OBSESSÃO (Crítica)

OBSESSAO1

4estrelas

Por Kadu Silva

OBSESSAO01

Lee Daniels apareceu para o mundo com o tocante Preciosa – Uma História de Esperança, filme independente que se destacou por tirar o espectador da zona de conforto, mostrando a realidade nada glamourosa de Claireece. E essa sua característica é mais uma vez o carro chefe do filme Obsessão, longa que está estreando com um ano de atraso aqui no Brasil.

A história do longa é bem inusitada, mostra Jack (Zac Efron) e Ward (Mattew McConaughey) filhos de W.W. James (Scott Glenn), editor chefe de um jornal local. Jack o mais novo, mora com o pai e está sem rumo da vida, após a mãe sair de casa, o mais velho Ward volta de Nova Iorque para investigar um caso e escrever um artigo para o jornal do pai.

Nessa aventura os dois se envolvem com o experiente jornalista Yardley (David Oyelowo) e a sensual e vulgar Charlotte (Nicole Kidman), que ao invés que ajuda-los acaba os envolvendo em situações de extremo mal estar.

Como é costumo nos filme de Lee, o que não falta são cenas inesperadas e fortes, e uma camada após a outra revelando a podridão do caso e dos personagens envolvidos.

OBSESSAO03

O roteiro de Peter Dexter autor do livro que inspirou o longa, consegue desenvolver com grande desenvoltura as características principais de cada personagem. E alterna o tom entre humor, violência, erotismo e o grotesco.

O interessante da direção de Lee é como o ele consegue alternar tantas tons sem perder o pulso.

As cenas eróticas, por exemplo chamam atenção, pela forma que o diretor consegue deixar no imaginário do espectador o que acontece ali, não é mostrado nada de forma explicita, mas ainda assim é chocante e desconfortável. Entre essas cenas destaque para a de Nicole Kidman e John Cusack na prisão e de Mattew McCognaughey com alguns atores (estupro) no hotel.

Um fato que vale mencionar é que o nome em português é genial, é síntese perfeita do filme, afinal todos os personagens eram obsecados por algo e essa obsessão é que acabou desencadeando o desfecho trágico do longa.

Vários são os destaques da produção da fotografia saturada a trilha sonora baseada em canção black dos anos 60 e 70. A edição também chama atenção pelo dinamismo e por trazer de volta os efeitos visuais dos anos 70.

Mas sem dúvida o elenco é um caso a parte, Nicole Kidman é o grande destaque se mostrando completamente vulgar e sedutora, bem diferente de tudo que já vimos ela fazer, uma grande atuação, Mattew McConaughey sempre competente, John Cusack sensacional, mas vale também uma atenção especial ao Zac Efron que consegue finalmente realizar uma grande atuação, tirando definitivamente o rotulo de garoto Disney do filme High School.

Se não bastasse todos esses grandes atores, ainda tem a cantora Macy Gray sendo uma espécie de narradora dos fatos e se mostrando muito a vontade no papel da empregada da família Jansen.

Obsessão é uma longa de uma boa história, com atuações maravilhosas e que ainda te faz refletir sobre preconceito, racismo, e injustiça jurídica, ah, sem contar que não vai te deixar confortável do começo ao fim. Imperdível!

OBSESSAO02

DESTAQUE

Direção de arte e figurinos incrivelmente perfeitos retratando, a design e a moda dos anos 60 e 70 nos Estados Unidos.

SINOPSE

Ward (Matthew McConaughey) é jornalista de um grande jornal e precisa retornar para sua pequena cidade para fazer a cobertura da prisão de Hillary Van Wetter (John Cusack), acusado e condenado à morte pelo assassinato do xerife local. Os problemas começam quando Jack (Zac Efron), seu irmão mais novo, começa a se envolver com Charlotte (Nicole Kidman), mulher misteriosa e mais velha, que mantinha contato com o prisioneiro.

ELENCO

[do action=”cast” descricao=”Zac Efron (Jack Jansen)” espaco=”x”]Zac Efron[/do][do action=”cast” descricao=”Matthew McConaughey (Ward Jansen)” espaco=”x”]Matthew McConaughey[/do][do action=”cast” descricao=”Nicole Kidman (Charlotte Bless)” espaco=”x”]Nicole Kidman[/do][do action=”cast” descricao=”John Cusack (Hillary Van Wetter)” espaco=”br”]John Cusack[/do]

DIREÇÃO

[do action=”cast” descricao=”Lee Daniels” espaco=”br”]Lee Daniels[/do]

FICHA TÉCNICA

Roteiro: Peter Dexter
Título Original: The Paperboy
Gênero: Thriller
Duração: 1h 51min
Ano de lançamento: 2013
Classificação etária: 16 anos

TRAILER

Comente pelo Facebook