Os 33 (Crítica)

Os 33

3estrelas

Por Elisabete Alexandre

Os 3301

É bastante comum um acontecimento de repercussão mundial acabar virando filme em Hollywood. Muito comum também é o tiro sair pela culatra e o filme não ficar como se esperava, seja por um roteiro mal escrito, ou uma direção mal feita. Bem, não acho que esse seja o caso de Os 33.

O drama dos mineiros que ficaram presos por 69 dias, a mais de 600 metros de profundidade, após o desabamento da mina em que trabalhavam, na porção que está no Chile do Deserto do Atacama, aconteceu em 2010, por isso mesmo muitos vão lembrar com detalhes desse episódio. Foram muitas matérias nos jornais, a notícia correu o mundo, os 33 ficaram famosos. Foi essa fama que fez com que todos eles fossem resgatados com vida, se a história não chegasse a público, tenho certeza de que todos estariam hoje enterrados naquele deserto.

A mexicana Patricia Riggen, diretora do longa, construiu uma arquitetura interessante no filme para contar essa história, há 3 núcleos: os mineiros, entre eles está Mario Sepúlveda, interpretado por Antonio Banderas (de A Pele que Habito); a equipe de resgate, liderada por Laurence Golborne, interpretado pelo brasileiro Rodrigo Santoro (de 300); e os familiares dos mineiros, destaque para a personagem de Juliette Binoche (Acima das Nuvens), María Segovia, irmã de um deles. Percebe que cada um desses núcleos tem a sua estrela? Com isso, Patricia mostrou que não há um núcleo principal, todos são importantes para a narrativa. Ambiciosa. É muito difícil manter um equilíbrio entre três pontos de vista durante todo um filme, coisa que, na minha opinião, ela conseguiu fazer muito bem. Com certeza ela contou com um ótimo roteiro para realizar essa estrutura.

Os 3303

Escrito por muitas mãos, das quais talvez a mais importante seja a de Jose Rivera, que já é conhecido por outros roteiros de peso, como Na Estrada e Diários de Motocicleta, o roteiro de Os 33 mantém o fôlego do começo ao fim, não fica muito tenso, mas também não fica entediante, e o que eu gostei bastante na forma como eles decidiram contar essa história foram os momentos em que autoridades decidem deixar os mineiros lá, pois a probabilidade de resgatá-los com vida era mínima, a tentativa do dono da pedreira de encobrir o caso e o presidente do Chile usando tudo para se promover. Sim, isso não é novidade para ninguém, nós sabemos que esse tipo de coisa acontece todo dia, e é justamente esse o tom que o filme traz: banalidade. Nada disso que eu falei é mostrado de forma sensacionalista, ao contrário, parece (é) procedimento de rotina. Até mesmo por isso é que o filme se mantém sempre morno, os roteiristas optaram por não explorar esses pontos, assim, como eu disse, o filme mantém o fôlego, mas sem muitas surpresas.

Há uma questão que vem sendo muito falada na internet e agora quero falar sobre ela aqui também. Os 33 é um filme sobre um acidente que aconteceu com mineiros, chilenos e um boliviano, dirigido por uma mexicana, com atores americanos, chilenos, mexicanos, brasileiro, francês e não sei mais quais nacionalidades, gravado parte na Colombia e parte no Chile, e em que a principal língua falada é o inglês. Depois de toda essa mistura de países e culturas, as pessoas estão mesmo se preocupando com o fato do filme ser em inglês. Sério, estamos falando de um blockbuster com veiculação mundial, sendo assim, por mais nacionalista que você seja, a língua dita como “universal” no momento é o inglês, então é bastante admissível, nesse caso, a escolha do idioma.

No mais, se você é dos que curte uma história de superação baseada em fatos reais e é um pouco sensível, prepare o lencinho, vai precisar.

Os 3302

SINOPSE

Em 2010, 33 mineiros ficaram presos a mais de 600 metros de profundidade após um acidente na mina em que trabalhavam, no Deserto do Atacama, Chile. Somente após 69 dias, contra todas as probabilidades, eles foram resgatados, os 33, com vida. Aqui está a história desses homens, seus familiares e da equipe de resgate.

DIREÇÃO

[do action=”cast” descricao=”Patricia Riggen” espaco=”br”]Patricia Riggen[/do]

FICHA TÉCNICA

Roteiro: Mikko Alanne, Craig Borten, Jose Rivera, Michael Thomas e Hector Tobar
Título Original: The 33
Gênero: Drama
Duração: 2h 0min
Ano de lançamento: 2015
Classificação etária: 14 Anos
Lançamento: 29 de outubro de 2015 (Brasil)

TRAILER

Comente pelo Facebook