TARZAN – A EVOLUÇÃO DA LENDA (Crítica)

Poster 1a Tarzan Cinema.indd

1estrela

Por Kadu Silva

Evoluir é preciso, mesmo!

TARZAN - A EVOLUCAO DA LENDA01

Quem costuma ler meus textos, percebe, que não consigo deixar de lado meus sentimentos ao escrever sobre os filmes. Digo isso porque de antemão, a notícia de uma nova versão de Tarzan não me soava bem, já que a pouco tempo a Disney já havia feito uma bela versão. Mas como curioso que sou, fui assistir essa versão alemã do clássico de Edgar Rice Burroughs.

Como suspeitava Tarzan – A Evolução da Lenda é uma mistura do novo com o tradicional, numa equivocada tentava de contar de forma original uma história (eu diria) já se tornou “chata” pela inúmeras versões.

Dessa vez o filme usa discretamente a história de Avatar para contar a história do herói da selva. JJ é um garotinho de 4 anos, que desde pequeno já tinha dado a ele o apelido de Tarzan. Ele está com os pais numa selva em busca de um minério, que segundo estudos é uma fonte rica de energia. Nessa explosão o helicóptero em que eles estavam é atingido e o único sobrevivente é JJ, que acaba sendo “adotado” pelos primatas que vivem naquele floresta africana. Mas tarde quando um grupo de cientistas volta a selva para novamente procurar o minero, Tarzan acaba encontrando Jane e ambos tentam salvar a selva dos perigos desses homens.

A jornada de aventura que a dupla segue para proteger a selva é recheada de elementos fantásticos, primeiro “erro”, já que no inicio o filme se mostrava mais próximo do real. Tais elementos são extremamente parecidos com os vistos no filme Avatar. Entre as “bizarrices”, até o monstro do Lago aparece durante a jornada.

TARZAN - A EVOLUCAO DA LENDA02

Somadas a isso o filme é desenvolvido com poucos diálogos, o que torna a narrativa de difícil conexão com as criança, a quem o filme é direcionado. E os poucos diálogos, são na versão nacional ,pessimamente realizadas pelos atores globais, Débora Nascimento e José Loreto – definitivamente não encaixou a voz ao visual dos personagem , infelizmente!

Por falar em visual o gráfico do filme também não agrada, visto que as animações em 3D hoje em dia, trazem tal realismo nas expressões e nos movimentos. Ver um filme que peca nisso, soa démodé, algo que parece já datado visualmente.

Apesar disso os cenários são muito bem pensados e desenvolvidos pela equipe gráfica, o que acaba não prejudicando tanto o filme no impacto visual, principalmente das crianças.

Infelizmente Tarzan – A evolução da Lenda é uma animação que não convence, já que seu roteiro fraco e os diversos equívocos técnicos a colocam entre as mais fracas animações que chegaram ao cinema nos últimos meses, o que só prova que os estúdios precisam evoluir na confecção dos roteiros, porque o público infantil não é mais como antigamente, dessa forma os grandes sucessos ficaram cada vez mais como uma lenda escondida no passado.

TARZAN - A EVOLUCAO DA LENDA03

SINOPSE

Após seus pais serem mortos, um bebê é criado por uma gorila, que passa a tratá-lo como se fosse seu filho. Ao crescer ele se torna Tarzan (Kellan Lutz), o rei da selva. É quando precisa enfrentar um exército de mercenários enviado à floresta por um malvado executivo da Greystoke Energies, a empresa que um dia pertenceu aos pais de Tarzan. Para enfrentá-los ele conta com a ajuda de Jane Porter (Spencer Locke), uma jovem que chega à floresta após um acidente no avião em que estava.

DIREÇÃO

[do action=”cast” descricao=”Reinhard Klooss” espaco=”br”]Reinhard Klooss[/do]

FICHA TÉCNICA

Roteiro: Reinhard Klooss, Jessica Postigo, Yoni Brenner, Edgar Rice Burroughs
Título Original: Tarzan
Gênero: Aventura
Duração: 1h 34min
Ano de lançamento: 2014
Classificação etária: 6 anos

TRAILER

Comente pelo Facebook

1 Comentário

  1. Guilherme

    COncordo com o autor da crítica, e na minha opinião, esse é um péssimo filme, um dos piores que já assisti na vida, se não o pior…