OS ESTAGIÁRIOS (Crítica)

OS ESTAGIARIOS

2estrelas

Por Kadu Silva

Previsível resume bem o que é filme

OS ESTAGIARIOS03

A primeira coisa que veio em minha mente, quando vi as primeiras informações sobre esse filme, e principalmente as primeiras imagens, foi: “até que ponto o merchandising vai influenciar na liberdade criativa do roteiro?”. Já que o Google está presente em quase 100% da narrativa e seria obvio, que para aceitar ter seu nome vinculado a produção algumas considerações deveriam ter seu aval para não “manchar” a imagem da mega empresa.

E como temia o filme perdeu na acidez cômica, todas as piadas se mostram datadas ou sem graça mesmo, uma pena, já que o filme apresenta um roteiro com o potencial gigantesco para algo realmente tocante.

Bom a sinopse apresenta dois amigos quarentões (Vince Vaughn e Owen Wilson) que após perderem o emprego numa empresa de relógios de grife, encontram no programa de estagio da Google uma oportunidade de voltar ao mercado de trabalho.

E como era de se esperar, os dois não se mostram íntimos da tecnologia atual, no entanto somente eles, apresentam a bagagem de anos no mercado, o que é um diferencial diante de seus concorrentes.

Como já citei os roteiristas Jared Stern e Vince Vaughn acabam presos no formato escolhido para desenvolver a trama, o que transformou o enredo numa aventura familiar e bem água com açúcar e cheia de momentos sem conexão (alguém pode me explicar o que foi, ou para que, aquele passeio dos garotos na casa de strips?), sem contar ainda que a história é totalmente clichê, daquelas que na primeira cena, já sabemos o meio, e o final sem pensar muito.

Outro escolha repetitiva que o filme apresenta é formar o grupo principal com os excluídos, isso também já ficou muito previsível, o seriado Glee que o diga, e para deixar ainda mais obvio existe o maniqueísmo entre dos grupos para desenvolver o filme, ou seja nada ali é novo ou que ainda não se tenha feito.

OS ESTAGIARIOS02

E para completar essas qualidades “mais do mesmo” o diretor, faz questão de usar todos os clichês possíveis para a narrativa, desde a turma andando em câmera lenta rumo ao combate até o vilãozinho sendo humilhado no final, até Harry Potter aparece para dar uma força nisso.

Outro ponto que vale destacar negativamente é a falta de desenvolvimento da crítica aos adolescentes da nova geração, que preferem o virtual ao real, isso é mostrado muito ampassã. Isso talvez tenha vindo também do acordo da google com os produtores, já que se o longa-metragem explorasse isso, estaria indo contra a política “conectada” da empresa.

Mas sim, o filme tem suas qualidades, a começar pela dupla de protagonistas Vince Vaughn e Owen Wilson, perfeitos no timing dos personagens, na interação com os adolescentes e nos diálogos rápidos que caíram como uma luva na dupla, repetindo a química que os dois tiveram no filme Penetras Bons de Bico.

Além disso, a estrutura narrativa do filme é bem construída, para quem não costuma ver muitos filmes, de certo irá adorar o que vê, já que é possível torcer para os excluídos e também se emocionar com a trama que busca no lado emotivo prender o espectador e fora isso, mesmo sendo piadas datadas como já disse, é possível sorrir em alguns momentos, outro fator positivo para quem vai buscando uma comedia ao escolher o filme.

Mas no final das contas, Os Estagiários é mais um filme que entra para a lista, daqueles que apresentam uma ideia interessante, mas que tiveram seu desenvolvimento mau estruturado, uma pena, infelizmente!

OS ESTAGIARIOS01

DESTAQUE

Para a trilha sonora que chama atenção já na primeira canção que abre o filme. Recomendo comprar ou baixar no Itunes.

SINOPSE

Quando são demitidos, dois homens na casa dos quarenta anos de idade (Vince Vaughn e Owen Wilson) começam a procurar por novas alternativas de trabalho. Apesar de não conhecerem nada de mídias digitais, eles são contratados como estagiários em uma grande empresa de produtos eletrônicos, onde devem conviver com chefes vinte anos mais novos do que eles.

ELENCO

[do action=”cast” descricao=”Vince Vaughn (Billy McMahon)” espaco=”x”]Vince Vaughn[/do][do action=”cast” descricao=”Owen Wilson (Nick Campbell)” espaco=”x”]Owen Wilson[/do][do action=”cast” descricao=”Rose Byrne (Dana Sims)” espaco=”x”]Rose Byrne[/do][do action=”cast” descricao=”Dylan O’Brien (Stewart)” espaco=”br”]Dylan[/do]

DIREÇÃO

[do action=”cast” descricao=”Shawn Levy” espaco=”br”]Shawn Levy[/do]

FICHA TÉCNICA

Roteiro: Jared Stern e Vince Vaughn
Título Original: The Internship
Gênero: Comedia
Duração: 2h 00min
Ano de lançamento: 2013
Classificação etária: 12 anos

TRAILER

Comente pelo Facebook