QUESTÃO DE TEMPO (Crítica)

QUESTAO DE TEMPO

4emeio_certo

Por Kadu Silva

Uma lição de vida

QUESTAO DE TEMPO01

Richard Curtis é famoso por roteirizar obras consideradas “água com açúcar” por alguns cinéfilos, como os românticos, Um lugar chamado Nothing Hill, O Diário de Bridget Jones e Simplesmente Amor, esse também foi o diretor.

Curtis volta a assinar o roteiro e dirigir um longa no belíssimo, Questão de Tempo, que nos primeiros minutos parece ser mais uma comedia romântica melosa, mas que termina nos dando um soco no estomago, sobre nossa indagações sobre felicidade.

Curtis utiliza da “brincadeira” em que podemos voltar no tempo para arrumar o que não saiu como queríamos. Ai vem a questão, será que a vida necessita de algum mecanismo que altere seu rumo, ou esse controle está em nossas mãos?

Tim (Domhnall Gleeson) é o personagem que aos 21 anos recebe a notícia do pai, que pode utilizar desse poder para mudar as coisas da sua vida. Na adolescência, e durante parte da vida adulta, tudo acaba facilitando Tim a viver melhor, mas até que num determinado momento, tenta voltar no tempo para tirar sua irmã de uma acidente de carro, e vê que assim irá ter conviver com um outro filho, afinal para voltar no tempo existem regras.

QUESTAO DE TEMPO02

[SPOILER] Nesse momento Tim começa a notar que o poder de voltar no tempo não é necessário, afinal quem tem o poder de mudar a vida é ele mesmo, fazendo de cada dia o último de sua vida.

O roteiro é brilhante em apontar vários momentos da vida de um ser humano, exatamente, os em que, todos, queriam ter o poder de mudar o que foi feito. No primeiro ato e em parte do segundo, a tal volta parece ser algo fundamental para a felicidade de alguém, já no terceiro, levamos um empurrão para acordarmos para a vida, sem melodrama ou soluções piegas.

Dessa forma Curtis consegue um resultado bem original sobre filmes românticos e com volto no tempo, que na verdade, a tal volta no tempo, não passa de um detalhe sobre algo maior, que é sobre o ser humano e a vida.

O longa é repleto de acertos, na escolha de Domhrall Gleeson para protagonizar o filme, o jovem ator consegue ser simpático ao espectador já nos primeiros minutos e apresentar o humor britânicos deliciosos, ou seja compramos sua história e estamos com ele até o fim. E seu par romântico não poderia ser alguém mais delicada e com química perfeita de Rachel McAdams, torcemos pelo casal e pela felicidade da família deles. Sem contar ainda em Bill Nighy, que faz o pai de Tim, sempre preciso na atuação, ou seja, um elenco afinadíssimo, que Curtis conseguiu desenvolver cada personagem de forma brilhante.

Tecnicamente tudo continua perfeito, montagem, direção de arte, trilha sonora, fotografia, nada deixa a desejar.

Questão de Tempo, está entre as gratas surpresas do ano, um filme que aparentemente não parece nada além de algo para te fazer chorar, mas que no fundo apresenta uma mensagem tão rica, que fica impossível não nos tocar profundamente sobre nossas atitudes diante da vida. Imperdível desde já!

QUESTAO DE TEMPO03

SINOPSE

Ao completar 21 anos, Tim (Domhnall Gleeson) é surpreendido com a notícia dada por seu pai (Bill Nighy) de que pertence a uma linhagem de viajantes no tempo. Ou seja, todos os homens da família conseguem viajar para o passado, bastando apenas ir para um local escuro e pensar na época e no local para onde deseja ir. Cético a princípio, Tim logo se empolga com o dom ao ver que seu pai não está mentindo. Sua primeira decisão é usar esta capacidade para conseguir uma namorada, mas logo ele percebe que viajar no tempo e alterar o que já aconteceu pode provocar consequências inesperadas.

ELENCO

[do action=”cast” descricao=”Domhnall Gleeson (Tim)” espaco=”x”]Domhnall Gleeson[/do][do action=”cast” descricao=”Rachel McAdams (Mary)” espaco=”x”]Rachel McAdams[/do][do action=”cast” descricao=”Bill Nighy (Dad)” espaco=”br”]Bill Nighy[/do]

DIREÇÃO

[do action=”cast” descricao=”Richard Curtis” espaco=”br”]Richard Curtis[/do]

FICHA TÉCNICA

Roteiro: Richard Curtis
Título Original: About Time
Gênero: Ficção Cientifica, romance
Duração: 2h 03min
Ano de lançamento: 2013
Classificação etária: 12 anos

TRAILER

Comente pelo Facebook