O PROTETOR (Crítica)

O PROTETOR

4emeio

Por Igor Pinheiro

O PROTETOR01

Eu tenho para mim que todos os filmes do Denzel Washington são meio parecidos. E acaba não sendo mentira, você sabe disso, leitor. Em O Protetor, ele é um ex-policial que forja a própria morte para poder levar uma vida tranquila e afastada de tudo o que a carreira combatendo o crime o proporcionou de ruim. Já viu isso? Umas quinze vezes? Todas elas com Denzel Washington? Então…

A diferença é que aqui as coisas estão mais bem feitas, desde a trilha sonora até as cenas de violência, passando pela ótima fotografia, atuação convincente dos atores e roteiro amarrado na medida certa, sem forçar muito, apesar de se tratar de um filme de ação com cenas bastante surreais.

O que me incomodou um pouco foram os excessos de tramas paralelas, tipo a do colega de trabalho querendo ser policial e treinando com o personagem principal. Tudo bem que essa e outras tramas acabam sendo importante para o desfecho, principalmente no clímax do filme, em que cada personagem acaba tendo uma função.

O PROTETOR02

Apesar dos clichês em excesso, como já citei, o filme é ótimo. Juro que não estava detonando nada no primeiro parágrafo. Ora, os filmes do Denzel Washington são extremamente bons no que se propõe. A direção aqui torna tudo melhor e as cenas de ação lembram um pouco o desenho (vocês não vão lembrar) Action Man, mostrando a capacidade de percepção de detalhes que o personagem utiliza antes de realizar uma ação.

E eu já falei de minha recente implicância com Chloe Moretz, mas ela dá um show de atuação em O Protetor, como uma jovem prostituta aspirante a cantora (eu sei), comandada por gente perigosa e que faz o personagem de Denzel voltar para o mundo do crime, no bom sentido, novamente. A química entre os dois é muito boa, o que a alimenta a função de alívio dramático do filme, o que nos faz perceber que nosso herói tem sentimentos e todo esse blablablá necessário em um bom roteiro de ação.

Enfim, juro que o filme é legal e acima da média, apesar de provavelmente passar batido como mais um “filme do Denzel Washington”. Uma pena, mas vale a pena conferir.

O PROTETOR03

SINOPSE

Baseado na série de televisão “The Equalizer” dos anos 1980, o filme apresenta Robert McCall (Denzel Washington), um homem misterioso que costumava trabalhar como oficial da polícia. Motivado pelas injustiças sociais, ele ajuda vítimas e qualquer pessoa em perigo. A protegida da vez é Teri (Chloë Grace Moretz), jovem explorada sexualmente por mafiosos russos.

DIREÇÃO

[do action=”cast” descricao=”Antoine Fuqua” espaco=”br”]Antoine Fuqua[/do]

FICHA TÉCNICA

Roteiro: Richard Wenk
Título Original: The Equalizer
Gênero: Suspense , Policial , Ação
Duração: 2h 12min
Ano de lançamento: 2014
Classificação etária: 16 Anos

TRAILER

Comente pelo Facebook