OS AMANTES PASSAGEIROS (Crítica)

OS AMANTES PASSAGEIROS

Por Silas Mendes

OS AMANTES PASSAGEIROS03

Comédia extravagante, Os Amantes Passageiros, novo longa do espanhol Pedro Almodóvar (Abraços Partidos, Volver, Tudo Sobre Minha Mãe, A Pele que Habito), faz, com muito humor e exagero, alusões a atual situação política da Espanha.

Um vôo que sai da Espanha e tem como destino o México acaba por ficar rodando em círculos após a descoberta de um problema no trem de pouso. Enquanto esperam a liberação de um aeroporto para o pouso de emergência, os passageiros da Classe econômica, dopados, dormem sem nada notar enquanto os passageiros da Primeira Classe surtam com o pavor da morte e abusam da bebida e de drogas.

Um dos pontos mais interessantes é como a história não é completamente clara. E não estou dizendo que Almodóvar está fazendo suspense, não. Os personagens sabem muito mais do que aparentam e quando decidem dizer, não é por que o espectador precisa saber. Isso além de garantir certa “vida” aos personagens e os tornar mais aceitáveis, causa surpresas hilárias até os últimos minutos da película.

Rodado quase inteiramente dentro de um Airbus construído peça a peça, o filme ainda possuí cenas gravadas em um dos maiores Aeroportos da Espanha, fruto do momento pré crise, porém, construído em uma cidade que não atrai turistas, o aeroporto vive vazio.

OS AMANTES PASSAGEIROS01

A loucura dentro do avião é sustentada ainda pelos comissários de bordo, um trio liderado por Joserra, interpretado pelo incrível Javier Camará e com Ulloa (Raúl Arévalo) e Fajas (Carlos Areces) responsáveis por entreterem os passageiros durante esse momento de incerteza com coquetéis de bebidas e drogas e números musicais, além de fofocarem sobre suas vidas e sobre os passageiros.

Toda essa loucura descamba em acontecimentos de toda ordem. De volta as comédias depois de muitos anos realizando dramas, Almodóvar apresenta muitas histórias interligadas numa comédia bem escrita com um ótimo elenco, hilária, bizarra e até com momentos dramáticos.

Em tempos de cura gay, Os Amantes Passageiros é a escolha certa de comédia para uma mente desprovida de moralismo em excesso e um cuspe na cara de Feliciano’s.

OS AMANTES PASSAGEIROS02

SINOPSE

Dentro de um avião fora de controle, um grupo de personagens excêntricos acredita estar vivendo suas últimas horas de vida. Em meio ao desespero geral, eles começam a fazer confissões inesperadas sobre seus pecados e suas últimas vontades.

DIREÇÃO

[do action=”cast” descricao=”Pedro Almodóvar” espaco=”br”]Pedro Almodovar[/do]

FICHA TÉCNICA

Roteiro: Agustín Almodóvar
Título Original: Los Amantes Pasajeros
Gênero: Comedia
Duração: 1h 31min
Ano de lançamento: 2013
Classificação etária: 14 Anos

TRAILER

5estrelas

Comente pelo Facebook

1 Comentário