SETENTA (Crítica)

SETENTA

4estrelas

Por Igor Pinheiro

SETENTA01

A Ditadura Militar é um dos períodos mais importantes e atraentes do Brasil. Apesar de não conhecer ninguém que tenha sido a favor dela, é fato que todos conhecem alguma história diferente e acabam se interessando por essa fase tão tensa de nossa história, que continua se revelando até hoje e que nunca será revelada por completo.

O documentário Setenta, de Emília Silveira, traz o depoimento de 18 dos 70 presos políticos que foram mandados para o Chile em troca da liberação de um embaixador suíço por seus sequestradores. Os depoimentos vão evoluindo de lembranças formais até relatos completamente emocionados sobre tudo o que cada um deles viveu.

As lembranças sobre os colegas de luta e os que ficaram para trás, assassinados e os que cometeram suicídio, são os relatos mais emocionantes. Tudo pode parecer um pouco repetitivo em alguns momentos, mas a luta pessoal de cada um acaba se misturando com a luta maior, mostrando de vários ângulos o mesmo lado de uma batalha.

SETENTA02

É interessante ver como o exílio acabou ajudando aos próprios exilados e até mesmo suas gerações futuras, que cresceram muito bem no exterior. E o documentário pode parecer um pouco apelativo ao falar de família e futuro, mas é onde se encontra a maior força dos que passaram por toda a tortura e injustiça da época, que tem reflexos até hoje.

A parte técnica deixa um pouco a desejar, com a videografia um pouco amadora, parecendo algum programa policial que vemos no dia a dia, mas o conteúdo de arquivo é incrível, fotos, documentos e vídeos se misturam sem deixar pesada a narrativa construída pelos depoimentos.

Vale lembrar que a lembrança das pessoas que viveram na época são, hoje, uma das únicas formas de termos uma noção real do que ocorreu no período da ditadura. E em tempos de Copa eleição, a força que eles tiveram para seguir em frente, mesmo depois de tudo, acaba sendo um fator motivacional para qualquer nova revolução que esteja para surgir, desde que tenha um sentido.

SETENTA03

SINOPSE

1970, ditadura militar. Um grupo de 70 presos políticos, membros das mais diversas organizações, é enviado ao Chile como exigência para a libertação do embaixador suíço Giovanni Enrico Bucher por parte de seus seqüestradores. 40 anos depois, entrevistas com parte dos ex-presos retratam sua identidade, sua visão acerca da política naquela época e seus projetos para o futuro.

DIREÇÃO

[do action=”cast” descricao=”Emilia Silveira” espaco=”br”]Emilia Silveira[/do]

FICHA TÉCNICA

Roteiro: Sandra Moreyra
Título Original: Setenta
Gênero: Documentário
Duração: 1h 36min
Ano de lançamento: 2014
Classificação etária: 12 Anos

TRAILER

Comente pelo Facebook