STRAIGHT OUTTA COMPTON – A HISTÓRIA DO N.W.A. (Crítica)

STRAIGHT OUTTA COMPTON A HISTORIA DO NWA

4estrelas

Por Elisabete Alexandre

STRAIGHT OUTTA COMPTON A HISTORIA DO NWA02

Assistir a Straight Outta Compton como um simples filme biográfico que conta a história do grupo de RAP que mais contribuiu para o reconhecimento do gênero nos EUA é desperdício de tempo. Dirigido por F. Gary Gray, mesmo diretor de Uma Saída de Mestre, Straight Outta Compton mostra como foi a criação do N.W.A (Niggaz Wit Attitudes), grupo que tinha na sua formação nomes muito conhecidos hoje, como Dr. Dre (interpretado por Corey Hawkins, de Homem de Ferro 3). O filme se passa durante um período complicado dos EUA, em março de 1991, o taxista negro Rodney King foi espancado por policias em Los Angeles, o ato foi filmado por uma testemunha e as imagens apareceram nos jornais do mundo todo. Abuso de poder era algo rotineiro na vida dos negros que viviam nos subúrbios americanos, mas essa era a primeira vez que a injustiça tomava tal repercussão, por isso criou-se a esperança de que algo a respeito fosse finalmente ser feito.

Mas, em 1992, todos os policiais envolvidos no caso foram absolvidos, o que resultou em um dos maiores protestos que aquele país já viveu. Mais do que um grupo de RAP, o N.W.A trouxe a público como era ser negro nos EUA naquela época, nas suas músicas eles falavam de crimes, drogas e faziam críticas a polícia, por consequência, eles foram proibidos de tocar um de seus maiores sucessos “Fuk da Police”, mas como má publicidade ainda é publicidade, isso só aumentou a fama do grupo.

STRAIGHT OUTTA COMPTON A HISTORIA DO NWA01

Em uma análise superficial do filme você pode até achar que seu foco é apenas nisso, fama, dinheiro, drogas e mulheres, inclusive que a morte do Eazy-E acontece para mostrar onde esse estilo de vida pode te levar. De fato, o rapper contraiu HIV pela forma inconsequente como levava a sua vida, mas mais importante do que isso a morte dele foi para colocar um fim em qualquer esperança que havia do grupo se reunir novamente.

Dr. Dre é um dos produtores do longa, então é esperado que certos acontecimentos sequer sejam mencionados, como os casos de agressão a mulheres dos quais ele já até pediu desculpas publicamente. A disputa entre rappers, East vs. West, também não é falada, mas nesse caso é bastante compreensível, afinal, o filme é sobre o N.W.A, enquanto a disputa gira em torno de outros rappers, 2Pac e Notorius B.I.G, que foram assassinados por causa dessa briga. Se essa rivalidade aparecesse no filme, o mesmo perderia a sua coerência.

Straight Outta Compton tem um elenco admirável, não só porque os atores são realmente muito parecidos com as pessoas que interpretam, mas porque suas atuações são ótimas, além disso, o filme é muito bem conduzido do começo ao fim, sem perder o ritmo em nenhum momento. Se você tem interesse pela cultura Hip Hop esse é um filme obrigatório, todavia se não tem, o cenário e a época em que ele se passa é de interesse geral, mesmo porque muita coisa não mudou, o movimento Black Live Matters desse ano de 2015 é a prova disso.

STRAIGHT OUTTA COMPTON A HISTORIA DO NWA03

SINOPSE

Com músicas que falam da realidade dos negros americanos – crime, drogas e abuso de poder por parte dos policiais -, o N.W.A emergiu de uma cidade no subúrbio de Los Angeles para o mundo. Dr. Dre, Eazy-E e Ice Cube foram alguns dos membros da formação do grupo que consagrou o que hoje é conhecido como gangsta rap.

DIREÇÃO

[do action=”cast” descricao=”F. Gary Gray” espaco=”br”]F Gary Gray[/do]

FICHA TÉCNICA

Roteiro: Jonathan Herman e Andrea Berloff
Título Original: Straight Outta Compton
Gênero: Drama/Biografia
Duração: 2h 27min
Ano de lançamento: 2015
Classificação etária: 18 Anos
Lançamento: 29 de outubro de 2015 (Brasil)

TRAILER

Comente pelo Facebook

1 Comentário