Operação Overlord (Crítica)

Kadu Silva

O terror nazista

O tempo passa e o mundo não se cansa de dizer que o nazismo foi um dos piores terrores da história mundial e a essa expressão nunca foi tão levada literalmente a risca numa ficção como no filme Operação Overlord, que usa o gênero fantástico do terror para trazer a pauta inesgotável do holocausto novamente à tona.

No filme a Operação norte-americana Overlord tentar avançar na França contra o exército alemão, no entanto, o avião que levava os soldados é atingido e eles caem num vilarejo que além de conter uma torre de transmissão, esconde um laboratório onde é feito experimentos “bizarros”. Mas quando os soldados sobreviventes tentam derrubar a torre se deparam com coisas assustadoras.

O roteiro de Billy Ray (Capitão Phillips) e Mark L. Smith (O Regresso) é o principal problema do filme, já que ele se sustenta em clichês do gênero e apresenta soluções pouco criativas para avançar a trama. Ainda assim é inegável que o conceito e o clima claustrofóbico da narrativa faz da produção algo muito acima da média dos filmes de terror que chega ao cinema aos montes.

Operação Overlord (Crítica)

É interessante que um filme que mostra o horror do nazismo trás justamente um protagonista negro, vivido pelo ator Jovan Adepo (Um Limite Entre Nós). Sua composição é de fácil identificação, ainda que sua passividade diante do caos às vezes incomode, mas sem dúvida o vilão vivido por Pilou Asbæk (A Vigilante do Amanhã: Ghost in the Shell), ainda que caricaturado é o grande personagem da história.

O diretor Julius Avery (Sangue Jovem) conseguiu com seu filme encontrar um equilíbrio para que a história encontre uma certa veracidade ao que está sendo retratado, já que o conceito do qual ele se inspirou (infelizmente) é completamente real aquele resultado que vemos.

Operação Overlord se utiliza de um gênero popular e de grande apelo para relembrar mais uma vez que temos que cuidar do futuro para não repetir o passado.

Pôster de divulgação: Operação Overlord

Pôster de divulgação: Operação Overlord

SINOPSE

Uma tropa de paraquedistas americanos é lançada atrás das linhas inimigas para uma missão crucial. Mas, quando se aproximam do alvo, percebem que não é só uma simples operação militar e tem mais coisas acontecendo no lugar, que está ocupado por nazistas.

DIREÇÃO

Julius Avery Julius Avery

FICHA TÉCNICA

Roteiro: Billy Ray, Mark L. Smith
Título Original: Overlord
Gênero: Terror, Ação
Duração: 1h 50min
Classificação etária: 12 Anos
Lançamento: 8 de novembro de 2018 (Brasil)

Comente pelo Facebook