OSLO, 31 DE AGOSTO (Crítica)

OSLO 31 DE AGOSTO

4estrelas

Por Davi Gonçalves

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Uma música famosa da cantora Pitty já dizia: “Memórias não são só memórias: são fantasmas que me sopram aos ouvidos coisas que eu nem quero saber…”. Talvez este pequeno trecho seja o que melhor ilustra toda a essência de Oslo, 31 de Agosto, novo filme de Joaquim Trier – lançado inicialmente em 2011 e que só agora chega aos cinemas nacionais (e, ainda assim, apenas em algumas – e sortudas – praças).

Oslo, 31 de Agosto narra um dia na vida de Anders, ex-dependente químico à beira da desintoxicação total e que, como parte do programa de reabilitação, é liberado da clínica de tratamento para ir a Oslo, capital norueguesa, para participar de uma entrevista de emprego. Anders, no entanto, aproveita as horas livres para andar pelas ruas da cidade, reencontrando-se com pessoas e lembranças que fizeram parte de sua vida.

A dependência química já é um tema quase batido no cinema. Há muitos clássicos que tratam o assunto (sob diferentes abordagens, claro), como Trainspotting – Sem Limites, de Danny Boyle; Boogie Nights – Prazer Sem Limites, de Paul Thomas Anderson; ou ainda Réquiem Para um Sonho, obra máxima de Darren Aronofsky. Oslo, 31 de Agosto, por sua vez, passa longe da catarse abordada nesses filmes. Não há uma veia enérgica que elucide o comportamento das personagens sob o efeito de drogas. Na contramão, o filme de Trier é muito mais lento e minimalista, delineando a personagem principal enquanto sóbrio, limpo e, aparentemente, livre do vício.

A jornada de Anders durante seu dia livre transcorre pela cidade de Oslo, passando por suas ruas, casas, edifícios e outros lugares que fazem parte das memórias do protagonista. Agora, Anders não luta simplesmente para não sucumbir ao vício, mas também contra os fantasmas do passado que o atormentam. Aos 34 anos, Anders é jovem, tem uma boa aparência, é inteligente, tem uma boa família. Apesar disso, algo não se encaixa em sua vida e ele não sabe ainda o que é – um traço marcante da depressão. Isso reflete um quase desgosto pela vida (em uma das cenas iniciais, Anders tenta o suicídio, uma das melhores sequencias do longa), uma verdadeira falta de vontade de prosseguir e tentar fazer as coisas diferentes.

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Pessimista, o filme introduz um olhar na frustração de Anders não com a vida, mas consigo mesmo: a sensação de tempo perdido, o fato de desapontar as pessoas que tanto amava ou mesmo na perda de seu grande amor. Anders claramente demonstra não possuir mais forças para recomeçar pois, alem de tudo, o jovem se sente agora inadequado, em um mundo que não parou assim como ele, um universo que aproveitou todas as oportunidades para mudar – mas ainda assim, há uma ponta de esperança, o que cria um sentimento de empatia muito particular entre o público e Anders. Esta empatia também é reflexo do ótimo desempenho de Anders Danielsen lie, ator norueguês que conseguiu transmitir toda a angústia e melancolia com a qual o jovem tenta retornar à sua vida “normal”. Sob o ponto de vista da personagem principal, a silhueta do ator é essencial ainda para acentuar a vulnerabilidade do ex-dependente diante do mundo que o cerca e que agora é muito diferente de sua época.

A data do título não é uma escolha á toa: é final do verão norueguês – e a grande metáfora aqui é que Anders pode recomeçar tudo novamente ao início de um novo tempo. Obviamente, a grande curiosidade do público fica na questão: Anders conseguirá resistir e abandonar de vez o vício? Trier (que sim, é parente de Lars Von Trier) conduz bem sua narrativa para criar essa dúvida no público, produzindo um filme muito mais melancólico, desconfortável e tenso do que muita coisa que seu primo distante já fez. No final, o espectador retorna aos lugares que Anders visitou ao longo dos 90 minutos de duração do filme – mas agora vazios, provocando uma incrível sensação de nostalgia no público. O impacto causado é doloroso, mas absolutamente bem vindo. Oslo, 31 de Agosto é um grande trunfo de um diretor cujo currículo é muito mais modesto do que o de outros grandes cineastas – e, talvez por isso mesmo, altamente apreciável.

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SINOPSE

Anders (Anders Danielsen Lie) é está se recuperando do vício em drogas numa clínica de reabilitação em Oslo. No dia 30 de agosto ele ganha a permissão para sair da casa de tratamento, visitar seu amigo Thomas (Hans Olav Brenner) e ir em uma entrevista de emprego no centro da cidade. Durante seu dia e noite na cidade, Anders será confrontado com seus erros do passado e irá refletir sobre sua própria existência.

DIREÇÃO

Joachim Trier

FICHA TÉCNICA

Roteiro: Eskil Vogt, Joachim Trier e Pierre Drieu La Rochelle
Título Original: Oslo, 31. August
Gênero: Drama
Duração: 1h 36min
Ano de lançamento: 2014
Classificação etária: 16 Anos

TRAILER

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