSE

Numa aldeia fictícia do Cáucaso, o Presidente em fuga tem apenas a companhia do neto de cinco anos. Um golpe de Estado aconteceu e o ditador agora circula pelas terras que um dia governou disfarçado de músico. Pela primeira vez ele se aproxima realmente da gente que por tanto tempo liderou, finalmente conhecendo aquele que era seu povo.

DIREÇÃO

[do action=”cast” descricao=”Mohsen Makhmalbaf” espaco=”br”]Mohsen Makhmalbaf[/do]

FICHA TÉCNICA

Roteiro: Mohsen Makhmalbaf e Marziyeh Meshkiny
Título Original: The President
Gênero: Drama
Duração: 1h 59min
Ano de lançamento: 2016
Classificação etária: 14 Anos
Lançamento: 10 de março de 2016 (Brasil)

Comente pelo Facebook