O ÚLTIMO EXORCISMO – PARTE II (Crítica)

O ULTIMO EXORCISMO - PARTE II

Uma grande viagem

Em 2010 O Último Exorcismo entrou em cartaz e foi um grande sucesso, o longa apresentava mais uma história que buscava inspiração nos longas com câmera na mão, recurso esse que conferia para a película um formato que lembrava um documentário, e assim dava mais veracidade para a história horripilante de Nell.

Esse primeiro filme apesar de não ser brilhante conseguiu apresentar essa certa originalidade, que com certeza, foi a responsável pelo sucesso alcançado – e sucesso em Hollywood é sinal de sequencia, és que agora em 2013 chega sua continuação nos cinemas.

Nesse longa-metragem vemos o que aconteceu com Nell (Ashley Bell) após os acontecimentos do primeiro. Ela é encontrada por um casal de forma bem debilitada e assim é encaminhada para uma casa de recuperação para jovens com distúrbios mentais. Lá tenta com ajuda de um psicólogo e de sua novas amigas voltar a ter uma vida normal, mas as lembranças do passado insistem em voltar.

O ULTIMO EXORCISMO - PARTE II01

O problema é quando as lembranças passam a se tornar reais, colocando Nell novamente diante do espírito do mal que a perseguia no primeiro filme.

Como já citei, diferente do primeiro filme onde a improvisação na trama se dava em função da escolha no estilo de filmagem, nesse o caráter ficção é dominante, talvez por isso que o roteiro de xxx, resolveu “viajar” na trama, já que após um começo brilhante, onde a ligação do primeiro com o segundo se mostra extremamente eficiente, vemos que a história se desenrola a cada minuto para algo totalmente absurdo para não dizer outra coisa.

Nell está numa casa de recuperação, e tentando voltar a viver uma vida tranquila e em paz, mas o processo não é fácil, até então está indo tudo bem no desenvolvimento da trama, no entanto quando de fato ela se vê diante do espírito maléfico do primeiro filme o roteiro ruma para uma caminho que perde toda a credibilidade, misturando magia negra (clichê total), ameaça de fim do mundo (insanidade intelectual – risos) e assim por diante. Sinceramente acho que nem os fãs mais cegos pela franquia irão gostar dessa escolha estranha que o roteiro desenvolve a trama.

Mas o problema não para por ai, para quem espera do filme momentos mais tensos, onde Nell está possuída pelo espírito, vai ter que esperar os minutos finais para isso, ou seja como nos filmes da franquia Atividade Paranormal, há uma serie de sustos gratuitos que não agregam nada na trama e só no finalzinho é que de fato a ação do terror entra em cena, fato que para mim foi entediante.

O ULTIMO EXORCISMO - PARTE II03

Outro ponto que a mim soa antiquado e sem propósito nos dias atuais é associar o sexo a coisas maléficas, essa tom démodé que a igreja a séculos embutiu na sociedade está caindo por terra e ver isso novamente em um filme que tem como nicho principal os jovens, não consigo ver com bons olhos.

No entanto há de ser ressaltar que o diretor Ed Gass-Donnelly, consegue criar uma boa atmosfera de suspense para a narrativa – suas escolhas em focar simbologias de religião, magia negra, vudu, conseguem criar o clima tenso e até assustador para a trama, mas muitas de suas escolhas caem no clichê de filmes do gênero, o que é uma grande perda para o longa.

O Último Exorcismo – Parte II é um longa que começa brilhante e acaba repugnante (no pior sentida da palavra), por isso que não há nada que me faça recomendar o filme, infelizmente!

DESTAQUE

Apesar de também clichê, a trilha sonora é eficiente, conseguindo aumentar a atmosfera tensa e assustadora que a trama pede.

O ULTIMO EXORCISMO - PARTE II02

SINOPSE

Após escapar do ritual realizado por um culto, que desejava que ela desse a luz a um filho demoníaco, a jovem Nell Sweetzer (Ashley Bell) é encontrada suja e completamente aterrorizada na floresta. Apesar de ser examinada por uma equipe médica, Nell não se lembra bem do que lhe aconteceu. Ela decide se mudar para a pequena cidade de Davreaux, onde tenta recomeçar a vida. Entretanto, não demora muito para que o demônio volte a atormentá-la, desta vez com novos planos.

ELENCO

[do action=”cast” descricao=”Ashley Bell (Nell Sweetzer)” espaco=”x”]Ashley Bell[/do][do action=”cast” descricao=”Julia Garner (Gwen)” espaco=”br”]Julia Garner[/do]

DIREÇÃO

[do action=”cast” descricao=”Ed Gass-Donnelly” espaco=”br”]Ed Gass-Donnelly[/do]

FICHA TÉCNICA

Roteiro: Damien Chazelle, Ed Gass-Donnelly
Título Original: The Last Exorcism Part II
Gênero: Terror
Duração: 1h 27min
Ano de lançamento: 2013
Classificação etária: 14 Anos

TRAILER

 


1estrela

 

Comente pelo Facebook