TOP 10 CASOS DE EX-AMIGOS NO CINEMA

examigo

Por Davi Gonçalves

Tom e Vinicius já diziam: “o amor é a coisa mais triste quando se desfaz”. Essa é uma verdade que não se aplica apenas às relações amorosas, mas também às amizades – afinal, não há nada pior do que perder aquele grande amigo por quem tínhamos tanto carinho e confiança.

E no cinema, o tema não ficou de fora. Conheça abaixo os 10 casos de amizades que ficaram abaladas, tornando bons amigos em grandes inimigos:

10) FILME: Kill Bill (Kill Bill, Quentin Tarantino, 2003/2004)

Kill Bill

PERSONAGENS QUE ERAM AMIGOS: Beatrix Kiddo e o Esquadrão Assassino de Víboras Mortais
COMO/PORQUE SE TORNARAM INIMIGOS: O grupo liderado por Bill tenta assassinar Beatrix no dia de seu casamento.
OPINIÃO/COMENTÁRIO SOBRE ESSA RELAÇÃO: Beatrix era uma das integrantes do Esquadrão Assassino de Víboras Mortais, um grupo de assassinos profissional criado pelo cineasta Quentin Tarantino. Após passar quatro anos em coma em decorrência de uma tentativa de assassinato, Beatrix procura cada um de seus antigos companheiros para vingar os anos perdidos – especialmente seu antigo mentor e amante Bill.

9) FILME: Star Wars Episódio III – A Vingança dos Sith (Star Wars Episode III – Revenge of the Sith, George Lucas, 2005)

Star Wars

PERSONAGENS QUE ERAM AMIGOS: Anakin Skywalker e Obi-Wan Kenobi
COMO/PORQUE SE TORNARAM INIMIGOS: Anakin se alia ao Lado Negro da Força.
OPINIÃO/COMENTÁRIO SOBRE ESSA RELAÇÃO: Após tornar-se um cavaleiro Jedi, Obi-Wan resolve seguir o último desejo de seu antigo mestre e toma Anakin como aprendiz, ensinando-lhe tudo o que sabe. Mais tarde, o garoto se tornaria Darth Wader, um dos maiores (e mais queridos) vilões do cinema de todos os tempos.

8) FILME: Meu Melhor Inimigo (Mein Bester Feind, Wolfgang Murnberger, 2010)

Meu Melhor Inimigo

PERSONAGENS QUE ERAM AMIGOS: Victor Kauffman e Rudi Smekal
COMO/PORQUE SE TORNARAM INIMIGOS: Rudi vira oficial do Reich e envia a família de Victor para os campos de concentração.
OPINIÃO/COMENTÁRIO SOBRE ESSA RELAÇÃO: Apesar das diferenças sociais (os pais de Victor são ricos donos de uma galeria de arte e Rudi é filho da governanta da família), os dois crescem juntos e desenvolvem uma forte amizade. Mas quando o Nazismo ascende na Alemanha, Rudi enxerga na SS a oportunidade de alcançar o status que nunca possuiu – mesmo que para isso ele tenha que trair a confiança de Victor e sua família.

7) FILME: O Anjo Malvado (The Good Son, Joseph Ruben, 1993)

O Anjo Malvado

PERSONAGENS QUE ERAM AMIGOS: Mark Evans e Henry Evans
COMO/PORQUE SE TORNARAM INIMIGOS: Mark descobre que seu primo Henry, na verdade, é um garoto psicopata que tenta matar a própria irmã.
OPINIÃO/COMENTÁRIO SOBRE ESSA RELAÇÃO: Dizem que os piores inimigos estão dentro de nossa própria família. Mark é um garoto triste que, após perder a mãe, é forçado a passar alguns dias na casa de seus tios. Lá, ele se aproxima de seu primo Henry – mas aos poucos percebe que o menino não é tão bom quanto parece.

6) FILME: O Grande Truque (The Prestige, Christopher Nolan, 2006)

O Grande Truque

PERSONAGENS QUE ERAM AMIGOS: Alfred Borden e Robert Angier
COMO/PORQUE SE TORNARAM INIMIGOS: Robert desconfia que Alfred seja o responsável pela morte de sua esposa.
OPINIÃO/COMENTÁRIO SOBRE ESSA RELAÇÃO: Alfred e Robert começam sua carreira trabalhando juntos como assistentes de um famoso mágico da época, até que a esposa de Robert morre nos palcos e Alfred é acusado de ser o responsável. Mais tarde, já mágicos famosos, os dois inimigos tentam a todo custo destruir a carreira um do outro.

5) FILME: Homem-Aranha (Spider-Man, Sam Raimi, 2002-2007)

Homem-Aranha

PERSONAGENS QUE ERAM AMIGOS: Peter Parker e Harry Osborn
COMO/PORQUE SE TORNARAM INIMIGOS: Harry quer vingar o pai, supostamente morto pelas mãos de seu amigo Peter Parker.
OPINIÃO/COMENTÁRIO SOBRE ESSA RELAÇÃO: O pai de Harry (vilão no primeiro filme da franquia) teria sido morto pelo herói da trama e tudo o que o filho mais deseja é vingança. O que ele não imaginava é que o herói mascarado é, na verdade, seu melhor amigo Peter Parker (com quem ainda o jovem disputava o coração de Mary Jane).

4) FILME: Dentro da Casa (Dans La Maison, François Ozon, 2012)

Dentro da Casa

PERSONAGENS QUE ERAM AMIGOS: Claude e Rapha
COMO/PORQUE SE TORNARAM INIMIGOS: Rapha descobre que Claude está interessado em sua mãe, o que ameaçaria a felicidade da família do rapaz.
OPINIÃO/COMENTÁRIO SOBRE ESSA RELAÇÃO: A amizade entre os dois se fortalece no colégio, quando Claude passa a ajudar Rapha nas lições de matemática. Claude, porém, está mais interessado na vida em família do amigo, invadindo cada vez mais a intimidade da casa. Por sua vez, Rapha desenvolve um sentimento maior pelo novo amigo (o que sugere um personagem homossexual na trama).

3) FILME: Noivas em Guerra (Bride Wars, Gary Winick, 2009)

Noivas em Guerra

PERSONAGENS QUE ERAM AMIGOS: Emma e Liv
COMO/PORQUE SE TORNARAM AMIGOS: As duas amigas ficam noivas quase ao mesmo tempo, mas fazem acidentalmente a reserva do local da cerimônia na mesma data.
OPINIÃO/COMENTÁRIO SOBRE ESSA RELAÇÃO: A amizade entre Emma e Liv surgiu ainda na infância e desde cedo as moças compartilham o desejo de comemorar o casamento em um luxuoso hotel da cidade. O problema é que devido a um erro do local, a data reservada é a mesma e nenhuma das duas quer ceder a reserva para a outra.

2) FILME: Amores Imaginários (Les Amours Imaginaires, Xavier Dolan, 2010)

Amores Imaginarios

PERSONAGENS QUE ERAM AMIGOS: Francis e Marie
COMO/PORQUE SE TORNARAM INIMIGOS: O casal de amigos se apaixona pela mesma pessoa.
OPINIÃO/COMENTÁRIO SOBRE ESSA RELAÇÃO: Francis (homossexual) e Marie são amigos inseparáveis, até o dia em que conhecem Nicolas, um rapaz do interior do Canadá que se muda para Montreal. A partir daí, os amigos começam a disputar a atenção e o coração de Nicolas, distanciando-se cada vez mais um do outro.

1) FILME: A Rede Social (The Social Network, David Fincher, 2010)

A Rede Social

PERSONAGENS QUE ERAM AMIGOS: Mark Zuckerberg e Eduardo Saverin
COMO/PORQUE SE TORNARAM INIMIGOS: Mark teria instruído Eduardo a assinar um acordo com investidores da empresa fundada pela dupla, fazendo com que Eduardo perdesse significativamente sua parte na companhia.
OPINIÃO/COMENTÁRIO SOBRE ESSA RELAÇÃO: A dupla foi responsável pela criação do Facebook, a maior rede social da atualidade. No entanto, o que era uma bela amizade no campus da Universidade de Harvard acabou virando uma disputa acirrada nos tribunais.

Comente pelo Facebook

1 Comentário

  1. Ravanello

    Essa cor dos titulos amarela. Putz nao sei se eu sou cego, mas nao da pra ler nada