Retrospectiva Netflix de 2017: Um Ano de Maratonas

Redação

Uma retrospectiva das séries que definiram o ano dos brasileiros

Neste último ano, os brasileiros aprenderam a lavar dinheiro (Ozark), como pensam os assassinos em série (MINDHUNTER), que a vida é mais divertida com luta livre (GLOW) e que continua perigosa mesmo sem Pablo (Narcos). Além disso, relembraram que não se deve mexer com a Eleven (Stranger Things), mas não descobriram quem desenhou os pintos nos carros (American Vandal).

O ano de 2017 trouxe muito aprendizado e muita Netflix para assinantes ao redor do mundo, que assistiram a mais de 140 milhões de horas por dia (ou mais de 1 bilhão de horas por semana). O ano começou com muita maratona, porque o dia em que a Netflix foi mais assistida em 2017 foi logo o domingo, 1º de janeiro. Já no Brasil, o dia com mais maratonas no ano também foi um domingo, 20 de agosto, e a série brasileira 3% foi a segunda mais devorada no mundo.

O México teve a maior quantidade de assinantes a assistirem à Netflix num mesmo dia, enquanto o Brasil ficou com o sexto lugar neste ranking mundial de maratonas na Netflix. O amor por suas maratonas fez com que mais de mil pessoas em todo o mundo pedissem a Netflix em casamento em 2017.

Mas foi um brasileiro que registrou um feito impressionante, assistindo ao filme “Ratatouille” 344 vezes. Em média, um assinante assiste a 60 filmes por ano na Netflix.

Por fim, o que marcou o ano de 2017 não foi só o que os brasileiros assistiram, mas como assistiram. Este foi o ano das maratonas, mas nem sempre da mesma maneira – algumas séries foram devoradas, outras saboreadas, algumas aproximaram as pessoas para assistir juntas e outras até levaram os casais a traírem seus companheiros com suas maratonas para não terem que esperar para verem o que acontece em um episódio novo.

Séries devoradas pelos brasileiros em 2017

Em 2017, os brasileiros escolheram devorar (sessões mais de 2 horas por dia) séries de sci-fi como Travelers e The OA, e dramas policiais como Ingobernable e Suburra para escapar da realidade. A obsessão por identificar o culpado nos fez consumir American Vandal e The Keepers rapidamente.

1.Ingobernable
2.Greenleaf
3.American Vandal
4.Ultimate Beastmaster Brasil
5.Suburra: Sangue em Roma
6.Anne with E
7.Travelers
8.GLOW
9.The Keepers
10.The OA

Séries saboreadas pelos brasileiros em 2017

Durante este ano, os brasileiros encontraram as risadas que procuravam saboreando (em sessões de menos de 2 horas por dia) séries como Big Mouth, Cara Gente Branca, Disjointed, Amigos da Faculdade e Atypical. E também se deleitaram com o esplendor de The Crown (do mesmo jeito que uma rainha faria).

1.The Crown
2.Big Mouth
3.Cara Gente Branca
4.Disjointed
5.Neo Yokio
6.Eu Tu e Ela
7.Desventuras em Série
8.The Confession Tapes
9.Amigos da Faculdade
10.Atypical

Séries com que os brasileiros traíram em 2017

Os brasileiros não conseguiram resistir à emoção causada por thrillers como Narcos, Ozark e Black Mirror e sem nenhuma vergonha deixaram seus respectivos para trás para assistir a um novo episódio.

1.Narcos
2.13 Reasons Why
3.Stranger Things
4.Marvel – Os Defensores
5.Marvel – Punho de Ferro
6.Sense8
7.Black Mirror
8.3%
9.Orange is the New Black
10.Better Call Saul

Séries que aproximaram os brasileiros em 2017

As aventuras das crianças, do Xerife Hopper ou a amizade de Steve e Dustin levaram os brasileiros a eleger Stranger Things como a série para assistir em família em 2017. A nostalgia também aproximou as pessoas para assistirem juntas a Star Trek: Discovery, Gilmore Girls: Um Ano para Recordar e Fuller House.

1.Stranger Things
2.13 Reasons Why
3.Desventuras em Série
4.Gilmore Girls: Um Ano para Recordar
5.Star Trek: Discovery
6.Caçadores de Trolls
7.Fuller House
8.Atypical
9.Chef’s Table
10.Anne With an E

Metodologia:

1 A popularidade foi calculada com base na média diária de horas de visualização por assinante entre 1º de novembro de 2016 e 1º de novembro de 2017.

2/3 As séries que foram assistidas por mais de 2 horas por dia foram identificadas como “séries devoradas”. As séries que foram vistas em períodos de menos de 2 horas por dia foram identificadas como “séries saboreadas”. Os dados incluíram novas séries e temporadas de programas originais da Netflix de 1º de novembro de 2016 a 1º de novembro de 2017. Informações adicionais sobre a escala de maratonas Netflix podem ser encontradas aqui.

4 Dado baseado em mais de 60 mil respostas a uma pesquisa conduzida entre assinantes da Netflix entre 24 e 30 de outubro de 2017. Essa amostragem representa uma população adulta que assiste a programas de TV em casal em 32 países. Esta pesquisa incluiu novas séries e temporadas de programas originais da Netflix apenas no período de 1º de novembro de 2016 a 1º de novembro de 2017.

5 Dado baseado em mais de 60 mil respostas a uma pesquisa conduzida com assinantes da Netflix entre 24 e 30 de outubro de 2017. Essa amostragem representa uma população adulta que assiste a programas de TV em família em 32 países. Esta pesquisa incluiu novas séries e temporadas de programas originais da Netflix apenas no período de 1º de novembro de 2016 a 1º de novembro de 2017.

Comente pelo Facebook