PROCURANDO NEMO (Crítica)

PROCURANDO NEMO

5estrelas

FICHA TÉCNICA

Título Original: Finding Nemo
Ano do lançamento: 2003 e 2012 (3D)
Produção: EUA
Gênero: Aventura
Direção: Andrew Stanton e Lee Unkrich
Roteiro: Andrew Stanton, Bob Peterson, David Reynolds

Sinopse: O passado reserva tristes memórias para Marlin nos recifes de coral, onde perdeu sua esposa e toda a ninhada. Agora, ele cria seu único filho Nemo com todo o cuidado do mundo, mas o pequeno e simpático peixe-palhaço acaba exagerando durante uma simples discussão e acaba sendo capturado por um mergulhador. Agora, o pai super protetor precisa entrar em ação e parte numa busca incansável pelo mar aberto, na esperança de encontrar seu amado filhote. No meio do caminho, ele acaba conhecendo Dory e, juntos, a dupla vai viver uma incrível aventura. Enquanto isso, Nemo também vive uma intensa experiência ao lado de seus novos amigos habitantes de um aquário, pois eles precisam ajudá-lo a escapar do destino que lhe foi reservado: ir parar nas mãos da terrível Darla, sobrinha do dentista que o capturou.

Por Kadu Silva

Uma bela história atemporal

PROCURANDO NEMO03

Assim como muitas pessoas não sou fã do relançamento de filmes em formato 3D, primeiro porque essa técnica é feita através da conversação, que quase sempre não sai um bom trabalho, já que o filme não foi pensado assim e segundo que filmes em 3D é na maioria das vezes somente algo para levar mais dinheiro para os estúdios, sem grande relevância. Mas rever ou ver pela primeira vez algumas animações no escurinho do cinema não tem preço, é uma sensação tão maravilhosa e saudosa que vale cada centavo.

Procurando Nemo está na minha lista das melhores animações de todos os tempos e agora conseguir vê-la no cinema foi muito gratificante, a ousada jornada de Marlin em busca do seu filho é maravilhosa e cheia de abordagens especiais, que encantam dos pequenos, pelo universo colorido e lúdico, aos adultos por trazer várias lições importantes sobre a relação pai e filho e principalmente sobre amizade.

A super conhecida história mostra que após sofrer um grande trama Marlin se vê sozinho na companhia de seu único e ainda pequeno filho Nemo. Esse trama leva Marlin a se torna um pai super protetor, causando assim a revolta típica dos pré-adolescentes diante dessa situação, e assim Nemo numa de suas discussões com o pai é capturado por um mergulhador que o leva para um aquário, separando assim pai e filho.

Marlin desesperado, vai cruzar os 7 mares em busca de seu único herdeiro, e para isso conta com a ajuda da divertida Dory, nessa jornada repleta de perigos e surpresas.

PROCURANDO NEMO02

O que faz de Procurando Nemo uma animação tão especial é o roteiro ousado que apresenta elementos sérios dentro de uma história para crianças. A começar pelo discussão do diferente na sociedade – Nemo é um peixe que tem uma das nadadeira menor que a outra, mas mesmo assim é aceito pelos outros peixes “crianças” que não veem isso como algo errado, seu pai super protetor tem mais preocupações e medos que o próprio filho. Outra discussão é a super proteção dos pais com os filhos, que muitas vezes tiram das crianças a chance de ver o mundo como ele é de verdade, muito pertinente, visto que isso é muito recorrente nas famílias do mundo todo. Ainda tem a delicada abordagem da dislexia, que mesmo acontecendo com humor na figura carismática da Dory, faz pensar como devemos lidar com pessoas que sofrem desse mal. E tudo isso que parece temas chatos e de discussão pesada ganha nas cores, nos ótimos personagens e no universo lúdico do fundo do mar uma leveza fascinante.

Os diretores Andrew Stanton e Lee Unkrich criam um universo rico esteticamente para contar essa bela e emocionante história que apresenta drama, comedia, aventura e suspense, tudo na medida certa, ajudado muito pelo roteiro que sabe construir de forma brilhante as características dos personagens repleto de humanidade e carisma, o arco narrativo também é muito bem escrito e dirigido, deixando assim o espectador completamente submerso nessa aventura.

Se não bastasse tantos pontos positivos, ainda temos uma trilha sonora toda especial que vem auxiliar na narrativa, seja para causar mais emoção nos clímaxs chaves ou para dar ritmo aos pontos de suspense e tensão da aventura dessa turminha do fundo do mar.

Portanto se você já assistiu vale uma nova chance de ver na telona, mas caso você seja um dos poucos que não conferiram, é uma oportunidade imperdível, já que sua linguagem mesmo que pareça infantil é repleta de ousadia em sua entrelinhas. Uma obra prima da lendária Pixar.

Ah fiquei tão empolgado com o filme que esqueci de falar – a conversão para o 3D não apresenta grandes diferenças visuais, já que depois de alguns minutos de projeção não mais lembramos que existe o uso dessa tecnologia, só comprovando que um bom roteiro é mais importante que qualquer truque visual para iludir o público.

PROCURANDO NEMO01

PRÊMIOS

OSCAR
Ganhou: Melhor Filme de Animação

Indicações: Melhor Trilha Sonora, Melhor Roteiro Original e Melhor Edição de Som

GLOBO DE OURO
Indicação: Melhor Filme – Comédia/Musical

BAFTA
Indicação: Melhor Roteiro Original

MTV MOVIE AWARDS
Indicações: Melhor Filme e Melhor Comediante – Ellen DeGeneres

TRAILER

Comente pelo Facebook

1 Comentário