PASOLINI (Crítica)

PASOLINI

3emeio

Por Davi Gonçalves

PASOLINI02

O cineasta Abel Ferrara (de O Rei de Nova York, de 1990, e o mais recente Bem-vindo a Nova York) reconstrói em Pasolini os últimos momentos de vida do controverso artista Pier Paolo Pasolini, o polêmico realizador italiano, falecido em 1975, que influenciou o mundo das artes e o pensamento moderno, se tornando uma das figuras mais importantes de sua época. Ao longo de sua projeção, o filme resume o último dia de Paolo após seu regresso de Estocolmo, onde Pasolini deu aquela que seria sua derradeira entrevista – sendo depois brutalmente assassinado por um jovem de dezessete anos.

Conhecendo o mínimo da história de Pasolini, qualquer aficionado por cinema é capaz de criar enormes expectativas quanto ao longa de Ferrara – afinal, a biografia do italiano é incrível, bem como toda sua obra. Logo, o elemento “biográfico” do projeto bem como o protagonista da trama (o ator Willem Dafoe, colaborador assíduo de Ferrara nos últimos anos) são promissores. O problema com Pasolini é que ele se contenta apenas em narrar os fatos que cercam o assassinato de sua personagem principal (até hoje não muito bem esclarecido) sem levantar nenhuma nova idéia. Para além dessa abordagem descritiva, o roteiro (parceria do próprio Ferrara com Maurizio Braucci) tenta recriar quase literalmente trechos de duas obras inacabadas de Pasolini. Isso impede que a fita seja mais um mero registro biográfico tradicional, mas também torna o filme um tanto “perdido” entre a biografia convencional (muito bem situada, diga-se de passagem) e as suposições sobre o trabalho não finalizado de Paolo.

PASOLINI03

Como se não bastasse isso, o fato de Willem Dafoe ser fisicamente parecido com Pasolini não colabora muito com a película, uma vez que o ator norte-americano está quase ligado no automático em sua performance. Das atuações, destaca-se positivamente apenas a pequena mas intensa participação da portuguesa Maria de Medeiros, na pele da atriz italiana Laura Betti. No mais, Pasolini está muito longe de ser uma verdadeira homenagem a sua personagem título. Faltou paixão, ousadia e provocação à altura da inestimável contribuição de Pasolini à sétima arte.

PASOLINI01

SINOPSE

Os últimos dias de vida do polêmico diretor italiano Pier Paolo Pasolini (Willem Dafoe), conhecido por obras como Teorema e Saló ou Os 120 Dias de Sodoma. Seu relacionamento especial com uma jovem prostituta de Roma e as brigas com os amigos, que tentam convencê-lo a parar de atacar a democracia cristã italiana em artigos inflamados.

DIREÇÃO

[do action=”cast” descricao=”Abel Ferrara” espaco=”br”]Abel Ferrara[/do]

FICHA TÉCNICA

Roteiro: Abel Ferrara
Título Original: Pasolini
Gênero: Biografia, Drama
Duração: 1h 24min
Ano de lançamento: 2015
Classificação etária: 18 Anos
Lançamento: 5 de novembro de 2015 (Brasil)

TRAILER

Comente pelo Facebook