OS VINGADORES – THE AVENGERS (Crítica)

OS VINGADORES - THE AVENGERS

Um grande presente para os fãs de quadrinhos

Joss Whedon não é um nome tão conhecido aqui no Brasil, mas é figura muito renomada na TV americana, no cinema sua principal função foi de roteirizar alguns longas como Toy Story, Alien – A Ressurreição e o próprio Os Vingadores, mas o que fez a Disney apostar nele para dirigir nessa produção é sua declarada paixão pelo universo dos quadrinhos. A Disney junto com a Marvel busca aqui homenagear os fãs dos personagens e principalmente dos HQs, e sem dúvida a lição de casa foi realizada com brilhantismo, é um filme que mescla muito bem cenas incríveis de ação, com as histórias o mais próxima do real de cada um dos personagens.

Nessa história o Loki, vilão do filme Thor (o irmão bastardo) é enviado a terra pelos chitauri, uma raça alienígena que pretende dominar os humanos. Loki com a promessa de que será o soberano do planeta, rouba o cubo mágico dentro de instalações da S.H.I.E.L.D. e, com isso, adquire grandes poderes. Ele os usa para controlar o dr. Erik Selvig (Stellan Skarsgard) e Clint Barton/Gavião Arqueiro (Jeremy Renner), que passam a trabalhar para ele para abrir um portal entre a terra e o universo cósmico, deixando vulnerável a entrada de forças do mau. No intuito de contê-los, Nick Fury (Samuel L. Jackson) convoca um grupo de pessoas com grandes habilidades, mas que jamais haviam trabalhado juntas: Tony Stark/Homem de Ferro (Robert Downey Jr.), Steve Rogers/Capitão América (Chris Evans), Thor (Chris Hemsworth), Bruce Banner/Hulk (Mark Ruffalo) e Natasha Romanoff/Viúva Negra (Scarlett Johansson). Só que, apesar do grande perigo que a Terra corre, não é tão simples assim conter o ego e os interesses de cada um deles para que possam agir em grupo.

Quem já leu as histórias dos Vingadores, só pela premissa já é notável que não foi esquecido nenhum ponto marcante recorrente nos quadrinhos do grupo, Joss Whedon junto com Jack Kirby, Stan Lee e Zak Penn conseguiram juntar de forma bem interessante todas as histórias dos personagens solo dentro dessa nova produção. O começo do filme pode parecer meio lento, pois é “apresentado” cada um dos personagens, mas isso é fundamental para montar o cenário da batalha final e mesmo que alguns pontos do roteiro não convençam, no geral é um simples mais evidente modo de narrar uma história tão cheia de personagens fortes e marcantes.

O diretor junto com a equipe de efeitos especiais dão um verdadeiro show nas cenas de ação, o Hulk que é todo produzido em computação gráfica nas tais cenas é o grande destaque, o que pode alavancar uma produção nova com Mark Ruffalo que por sinal está incrível no papel de Bruce Banner, introduzindo um humor delicioso para o personagem.

OS VINGADORES - THE AVENGERS02

E não só ele Robert Downey Jr. no papel de Homem de Ferro rouba a cena com seu humor acido, Chris Evans, Chirs Hemsworth e Scarlett Johansson todos estão ótimos em seus papeis o mais fraquinho mesmo é Jeremy Renner que não parece estar no mesmo ritmo dos outros, mas que não chega a atrapalhar no geral.

Vale também destaque para o sempre excelente Samuel L. Jackson como Nick Fury e Tom Hiddleston que faz muito bem o vilão Loki, mostrando mais uma vez que o personagem caiu como uma luva para ele.

Outro ponto impecável da produção é a montagem realizada por Jeffrey Ford e Lisa Lassek a dupla soube muito bem acelerar e ferrar como o diretor escolheu para narrar essa aventura, para quem gosta de edição é uma aula.

Se tiver um defeito para o filme a única coisa que poderia citar é que muitas das referências e das piadas acaba ficando sem peso para quem não conferiu os filmes dos heróis solos, só que felizmente isso não atrapalha no entender do filme.

O Ccine recomenda o melhor filme blockbuster do ano, que vai agradar os fãs de quadrinhos e qualquer um que queira uma ótima diversão repleta de boas cenas e de uma enorme variedade de grandes atores, sem dúvida vale o ingresso e a diversão recebida.

DESTAQUE

Para o bom uso do 3D, mesmo não sendo de encher os olhos, nas cenas de ação o uso do recurso se mostra muito eficiente e vai agradar muito ao público que acredita que 3D é quando vêm objetos no rosto, enfim, vale o ingresso mais caro.

SINOPSE

O surgimento de uma inesperada ameaça, que põe em risco a segurança da Terra, faz com que Nick Fury (Samuel L. Jackson) crie os Vingadores para combatê-la. Trata-se da reunião dos maiores heróis da atualidade: Homem de Ferro (Robert Downey Jr.), Thor (Chris Hemsworth), Capitão América (Chris Evans), Hulk (Mark Ruffalo), Gavião Arqueiro (Jeremy Renner) e Viúva Negra (Scarlett Johansson).

OS VINGADORES - THE AVENGERS01

ELENCO

[do action=”cast” descricao=”Robert Downey Jr. (Tony Stark / Homem de Ferro)” espaco=”x”]01 Robert Downey Jr[/do][do action=”cast” descricao=”Chris Evans (Steve Rogers / Capitão América)” espaco=”x”]02 Chris Evans[/do][do action=”cast” descricao=”Mark Ruffalo (Bruce Banner / Hulk)” espaco=”x”]03 Mark Ruffalo[/do][do action=”cast” descricao=” Chris Hemsworth (Thor)” espaco=”br”]04 Chris Hemsworth[/do]

[do action=”cast” descricao=” Scarlett Johansson (Natasha Romanoff / Viúva Negra)” espaco=”x”]05 Scarlett Johansson[/do][do action=”cast” descricao=” Jeremy Renner (Clint Barton / Gavião Arqueiro)” espaco=”x”]06 Jeremy Renner[/do][do action=”cast” descricao=”Tom Hiddleston (Loki)” espaco=”br”]07 Tom Hiddleston[/do]

DIREÇÃO

[do action=”cast” descricao=”Joss Whedon” espaco=”br”]Joss Whedon[/do]

FICHA TÉCNICA

Título Original: The Avengers
Gênero: Ação, Aventura, Ficção científica
Duração: 2h 22min
Ano de lançamento: 2012

TRAILER

4estrelas

Comente pelo Facebook