SPOTLIGHT – SEGREDOS REVELADOS (Crítica)

SPOTLIGHT SEGREDOS REVELADOS

4estrelas

Por Kadu Silva

Uma homenagem ao jornalismo investigativo

SPOTLIGHT SEGREDOS REVELADOS01

Spotlight é um filme que além de sua importância social é uma aula de como prender a atenção do espectador com uma narrativa precisa, ainda que tenha um formato que lembra mais telefilmes do que grandes obras cinematográficas.

Baseado em fatos reais, a trama é sobre um grupo de jornalistas de Boston, que reúnem milhares de documentos que prova os recorrentes abusos sexuais praticados por padres católicos por décadas nas igrejas dos Estados Unidos e também no mundo.

O roteiro do também diretor Tom McCarthy (Trocando os Pés) e Josh Singer busca além de revelar os fatos já de conhecimento público sobre os casos da igreja católica, mostra a importância do jornalismo para que uma sociedade tenha democracia plena. E o arco dramático que envolve a trama é realizado de forma frenética e tensa, durante toda a investigação da equipe. Outro grande acerto do roteiro é mostrar como um trabalho realizado em equipe, com cada um sabendo sua importância para o todo é fundamental para se chegar a grandes feitos.

O diretor McCarthy com um elenco talentoso aproveita esse rico material humano para que sua obra ganhe ainda mais peso. Ele sabe aproveitar isso para que os diálogos e o clima de angustia ganhe ainda mais força ao longo da narrativa, muito ajudada pela trilha sonora de Howard Shore.

SPOTLIGHT SEGREDOS REVELADOS03

Por falar em elenco Michael Keaton, Rachel McAdams, Liev Schreiber, Stanley Tucci e Billy Crudup estão excelentes, mas a atuação de Mark Ruffalo é primorosa, ele compõe um repórter obcecado por chegar numa solução digna para o horror que aquela história que só ganhava em dimensão, precisa ter. Ele é uma representação precisa de um jornalismo que infelizmente se torna cada vez mais raro.

Vale destacar que o filme apesar de tocar num assunto tão forte e delicado, nunca usa de seu teor polêmico para gerar cenas desagradáveis, ainda assim, o espectador consegue usar sua imaginação para sentir o que aquelas crianças deviam ter passado nas mãos de certos homens que se diziam representantes da palavra de Deus na terra, exercício que torna ainda mais impactante para quem está assistindo essa deplorável história.

Spotlight – Segredos Revelados é uma grande e merecida homenagem ao jornalismo que já foi tão importante por revelar ao mundo horrores que talvez jamais teríamos conhecimentos se não fosse alguns homens e mulheres tão persistentes em fazer o seu oficio acima de qualquer vaidade.

SPOTLIGHT SEGREDOS REVELADOS02

SINOPSE

Baseado em uma história real, o drama mostra um grupo de jornalistas em Boston que reúne milhares de documentos capazes de provar diversos casos de abuso de crianças, causados por padres católicos. Durante anos, líderes religiosos ocultaram o caso transferindo os padres de região, ao invés de puni-los pelo caso.

DIREÇÃO

[do action=”cast” descricao=”Tom McCarthy” espaco=”br”]Tom McCarthy[/do]

FICHA TÉCNICA

Roteiro: Tom McCarthy e Josh Singer
Título Original: Spotlight
Gênero: Drama, Suspense
Duração: 2h 8min
Ano de lançamento: 2016
Classificação etária: 12 Anos
Lançamento: 7 de janeiro de 2016 (Brasil)

TRAILER

Comente pelo Facebook

1 Comentário