Todos os Paulos do mundo (Crítica)

Kadu Silva

Os Paulos contando o Paulo

É sem dúvidas louvável quando a industria do cinema nacional tem a excelente ideia de homenagear seus grandes nomes em vida, até porque a pessoa mais importante para ver tal honraria é o próprio homenageado. E o grande ator Paulo José, felizmente, acaba de ganhar um documentário onde conhecemos um pouco mais da sua história pessoal e profissional.

O filme foi idealizado pela produtora Vania Catani (O Filme da Minha Vida), que contratou os diretores Gustavo Ribeiro (Pássaro na Boca) e Rodrigo de Oliveira (As Horas Vulgares) para realizar a produção, ambos jovens e com pouca experiencia na condução de longas metragens desenvolveram o filme através de fragmentos das obras cinematográficas do Paulo José e com depoimento em off do próprio ator e de amigos importantes, montaram a narrativa do longa.

Todos os Paulos do mundo (Crítica)

O grande diferencial do filme é exatamente o genial corte de cenas que parecem serem pensadas para realizar a narrativa, se encaixando milimetricamente nas passagens contadas da história. O acervo de imagens é incrível, raridades são usadas na produção, revelando assim uma diversidade do ator, que talvez os mais jovens pouco conhecem.

A redescoberta das obras é também uma das coisas que fazem do filme algo ainda mais relevante, quem tem um conhecimento mais amplo da carreira do ator, certamente vai tentar adivinhar de qual filme faz parte tal cena.

Mas para quem não conhece muito da carreira do Paulo, talvez o filme não consiga ser tão envolvente, pois algumas as cenas que são usadas, muitas vezes são tiradas de obras autorais, onde a linguagem é mais rebuscada para os leigos. Além disso, o filme ainda perde ritmo em alguns momentos, pois o que está sendo mostrado não consegue atrair a total atenção da plateia.

Todos os Paulos do Mundo é uma obra que merece ser assistida porque além de fazer uma bela homenagem em vida para Paulo José, consegue através de sua obra mostrar um pouco da história do cinema nacional e do Brasil.

Pôster de divulgação: Todos os Paulos do mundo

Pôster de divulgação: Todos os Paulos do mundo

SINOPSE

A carreira de Paulo José como ator é revista a partir de seus filmes, dos icônicos “Todas as Mulheres do Mundo” a “Macunaíma”, passando ainda por “O Padre e a Moça”, “Juventude” e “O Palhaço”. Ícone do cinema brasileiro, a trajetória de Paulo José serve também como retrato de uma era no audiovisual do país.

DIREÇÃO

Gustavo Ribeiro, Rodrigo de Oliveira

FICHA TÉCNICA

Roteiro: Gustavo Ribeiro, Rodrigo de Oliveira
Título: Todos os Paulos do Mundo
Gênero: Documentário
Duração: 1h 20min
Classificação etária: 14 anos
Lançamento: 10 de maio de 2018 (Brasil)

Comente pelo Facebook