TOP 10 ARTISTAS DE CINEMA COM OS FÃS + CHATOS

FAS

Por Davi Gonçalves

Que cinéfilo inveterado não tem um ator ou atriz preferidos, um compositor que toca sua alma ou um diretor que fala diretamente ao seu coração?

Normal e completamente aceitável. O problema é quando esses fãs ficam tão alucinados que acabam até mesmo nos fazendo odiar esses artistas. Os caras enchem tanto a bola de seus ídolos que acabam se tornando insuportáveis.

É o tipo de gente que acha que o nome do artista é superior à obra e se sente superior por gostar de um e odiar a outro. Gente que não sabe reconhecer que mesmo aquele seu artista preferido não é perfeito e pode, muitas vezes, fazer coisas ruins. Nem todo artista vive apenas de glória.

Por isso, o CCine10 decidiu listar uma lista com os 10 artistas de cinema que tem os fãs mais escrotos. Já para avisar: NÃO SÃO TODOS OS FÃS QUE AGEM COMO BABACAS! E também: EM TODAS AS LISTAS, HÁ SUAS VÁRIAS EXCEÇÕES!

Tem gente que sabe curtir seu artista e defender seu ídolo, compartilhando suas opiniões e ouvindo as demais. Isso é saudável. O que estou dizendo aqui é a respeito de pessoas que não assistem filmes, mas consomem marcas (diretor, ator, atriz), sem se dar conta de que quando fazem isso, perdem muita coisa boa que o cinema é capaz de oferecer.

STANLEY KUBRICK

STANLEY KUBRICK

Já vi gente chamando Kubrick de “Deus” (com “d” maiúsculo mesmo). De fato, a contribuição de Kubrick à sétima arte é notável. No entanto, boa parte dos fãs do diretor adora caçar referências à obra de Kubrick até mesmo onde não há – e ainda saem criticando. Muitos ainda acham que Kubrick é o cara que reinventou o cinema e todo gênero que é abordado posteriormente “sofre influência do cineasta” ou “é infinitamente melhor”. Vai falar que Gravidade, de Cuarón, é tão bom (ou melhor, até) que 2001 – Uma Odisseia no Espaço. É pedir para apanhar!

EMMA WATSON

EMMA WATSON

Eu iria falar de Daniel Radcliffe – que está quase no mesmo patamar – mas Emma Watson tem muito mais fãs chatos do que o protagonista da saga Harry Potter. Aliás, foi por conta desta saga que Emma virou queridinha dos pré-adolescentes e jovens de todo o mundo, interpretando a personagem Hermione. Nada mais desagradável do que conversar com os fãs abitolados da atriz que, na maioria, ficam babando pela beleza da artista e soltando aos quatro ventos que ela é a melhor atriz teen de sua geração – pergunto: qual foi o personagem marcante de Watson além de Hermione? #FicaDica

CHRISTOPHER NOLAN

CHRISTOPHER NOLAN

Eu duvido que metade dessa gente que baba nos filmes do Nolan realmente entende 100% de seus filmes. Tudo conversa! Okay, o cara faz filmes impecáveis do ponto de vista técnico, roteiros super criativos e bem escritos – mas não, ele não é o melhor diretor do mundo. “Uiii ele reinventou a saga Batman!”. Ta, e aí? Coppola dirigiu O Poderoso Chefão e Orson Welles estrelou Cidadão Kane. Baixa a bola que ele vai ter que trabalhar muito para chegar nesse nível.

ROBERT PATTINSON

ROBERT PATTINSON

Mais um astro que saiu de alguma série teen, Robert Pattinson até que é um cara legal – mas sua imagem como o vampiro que brilha no sol pegou e o ator vem suando a camisa para fazer boas produções. O que preocupa é ver que Pattinson, apesar de se esforçar, tem uma parcela de fãs composta por meninas (e meninos que gostariam de ser meninas #maldade) que só sabem olhar para a bela aparência do rapaz e detestam admitir que seu personagem na saga Crepúsculo é péssimo. Soltam frases do tipo “Ah, ele não é só um rosto bonito…” – mas até agora o ator não conseguiu emplacar nada muito louvável. Essas adolescentes virgens, viu…?

LARS VON TRIER

LARS VON TRIER

Para ilustrar os fãs de Lars Von Trier, vou apenas refrescar sua memória com relação à divulgação do novo filme do diretor, Ninfomaníaca. Antes mesmo de ser lançado, o filme já é apontado como uma obra prima do cinema recente. O cineasta dinamarquês (que é ídolo da tribo hipster – já percebeu que todo cara metido a intelectual tem Lars como diretor preferido?) tem filmes com condições técnicas precárias, situações embaraçosas para seus atores e diversos defeitos – mas NUNCA que um fã de Lars seria capaz de admitir isso. Para os admiradores do cineasta, até cena de sexo anal explícita é obra de arte.

JOHNNY DEPP

JOHNNY DEPP

Como fã de Johnny Depp de longa data, é com um aperto no coração que admito: aja saco para aturar as fãs groupies do ator. A maior parte dos fãs de Depp desconhece os melhores trabalhos do diretor, lá no comecinho da carreira, e soltam pérolas como “Ahhh adoro o Willy Wonca!” ou “Nossa! Ele e a Jolie estão um arraso com O Turista!”. Para piorar, a mesma cambada que idolatrava o cara é a mesma que hoje torce o nariz para suas recentes atuações, alegando que ele tem as mesmas caras e bocas, que o ator se acomodou, que a parceria com Burton é furada e mimimi. Detalhe: e mesmo assim, ele é um dos atores mais populares da atualidade. #Toma

QUENTIN TARANTINO

QUENTIN TARANTINO

Tarantino é considerado por seus fãs como o maior cineasta vivo (vou me arriscar ser criticado, mas, desculpem, essa é a minha opinião – e olha que ele não é meu diretor preferido). De fato, ao longo de uma carreira de pouco mais de vinte anos, Tarantino produziu filmes que estão acima da média (e nem vem bancar de chato e falar o contrário). No entanto, os fãs do diretor tem uma verdadeira adoração por ele. Primeiro porque saúdam qualquer coisa que ele faça como a oitava maravilha do mundo. Segundo, porque negam que muito da obra de Quentin tem referências explicitas às obras de outros diretores que ele admira (e que ele mesmo assume, em diversas vezes). Por último, porque eles seguem cegamente qualquer coisa que o diretor faça. Se Quentin fala que o filme X é ótimo (mesmo sendo uma porcaria), lá vai seus fãs favoritarem o filme X. Se ele diz que seu novo filme é um faroeste, os fãs correm na internet para baixar a filmografia de Sergio Leone. Cadê opinião própria, minha gente?

PEDRO ALMODÓVAR

PEDRO ALMODOVAR

Nada tenho que desabone Almodóvar. Mas seus fãs curtem mais falar que gostam de Almodóvar do que necessariamente assistir seus filmes. É algo mais ou menos assim: “o filme é do Almodóvar? Preciso assistir para comentar…”. Eles não assistem aos filmes do diretor, mas consomem a marca Pedro Almodóvar – e daí acabam perdendo a chance de descobrir boas produções. É como se, ao assistir Almodóvar, eles se distanciassem dos mortais e atingissem um patamar muito acima da população. Se soubessem o quão ridículo se tornam…

JENNIFER LAWRENCE

JENNIFER LAWRENCE

Estrela da franquia Jogos Vorazes, Jennifer Lawrence é uma boa atriz. Só que aqui vai um aviso para os fãs alucinados da atriz: menos, por favor, bem menos… Ela sofre praticamente do mesmo que Emma Watson – com a diferença que Lawrence, aos 23 anos, já tem um Oscar de melhor atriz na prateleira (mesmo que para isso, a Academia tenha tirado o prêmio de Emmanuelle Riva, mas não vou levantar polêmicas aqui…). O fato incontestável é que Lawrence não tem apenas fãs que a veem como a nova Meryl Streep (aham, vai sonhando…), mas também é tão assediada pela imprensa que chega a enojar. Quer comprar uma briga? Arrisque dizer para um fã da moça que ela não é tão linda quanto alegam. Depois você me conta…

WOODY ALLEN

WOODY ALLEN

Definitivamente, não há fãs mais insuportáveis como os de Woody Allen. Eles batem no peito e dizem que até mesmo a obra mais fraca de Allen é superior a qualquer outro filme já feito. Amigo, você precisa se situar! Tudo bem que ele é um cara bom, mas esse ar superior que lhe é conferido por seus fãs é de embrulhar o estômago. Duvido que esses fãs amariam muitas de suas obras se não soubesse que Woody dirigiu. O cineasta tem uma legião de fãs que criou uma aura “elitista” em torno dele. Eles se acham mais cultos e inteligentes dos que os demais (algo do tipo “eu rio das piadas de Woody, sou superior, com licença, recolha-se à sua insignificância…”), querem curtir jazz porque o diretor curte jazz também e imitam até o modelo de óculos do cara! Você tem noção do que é copiar o modelo de óculos de um cara com quase oitenta anos?

Comente pelo Facebook

9 Comentários

  1. Filipe

    Eu não aguento mais ouvir falar do CHRISTOPHER NOLAN.Na minha opinião ele tem os fãs mais chatos.Isso me atrapalha até de assistir um filme dele,por que sua imagem de fodão já passou dos limites

  2. Leonardo

    Nenhum fã é mais chato do que os do Woody Allen.
    E sobre o Depp, bem é verdade. Povinho que amava o cara hoje fica falando que ele só faz escolhas erradas – mas é um dos caras mais influentes de Hollywood.

  3. Débora

    Nada supera a alienação de ALGUNS fãs do Woody, por via das dúvidas eu nem entro em conversas sobre os filmes dele, pois embora eu goste de muitos deles convenhamos que nem todos são essas obras de artes que os fãs alucinados adoram pregar.
    Quanto a Emma Watson e Jennifer Lawrence sinceramente até agora não entendo o que o povo viu nessas duas, sim abas são bonitas mas não são essas deusas que a mídia e os fãs pregam, Jennifer demostra ter muito talento e quem sabe um dia pode chegar a se igualar ao monstro sagrado Meryl Streep, eu disse um dia faça-me o favor a garota não tem nem 10 anos de carreira, fez meia dúzia de filmes é só faltam chamar ela de katharine Hepburn.
    Já a Emma até agora não teve nenhum papel marcante e sua atuação em Harry Potter na minha humildade opinião está quase no mesmo nível dos atores do Carrossel.

  4. Franciele

    Eu discordo com o que o autor do artigo disse sobre Emma Watson “qual foi o personagem marcante de Watson além de Hermione?” Ela esteve na saga Harry Potter por muitos anos, e fazem apenas 2 anos que o último filme da saga foi exibido e você quer que ela já tenha outros personagens marcantes? Ela tem uma vida de carreira inteira pela frente, outras grandes oportunidades poderão aparecer. Outros atores que tem muitos personagens marcantes como Johnny Dep, são mais velhos, por isso tem mais experiências profissionais…

    • Lais

      Querida, acho que você não entendeu a colocação de quem escreveu o texto. o que ele disse é que não existem motivos para tanto endeusamento a respeito de Watson … seus fãs a consideram a melhor atriz da nova geração mas ela inda não fez nada para merecer esse titulo. Independente de ter 2 anos ou 2 meses que a saga terminou é pouco trabalho para receber tal título!

  5. Rick

    Adoro cinema e o consumo desde pequeno mas acho que sou um tanto BURRO, IGNORANTE ou algo do gênero:
    Woody Allen é um dos caras mais CHATOS que conheço: Mais chato que ele só os filmes dele: Não tem um que se salve. Tentei Annie Hall sem sucesso, que filminho mais sem graça…
    Tarantino é outro que não consigo entender por que tantos o veneram…Vi uns três e nenhum prestou: Pulp Fiction não entendi bolufas (sou burro mesmo) mas nada supera Kill Bill …Que merda é aquilo ??? aquela sequencia que a Uma Thurman luta com uns duzentos caras e vence a todos sem sofrer um arranhão é digna de risos (ou lágrimas) ou pena…Filme para adolecente debilóide.

  6. knnida

    Faltou os do Godard.

  7. Naiza

    Eu sou fã do Kubrick, mas admito que alguns fãs levam esse fanatismo muito a sério. Se alguém acha que Gravidade é igual ou superior a 2001, é a opinião deles, e não discuto. 2001 é o meu filme preferido do Kubrick, e muita gente que eu conheço acha um filme chato e interminável, mas cada um tem seu próprio ponto de vista, e não vale a pena se descabelar com isso.

  8. Ronaldo

    Já faz algum tempo que Emma Watson participou de “As Vantagens de Ser INVISÍVEL” e, mesmo não tendo visto esse filme, sei que ele mostra uma face muito boa dela como atriz. Enfim… Só uma observação: concordo com as colocações aqui; não há juízo de valores sobre os profissionais e sim, sobre os fãs. P. S.: seria legal fazer um post sobre esse relacionado ao rock n’roll, o que tem de fã chato tietando banda por aí(…).
    Adendo: von trier é um maluco psicopata, e faço questão de ficar longe dos filmes dele!