SEM PROTEÇÃO (Crítica)

1360425835_15

Por Silas Mendes

Galã dos anos 60 e 70, criador do Festival de Cinema Independente de Sundance e diretor, Robert Redford dirige de maneira simples e pouco inventiva um thriller político que tem tudo para empolgar, mas que não sai do zero a zero.

Advogado e recém viúvo, Jim Grant (Robert Redford), vive sua vida cuidando de sua filha de 11 anos numa vidinha tranquilo. Enquanto isso, Sharon Solarz (Susan Sarandon) é presa enquanto abastece seu carro em uma cidadezinha do contado de Nova Iorque.

SEM PROTECAO01

A prisão de Sharon desencadeia uma série de acontecimentos que levam Ben Shepard (Shia LaBeouf), um jovem repórter persistente em chegar à história por trás dos fatos e que acaba por descobrir um grande segredo de Jim.

O filme em si não é “ruim”. É bem produzido, possui um elenco de nomes pesados (Nick Nolte, Susan Sarandon, Shia LaBeouf, Anna Kendrick, Terrence Howard, Stanley Tucci, Brendan Gleeson) e uma história interessante. O problema da coisa toda é como isso tudo foi colocado sobre um roteiro fraco que não empolga ou instiga e com uma direção nada efetiva em tornar a trama interessante.

Por diversos momentos cenas longas e planos sequencia se apoiam em um texto pouco chamativo o que torna tudo muito cansativo e acaba prejudicando o resto do ritmo da trama.

SEM PROTECAO03

O elenco não decepciona, sem atuações exageradas ou caricatas, estão na medida necessária para a obra.

Se adaptada para a televisão, numa série de 10 episódios, talvez a trama fosse melhor de se digerir por ter mais tempo para se desenvolver sem possuir um ritmo maçante e que prejudica o filme.

Com bom elenco e trama interessante, “Sem Proteção” falha por uma direção pouco criativa e um roteiro cansativo.

SEM PROTECAO02

SINOPSE

Jim Grant (Robert Redford) é um advogado de direitos civis e pai solteiro. Quando o jovem repórter Ben Shepard (Shia LaBeouf) expõe sua verdadeira identidade, ele precisa partir imediatamente. Revelado como um ativista fugitivo procurado por assassinato, Jim começa uma jornada para limpar o seu nome, mas vai precisar escapar da caçada policial que está no seu encalço.

DIREÇÃO

[do action=”cast” descricao=”Robert Redford” espaco=”br”]Robert Redford[/do]

FICHA TÉCNICA

Roteiro: Lem Dobbs, Neil Gordon
Título Original: The Company You Keep
Gênero: Suspense
Duração: 2h 1min
Ano de lançamento: 2013
Classificação etária: 12 Anos

TRAILER

2estrelas

Comente pelo Facebook