TOP 10 AS BRUXAS MAIS FAMOSAS DO CINEMA

Bruxas

Por Davi Gonçalves

Malévola, novo (e aguardado) filme da Disney estrelado por Angelina Jolie, chega nesta semana aos cinemas brasileiros. No longa, a esposa de Brad Pitt irá encarnar a personagem título, icônica vilã do clássico A Bela Adormecida, de 1959.

E para já entrar no clima desta superprodução, o CCine10 listou as 10 bruxas mais famosas do cinema – afinal, são esses seres do mal que realmente movimentam as histórias em que atuam, às vezes sendo até mesmo mais queridas do que os próprios protagonistas (quem é que não tem um vilão preferido?).

Confira a lista abaixo e veja quais são as bruxas mais malvadas das telonas – ou, em alguns casos, as mais amadas do cinema.

Rainha Grimhilde – Lucille La Verne (Branca de Neve e os Sete Anões, 1937)

Branca de Neve e os Sete Anoes

Particularmente, acredito que Branca de Neve e os Sete Anões é o melhor filme Disney de todos os tempos, pois ele serve de base para tudo o que a empresa criou a partir de então. Tudo o que consagrou os filmes de Walt Disney estão ali: a luta do bem contra o mal; as canções inesquecíveis, o happy ending, os animaizinhos antropomórficos e, claro, os vilões inesquecíveis. A Rainha Má (madrasta da protagonista que tenta a todo custo tirar a vida da garota) é um exemplo perfeito de vilania e figura como uma das bruxas mais terríveis de todo o cinema.

Elmira Gulch – Margaret Hamilton (O Mágico de Oz, 1939)

O Magico de Oz

Também conhecida como “Bruxa Má do Oeste”, essa personagem vivida por Margaret Hamilton é uma das mais célebres bruxas da história do cinema – e que fez toda a diferença no clássico O Mágico de Oz.

Malévola – Eleanor Audley (A Bela Adormecida, 1959)

A Bela Adormecida

Se a madrasta de Branca de Neve dava medo, Malévola (a original, da animação clássica Disney) não fica muito atrás. Há quem a considere a melhor vilã da Walt Disney de todos os tempos. Se é verdade ou não, é outra história, mas, bom, ao menos ela é má o suficiente para ganhar um filme só dela.

Alexandra, Jane e Sukie – Cher, Susan Sarandon e Michelle Pfeiffer (As Bruxas de Eastwick, 1987)

As Bruxas de Eastwick

Essas três mulheres viviam em uma cidade pacata e se encontravam semanalmente para conversar sobre suas insatisfações com os homens e com a vida – até o dia em que aparece o ricaço Daryl Van Horne (Jack Nicholson) e seduz as três amigas, causando um grande tumulto na cidade. Poderosas, elas usam todos os tipos de bruxaria para poder se livrar do sedutor.

Elvira – Cassandra Peterson (Elvira – A Rainha das Trevas, 1988)

Elvira

Um dos personagens mais famosos do cinema “cult”, Elvira não é necessariamente uma “bruxa”, tampouco é tão má assim. Mas é inegável que a personagem de Cassandra Peterson deve ser lembrada aqui porque todo cinéfilo fica babando nas curvas dessa bruxa sedutora…

Eva Ernst – Anjelica Huston (Convenção das Bruxas, 1990)

Convencao das Bruxas

Quando pequeno, confesso que ficava morrendo de medo (mas também fascinado) ao ver Anjelica Huston se transformando na bruxa Eva. O filme, inspirado no livro de Roald Dahl e clássico da Sessão da Tarde, conta a história de um grupo de bruxas que se reúnem para planejar algo assustador: transformar todas as crianças da Inglaterra em ratos.

Winnie, Sarah e Mary – Bette Midler, Sarah Jessica Parker e Kathy Najimy (Abracadabra, 1993)

Abracadabra

O trio formado pelas irmãs Sanderson marcou a infância de muito marmanjo por aí. Na história de Abracadabra, as três bruxas voltam à vida no século XX em uma noite de Halloween, após serem banidas por 300 anos devido às suas práticas de feitiçaria.

Elly Kedward – não creditada (A Bruxa de Blair, 1999)

A Bruxa de Blair

Este filme independente (com ares de documentário) aborda a lenda da bruxa de Blair, enforcada no século XVIII e que, apesar de não aparecer no filme, é a figura mais aterrorizante do longa – o que faz com que o espectador se questione se ela realmente existe ou não.

Bruxa Branca – Tilda Swinton (franquia As Crônicas de Nárnia)

As Cronicas de Narnia

A tirana vilã da série As Crônicas de Nárnia é pura maldade. Vestida impecavelmente com seu casaco de pele, esta rainha aterrorizou a terra de Nárnia – que, durante todo o seu reinado, viveu um intenso e eterno inverno.

Bellatrix Lestrange – Helena Bonham Carter (franquia Harry Potter)

Harry Potter

Diretamente retirada da série “bruxas que amamos”, temos Bellatrix Lestrange – uma das vilãs da série Harry Potter, que se destaca das demais por ser louca, sádica e, convenhamos, interpretada pela sempre ótima Helena Bonham Carter.

Comente pelo Facebook

2 Comentários

  1. Heber Montera

    FALTAram duas que marcaram época: maga patalojika e madame min.

  2. Gaby

    Kkk