ORIGEM DO MUNDO (Crítica) MOSTRA SP

ORIGEM DO MUNDO

3emeio

Por Kadu Silva

ORIGEM DO MUNDO02

De onde viemos? Para onde iremos? Essas perguntas há milênios povoam o imaginário do homem e no cinema, está busca por tais respostas, também acontece. No documentário A Origem do Mundo, do estreante diretor Moa Batsow, – a chave para este questionamento, pode ter uma resolução nas pinturas rupestres deixadas por nossos ancestrais pré-históricos no interior do Brasil.

Com está ideia na cabeça, Batsow mescla depoimentos desses anciões, com as imagens rupestres, tudo isso narrado por João Miguel, contando lendas e passagens folclóricas, ligadas ao assunto – estes textos são de Bernardo Silva Ramos, um dos pioneiros na descobertas e interpretações dessa arte.

Ainda que estes anciões, tivessem uma bagagem, referentes aos mitos por séculos passando de geração, para geração, a escolha deles para falar sobre as pinturas, soou em determinado momento uma ironia, sobre a evolução do homem. Será que realmente, estamos melhorando como seres humanos?

ORIGEM DO MUNDO01

Não há dúvida, que a concepção é criativa, e muito interessante, como material de estudo, entretanto o filme se torna muito cansativo, por ser praticamente todo contemplativo e com uma montagem com uma dinâmica bem incomum, sem contar a trilha sonora, feita em uma nota só, que fica martelando por vários minutos, enquanto as imagens são alternadas. É daquelas produções que precisa embarcar na proposta para ter “paciência” e chegar até o seu final. Ou se não ser um estudioso ou curioso sobre o tema, para abraçar a projeção.

O filme integra o programa Tela Brilhadora, onde quatro diretores, realizaram seus filmes praticamente de forma independente, buscando entre as produções semelhanças. Os quatro, em cada produção, exercem papeis diferentes. São eles, Júlio Bressane, Moa Batsow, Jade Mariani e Bruno Safadi.

ORIGEM DO MUNDO03

SINOPSE

Este documentário fantástico procura resgatar os registros pré-históricos brasileiros por meio da cultura popular, do folclore e das lendas ligadas ao assunto. Um olhar sobre a origem da nossa história conduzida por personagens reais, anciões do interior do Brasil, que mantêm os mitos passados por séculos nos pequenos grupos sociais. Com textos de Bernardo Silva Ramos, um dos pioneiros na descoberta e interpretação da arte rupestre. O filme integra o programa Tela Brilhadora.

DIREÇÃO

[do action=”cast” descricao=”Moa Batsow” espaco=”br”]Moa Batsow[/do]

FICHA TÉCNICA

Roteiro: Moa Batsow, Jade Mariani
Título Original: Origem do Mundo
Gênero: Documentário
Duração: 1h 5min
Ano de lançamento: 2015
Classificação etária: 14 Anos
Lançamento: Em Breve (Brasil)

TRAILER

Comente pelo Facebook