Pagliacci (Crítica)

Kadu Silva

Um olhar poético

Tudo aconteceu durante um jantar em que o ator Domingos Montagner (De Onde eu te Vejo), junto de alguns amigos tiveram a ideia desenvolver um documentário para homenagear os 20 anos da companhia LaMínima, que estava próximo de acontecer. O que seria somente um registro da arte circense da trupe acabou se tornando uma homenagem tocante ao ator que sempre deixou explicito sua paixão pelo circo.

Um grupo de diretores se juntaram para mostrar através de depoimentos, não somente o que é a companhia, mas fazer uma reflexão sobre a arte do riso, e as delicias e mazelas que é viver com um circo Brasil a fora, assim eles recheiam o documentário de depoimentos de grandes palhaços de hoje e do recente passado circense, estudiosos e principalmente os artistas que fazem parte dessa linda história da companhia, sem contar que vemos registro do Domingos em diversos momentos desses 20 anos.

Pagliacci (Crítica)

A companhia para comemorar a data estava ensaiando a peça Pagliacci, e o documentário aproveita o momento para registrar a construção da obra, sempre com um olhar belo sobre tudo, trechos esses que também servem como conteúdo da montagem do filme.

O único “problema” do documentário é que foi escolhido colocar um personagem narrando a história de forma física, além dele sempre aparecer destoando das demais imagens, seu texto é didático demais para uma obra que já é autoexplicativa.

Além das belas imagens que mostra uma delicada busca por um olhar poético sobre o tema e uma trilha sonora encantadora, totalmente pertinente a história, o documentário é uma das últimas obras em que será possível ver o Domingos encantando a plateia com seu enorme talento na telona, por falar nisso, o final é simplesmente belíssimo, de arrancar lágrimas.

Pagliacci além de encantador e tocante, ainda tem o poder de causar reflexão sobre humor mesmo diante de todos males da vida.

Pôster de divulgação: Pagliacci

Pôster de divulgação: Pagliacci

SINOPSE

Os 20 anos da companhia LaMínima são comemorados de forma poética ao unir a figura do palhaço, a montagem do espetáculo Pagliacci e a trajetória do grupo em um documentário emocionante. Por meio do cotidiano do fundador Fernando Sampaio, ao lado do ator Domingos Montagner e da sua mulher Luciana Lima, e de entrevistas com artistas e o público, há uma reflexão sobre a necessidade do riso ao serem abordadas questões filosóficas e simbólicas em torno da arte circense e do humor.

DIREÇÃO

Chico Gomes, Júlio Hey, Pedro Moscalacoff, Luiz Villaça, Luiza Villaça

FICHA TÉCNICA

Roteiro: Luiz Villaça
Título Original: Pagliacci
Gênero: Documentário
Duração: 1h 13min
Classificação etária: Livre
Lançamento: 26 de abril de 2018 (Brasil)

VEJA TAMBÉM

Comente pelo Facebook