SEM ESCALAS (Crítica)

SEM ESCALAS

4emeio

Por Kadu Silva

Agatha Christie no ar

SEM ESCALAS01

Quem acompanha meus textos deve lembrar que já citei mais de uma vez, do quanto sou fã de Agatha Christie, pelas tramas bem elaboradas e principalmente pelas soluções inesperadas que ela dava para vários de seus livros. Em Sem Escalas, podemos dizer, que estamos vendo uma estrutura narrativa bem semelhante a encontrada nas literaturas da autora, com a diferença que tudo se passa dentro de um avião em pleno vôo.

O investigador da vez é Neil Marks (Liam Neeson), um agente da policia que foi convocado para embarcar de Nova York a Londres, no entanto durante o vôo, recebe uma mensagem anônima, dizendo que a cada 20 minutos um passageiro irá morrer, se caso não seja transferido para uma conta a quantia de US$ 150 milhões. Desacreditado da ameaça, Marks não leva a sério, mas após a morte da primeira vitima, ele inicia uma caçada repleta de surpresas ao assassino misterioso.

Como se vê o roteiro não é nada original, no entanto tais filmes se sustentam na forma como a trama é elaborada para conduzir o espectador até a descoberta de quem é o assassino e nesse ponto o diretor espanhol Jaume Collet-Serra, é o grande responsável por tentar não deixar tão clichê o que já é clichê por si só.

Serra sabe aproveitar o ambiente para acentuar o clima claustrofóbico da trama, e encontra em sutilezas narrativas a forma (menos clichê) de contar a história, e o que é ainda melhor, sem subestimar o espectador. Outro grande acerto, dessa vez também creditado aos roteiristas, é como se mostra eficaz as falsas pistas sobre quem é o assassino, a todo momento ficamos com alguém sobre a mira e nunca é de fato quem se imagina. É possível ter a mesma sensação de insegurança, que os passageiros e principalmente o investigador vive com tal situação, e a ela só cresce cena a cena, é de perder o fôlego!

SEM ESCALAS03

No entanto alguns tropeços em escolhas, tanto de roteiro como de direção, acabam por não fazer do longa algo que vai além. Primeiro mesmo apresentando referencias claras as tramas de Agatha Christie, obviamente poderia tentar encontrar alguma solução para dar a narrativa alguma originalidade. Outra coisa é a escolha, (ao meu ver), equivocada de personagens, tipicamente suspeitos, ressaltando um pré conceito histórico mundial sobre tais figuras, o negro, o árabe, o careca fortão e assim vai. Essas escolhas também clichês, reforçam esse paradigma histórico e sem propósito (lamentável!). Colocar personagens sem o mínimo de suspeita, pré concebida, daria muito mais angustia ao espectador e com certeza a tal originalidade que faltou no longa. Um vôo só com orientais por exemplo, seria uma grande solução para isso.

Sobre os acertos faltou ressaltar o bom elenco selecionado para viver o suspense. Além da sempre competente Julianne Moore, que no longa vive uma personagem repleta de mistério e que consegue nos enganar com suas atitudes, o bom ator Liam Neeson, consegue dar veracidade dramática a história. É uma pena que Neeson, esteja numa fase da vida que prefere somente pegar projetos menos desafiadores, se tornando uma escolha sempre presente em filmes de ação e suspense, por outro lado sua presença acaba por ajudar a dar mais credibilidade aos projetos.

Sem Escalas é um longa que diante do seus erros e acertos, consegue entreter numa trama que prende o espectador do começo ao fim de forma bem competente.

SEM ESCALAS02

SINOPSE

Durante um voo de Nova York a Londres, o agente Neil Marks (Liam Neeson) recebe uma série de mensagens SMS enigmáticas, dizendo que um passageiro será morto a cada 20 minutos caso US$ 150 milhões não sejam transferidos para uma conta bancária. Inicialmente Beil não dá atenção à ameaça, mas quando o primeiro passageiro aparece morto ele inicia uma investigação em pleno avião sobre quem possa ser o assassino.

ELENCO

[do action=”cast” descricao=”Liam Neeson (Bill Marks)” espaco=”x”]Liam Neeson[/do][do action=”cast” descricao=”Julianne Moore (Jen Summers)” espaco=”x”]Julianne Moore[/do][do action=”cast” descricao=”Lupita Nyong’o (Gwen)” espaco=”br”]Lupita Nyongo[/do]

DIREÇÃO

[do action=”cast” descricao=”Jaume Collet-Serra” espaco=”br”]Jaume Collet-Serra[/do]

FICHA TÉCNICA

Roteiro: Chris Roach e John W. Richardson
Título Original: Non-Stop
Gênero: Ação
Duração: 1h 46min
Ano de lançamento: 2014
Classificação etária: 14 Anos

TRAILER

Comente pelo Facebook