TOP 10 FILMES QUE SE PASSAM NO NATAL

NATAL

Por Davi Gonçalves

O Natal está chegando!

Pois é, leitores do Ccine10, chegou a época de reunir a família, comer panetone, fazer amigo secreto, ser falso com os colegas de empresa e o chefe – e de quebra assistir aos especiais de fim de ano do Roberto Carlos e da Xuxa.

Nós do Ccine10, desde já, desejamos uma boa noite natalina para você, seus familiares e todo aquele velho blá blá blá de sempre! E para provar o quanto somos legais, listamos a seguir alguns filmes indispensáveis para se assistir nesse período. Mas com um porém: a lista não trata necessariamente de filmes sobre o natal, mas sim histórias que se passam nesse período.

Portanto, já que por aqui não tem neve e você não vai poder fazer um belo bonequinho no quintal de casa ou esperar que o bom velhinho desça chaminé adentro para trazer seu presente, confira nossa lista e escolha seu título preferido.

A FELICIDADE NÃO SE COMPRA (1946)

A FELICIDADE

Apesar de não ter sido um sucesso imediato na época de seu lançamento, A Felicidade Não Se Compra é um filme clássico da década de 40. O longa conta a história de um espírito (possível candidato a anjo) enviado a Terra com a missão de ajudar um empresário desolado e com sérias intenções de suicídio.

NATAL SANGRENTO (1984)

NATAL SANGRENTO

Na época de lançamento – no natal de 1984 –, Natal Sangrento causou um rebuliço e alguns países chegaram a proibir os cartazes do filme (com um homem vestido de Papai Noel entrando em uma chaminé com um machado). O filme conta a história de Billy que, quando criança presenciou a morte de seus pais por um homem vestido de Papai Noel. Agora adulto, ele parte em uma missão homicida, vestido como o assassino de seus pais e com a intenção de matar todos os que cruzarem seu caminho até o orfanato (onde cresceu e foi maltratado quando criança).

GREMLINS (1984)

GREMLINS

Produzido por Steven Spielberg, Gremlins é um daqueles filmes que, você leitor, certamente já assistiu quando criança. Na trama, conhecemos os “mogwais”, bichinhos fofos e simpáticos, mas que devem ser cuidados com algumas restrições, como nunca estar em contato com água ou luz forte e nunca ser alimentado após a meia noite. Quando o garotinho Billy quebra essas regras, os habitantes de uma cidade (que se prepara para o natal) irão sofrer com os terríveis monstrinhos.

EDWARD MÃOS DE TESOURA (1990)

EDWARD

Um dos maiores clássicos da Sessão da Tarde e, provavelmente, o filme mais artístico de Tim Burton, Edward Mãos de Tesoura apresenta a história de um ser inacabado e que possui tesouras no lugar das mãos. Às vésperas do natal, Edward é levado de seu mundo sombrio e solitário para uma pequena e alegre cidade, onde se torna atração local. No entanto, aos poucos seu jeito doce e meigo acaba colocando sua própria vida em perigo. Considerado por muitos como “um conto de fadas moderno”, Burton ainda sugere como a neve surgiu no mundo – em uma das cenas mais emocionantes do cinema.

ESQUECERAM DE MIM (1990)

ESQUECERAM DE MIM

Uma das comédias marcantes da década de 90 – e que transformou Macaulay Culkin em astro infantil da noite para o dia, Esqueceram de Mim traz as encrencas de um garotinho que é esquecido em casa por sua família às vésperas das festas natalinas e tem de enfrentar sozinho dois bandidos atrapalhados que querem invadir a casa. Quem nunca riu com as impagáveis caras e bocas do então fofíssimo Macaulay?

DURO DE MATAR (1988)

DURO DE MATAR

Primeiro grande filme de ação de carreira de Bruce Willis, Duro de Matar é um ótimo exemplar para quem curte o gênero. No longa, John McClane, um policial, vai buscar a mulher em uma festa de natal, quando encontra um bando de terroristas.

BATMAN – O RETORNO (1992)

BATMAN

Muito antes de Christopher Nolan surgir com sua trilogia do Homem Morcego, Tim Burton já havia dirigido dois filmes do herói: Batman, de (1989) e Batman – O Retorno, este último que traz dois vilões antológicos dos quadrinhos: Mulher-Gato e Pinguim, que se juntam para destruir o herói e eleger o estranho Pinguim como prefeito da cidade. Ah, tudo isso em uma Gotham City gótica e fria, às vésperas do natal.

O ESTRANHO MUNDO DE JACK (1993)

O ESTRANHO MUNDO DE JACK

Alguns anos após o bem sucedido Edward Mãos de Tesoura, Tim Burton traz uma das obras mais aclamadas de sua carreira e uma das mais cultuadas animações do cinema. Em O Estranho Mundo de Jack, somos apresentados à história de Jack Skellington, rei do Halloween que, cansado da monotonia do seu mundo, decide sequestrar Papai Noel e fazer um natal um tanto “diferente”.

UM HERÓI DE BRINQUEDO (1996)

UM HEROI DE BRINQUEDO

Quem nunca deixou para comprar na última hora o presente de alguém que tanto ama? Se você já passou por isso, entende perfeitamente os apuros pelos quais passou Arnold Schwarzenegger (no papel de um importante executivo de negócios) para encontrar um boneco tão sonhado pelo filho – mas que está em falta devido à demanda natalina. Sucesso da época de natal, o filme chama a atenção para Arnold, famoso por seus filmes de ação, atuando em uma comédia.

PAPAI NOEL ÀS AVESSAS (2003)

PAPAI NOEL

Nessa comédia, Billy Bob Thornton é um vigarista que se veste de Papai Noel planejando assaltar as lojas em que visitam. Ao lado de um anão, o sarcástico criminoso bebe cada vez mais, o que pode ameaçar seus planos, conforme levantam suspeitas do gerente e do segurança da loja em que estão trabalhando.

Comente pelo Facebook