O SEGREDO DOS DIAMANTES (Crítica)

O SEGREDO DOS DIAMANTES

3estrelas

Por Igor Pinheiro

O SEGREDO DOS DIAMANTES02

O Segredo dos Diamantes é o tipo de filme que serve para toda a família, mas não necessariamente tem lições para todos, como a gente costuma falar de algumas animações mais profundas e tal, algumas que chegam a tocar até mais os adultos do que as próprias crianças (Toy Story 3, por exemplo). O filme de Helvécio Ratton é limitado. Não chega a ser uma crítica negativa, porque acaba entrando na avaliação de “cumpre o que se propõe” (que eu uso muito), mas falta um pouquinho de ambição ao longa.

Os três jovens amigos procurando um tesouro em uma pequena cidade para salvar o pai de um deles com o dinheiro parece uma história bastante comum e o filme não ousa muito em nenhum momento. Você se envolve em alguns momentos, mas não é nada muito gritante. O vilão é clichê e, para um filme infantil, se torna até um pouco pesado demais, porque ele usa arma, mata pessoas e etc., destoando um pouco do clima leva que o filme aparenta ter.

O SEGREDO DOS DIAMANTES03

Como eu falei antes, talvez essa seja a intenção do filme, então um julgamento negativo pode ser precipitado. Mas saí da sessão com a sensação de que vi um filme que vai se repetir várias vezes na Sessão da Tarde. E nada contra histórias de Sessão da Tarde, é claro, mas eu esperava um pouco mais e não acho que seja o único a pensar assim.

Outra coisa que incomoda bastante é a atuação dos três protagonistas mirins do filme, Matheus Abreu, Rachel Pimentel e Alberto Gouvêa. O último deveria ser a parte mais cômica do filme e acaba se mostrando extremamente forçado. Rachel é a melhor dos três, mas não parece muito confortável com o papel, e Matheus não demonstra tanto carisma para um protagonista. “Ah, Igor, não fale assim de crianças.” Desculpa, não dá. Isso também atrapalha porque você demora a se acostumar com a atuação dos três e acaba “se envolvendo” tardiamente com o filme. E é impossível não reparar a diferença entre eles e o elenco mais velho, que tem nomes como Dira Paes e Manoelita Lustosa, que são ótimas.

Apesar de tudo, o longa é muito bem feito. A fotografia é bonita, a direção é ótima (a cena do acidente foge da mesmice e é bastante bem feita) e só é atrapalhada pela já citada fraca interpretação dos atores mirins. A trilha sonora de Samuel Rosa é boa e a música tema fica na cabeça por um bom tempo. Em período de férias, é uma ótima escolha para a criançada, mas os mais velhos não podem ir esperando muita coisa. Uma pena…

O SEGREDO DOS DIAMANTES01

SINOPSE

Ângelo (Matheus Abreu) e seus pais viajam para a casa da avó do jovem (Manoelita Lustosa), no interior de Minas Gerais, mas no caminho sofrem um acidente de automóvel. Por mais que Ângelo não tenha tido qualquer ferimento, sua mãe (Dira Paes) machuca seriamente a perna e o pai entra em coma, devido a um traumatismo cerebral. Diante da situação, Ângelo fica na casa da avó. A grande notícia das redondezas é a descoberta de um pequeno baú cheio de moedas e um manuscrito com um enigma, supostamente deixado por um padre que, 200 anos antes, teria escondido um punhado de diamantes. Decidido a encontrá-los para pagar a cara cirurgia que seu pai precisa fazer, Ângelo conta com a ajuda de seus amigos, Julia (Rachel Pimentel) e Carlinhos (Alberto Gouvêa).

DIREÇÃO

[do action=”cast” descricao=”Helvécio Ratton” espaco=”br”]Helvecio Ratton[/do]

FICHA TÉCNICA

Roteiro: L.G. Bayão
Título Original: O Segredo dos Diamantes
Gênero: Aventura
Duração: 1h 26min
Ano de lançamento: 2014
Classificação etária: Livre

TRAILER

Comente pelo Facebook

1 Comentário

  1. Itaguacetuba Jr.

    Só pelo trailer, já dá para sentir a bomba.