ONDE ESTÁ A FELICIDADE? (Crítica)

ONDE ESTA A FELICIDADE

3emeio

FICHA TÉCNICA

Título Original: Onde está a Felicidade?
Ano do lançamento: 2011
Produção: Brasil
Gênero: Comédia Romântica
Direção: Carlos Alberto Riccelli
Roteiro: Bruna Lombardi
Classificação etária: 14 Anos

Sinopse: Até onde onde você iria para ser feliz? Nessa deliciosa comédia, a chef de cozinha Teodora embarca em uma jornada de descobertas que farão dela uma nova mulher. Crises no amor e na vida profissional a levarão – junto com o amigo Zeca e a espanhola Milena – à percorrer o Caminho de Santiago de Compostela, cenário ideal para encontros, reencontros e aventuras.

Por Kadu Silva

Impecável tecnicamente

ONDE ESTA A FELICIDADE02

Esse ano tenho relatado em minha críticas o baixo acabamento técnico das produções nacionais, sem contar os fracos roteiros e a ousadia quase inexistente nas mesmas, então quando chega alguma que pelo menos tem a técnica bem acabada enche os olhos, é o que acontece no filme Onde está a felicidade?, a nova produção de Carlos Alberto Riccelli.

O filme é impecável tecnicamente, a fotografia é lindíssima, a edição é moderna e bem realizada, a direção de arte também é ótima, mantendo as cores fortes em todo o decorrer do longa-metragem dando uma linguagem própria para a fita.

Mas como tudo que é bom dura pouco (risos) não posso deixar de falar dos muitos erros que também estão presentes no filme, a começar pelo roteiro que estende desnecessariamente a história, sem contar as piadas bem fraquinhas que acompanham os personagens na jornada até Santiago de Compostela.

ONDE ESTA A FELICIDADE01

E se não bastasse isso, ainda tem o casal principal que não tem química nenhuma, e dentre eles a Bruna Lombardi exagera no tom da mulher traída e causa desconforto em quem está assistindo beirando o ridículo em algumas cenas, mas confesso que apesar dos anos tirarem a sua jovial beleza, a imagem dela na telona é de hipnotizar qualquer um, ela bem fotografa – como está no filme, consegue dar um glamour todo especial ao filme.

É ainda não acabou os erros, sim, o diretor Carlos Alberto Riccelli peca em abusar dos clichês e das soluções fáceis, deixando tudo muito sem graça. Para não dizer que não falei de flores, ele tem alguns bons momentos, destaco o encontro de Teodora com o cozinheiro espanhol, onde é mostrada a sensualidade latina em belos closes nos dois atores.

Voltando a destacar os acertos, tem o elenco de apoio, que se apresentam afinadíssimos, destaque para Maria Pujalte que faz a Aura a amiga espanhola de Teodora, ela sim acertando no tom cômico.

Colocando na balança os erros e os acertos do filme o Ccine10 recomenda para quem quer apenas passar o tempo vendo um filme bonito tecnicamente, mas que pelos erros deve ser apenas mais um que 1 hora depois de sair do cinema você nem vai lembrar de ter visto, infelizmente!

ONDE ESTA A FELICIDADE03

DESTAQUES

Para ótima trilha sonora que conseguiu reunir Arnaldo Antunes, Adriana Calcanhotto e Gilberto Gil cantando composições originais de Riccelli, um feito e tanto.

Destaco também as locações na Espanha, que foram de muito bom gosto.

PRÊMIO

GRANDE PRÊMIO DO CINEMA BRASILEIRO
Indicação: Melhores Efeitos Visuais

PAULÍNIA FILM FESTIVAL
Ganhou: Melhor Filme e Melhor Atriz Coadjuvante – María Pujalte

TRAILER

Comente pelo Facebook