QUEM QUER SER UM MILIONÁRIO? (Crítica)

QUEM QUER SER UM MILIONARIO

4emeio

FICHA TÉCNICA

Título Original: Slumdog Millionaire
Ano do lançamento: 2008
Produção: EUA
Gênero: Comedia, Romance
Direção: Danny Boyle
Roteiro: Simon Beaufoy e Vikas Swarup

Sinopse: Jamal K. Malik (Dev Patel) é um jovem que trabalha servindo chá em uma empresa de telemarketing. Sua infância foi difícil, tendo que fugir da miséria e violência para conseguir chegar ao emprego atual. Um dia ele se inscreve no popular programa de TV “Quem Quer Ser um Milionário?”. Inicialmente desacreditado, ele encontra em fatos de sua vida as respostas das perguntas feitas.

Por Guilherme Pulga

Antes de começar a analise do filme “Quem quer ser um Milionário?” gostaria de dar um feliz 2014 atrasado para todos os ccinéfilos do site e desejar excelentes filmes para todos nós esse ano! Bom, agora vou deixar de ser chato e vamos seguir com o texto do vencedor do Oscar de 2009.

Índia e “Cosmética da Fome”

QUEM QUER SER UM MILIONARIO01

A primeira vez que assisti “Quem quer ser um milionário?” vi uma semelhança do filme com a “cosmética da fome” tão adorada pelos brasileiros, o que talvez faça a crítica se basear muito nesse fato. Já evitando que alguns joguem no Google, o conceito “cosmética da fome” procura o retratar da miséria do povo para ser um espetáculo, nunca uma reflexão – um grande exemplo dessa proposta é o filme “Cidade de Deus”.

“Quem quer ser um milionário?”, antes de tudo, se mostra engenhoso por sua montagem e transições sutis. Isso se faz pela presença de Boyle que constrói um personagem dividindo sua vida em três momentos alternados, sendo o mais impressionante é que cada personagem é interpretado por três atores ao longo da projeção, e sem alterar o nível de atuação entre eles. Escrito por Simon Beaufoy a partir de um livro de Vikas Swarup, a história tem inicio com Jamal (Dev Patel) sendo torturado pela polícia pela seguinte questão: Como alguém de origem humilde e sem qualquer educação conseguiu chegar tão longe no Show do Milhão Indiano? É então que Jamal conta como sua vida ajudou a responder as perguntas. De exploração infantil até envolvimento com a máfia, o órfão Jamal vai revelando suas verdadeiras intenções do porque estar participando do programa.

O que me deixa um pouco frustrado com “Quem quer ser um milionário?” é como Boyle retrata as desgraças do filme de forma suave, maniqueísta e previsível. O espectador já sabe que o tudo vai acabar bem, e que apesar das constantes perdas e punições ao longo da vida, Jamal e seu par romântico (Latika) vão ficar juntos. A inocência de Jamal é tanta que suas memórias não se ironizam, apenas afirma como ele é puro. Cada resposta dada tem uma ligação com seu passado, parece que o verdadeiro desafio não é o jogo, mas sim a sua vivência até ali.

Outro ponto bem questionável é como a presença de fatos absurdos é deixada de lado. Ninguém ao menos percebe que o apresentador praticamente manda torturar quem acerta todas as perguntas do show, ou que cegar crianças pedintes as faz ganharem mais dinheiro.

QUEM QUER SER UM MILIONARIO03

Um ótimo contraste é como roteiro e a fotografia interagem, enquanto a história apresenta um universo de contos de fadas, a fotografia quente e suja é completamente o oposto. Vemos que Jamal está participando do programa não por conta do dinheiro, mas sim para encontrar Latika. No final não há certeza de que Jamal conseguiu ou não o dinheiro, e nem se importamos com isso.

“Quem quer ser um Milionário” apresentou um espetáculo de tragédias que acabou por ter um número de prêmios maior do que devia – em comparação com os filmes Wall-E, The Dark Knight e Milk. Com uma narrativa envolvente por sua montagem, roteiro razoável e excelente fotografia, é uma excelente escolha para aqueles que gostam de se envolver e se divertir com a fantasia indiana.

Curiosidades:

• O ator que autografa a foto para Jamal é o verdadeiro Amitabh Bachchan, que apresentava a versão indiana do programa “Quem Quer Ser um Milionário?”.
• A poça de fezes exibida no filme foi feita a partir de uma mistura de manteiga de amendoim com chocolate.
• A trilha sonora foi composta por A. R. Rohman em apenas 20 dias.
• Quando o mundo tomou conhecimento de que os atores mirins Azharauddin Mohamed Ismail e Rubina Ali (intérpretes de Salim e Latika crianças) viviam em absoluta miséria, as autoridades indianas decidiram tirar a dupla das favelas em que moravam em situação precária e os transferir para novos apartamentos em um bairro melhor de Bombaim.

QUEM QUER SER UM MILIONARIO02

PRÊMIOS

OSCAR
Ganhou: Melhor Filme, Melhor Diretor – Danny Boyle, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Fotografia, Melhor Trilha Sonora, Melhor Canção Original – “Jai Ho”, Melhor Som e Melhor Edição

Indicações: Melhor Canção Original – “O Saya” e Melhor Edição de Som

GLOBO DE OURO
Ganhou: Melhor Filme – Drama, Melhor Diretor – Danny Boyle, Melhor Roteiro e Melhor Trilha Sonora

BAFTA
Ganhou: Melhor Filme, Melhor Diretor – Danny Boyle, Melhor Fotografia, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Trilha Sonora, Melhor Som e Melhor Edição

Indicações: Melhor Filme Britânico, Melhor Ator – Dev Patel, Melhor Atriz Coadjuvante – Freida Pinto e Melhor Direção de Arte

GOYA
Ganhou: Melhor Filme Europeu

FESTIVAL DE TORONTO
Ganhou: Prêmio do Público – Danny Boyle

TRAILER

Comente pelo Facebook

2 Comentários

  1. Julia

    Bonita historia