TOP 10 FILMES QUE SE PASSAM NO RIO DE JANEIRO

Rio de Janeiro

Por Davi Gonçalves

O Rio de Janeiro continua lindo! O local é um dos principais cartões de visitas do nosso país e acaba de se tornar cenário principal de mais um filme da série “Cidades do Amor” com a estreia de “Rio, Eu Te Amo”.

O CCine10 aproveitou a ocasião e listou os 10 filmes que se passam na eterna cidade maravilhosa – e que só confirmam a beleza e encanto que o Rio tem para mostrar!

INTERLÚDIO (Alfred Hitchcock, 1946)

INTERLUDIO

Interlúdio nos apresenta a trama de uma jovem convidada a ser uma espiã norte-americana no Rio de Janeiro, onde nazistas próximos a seu pai (condenado como espião) estão efetuando uma operação. Estrelado por Ingrid Bergman e Cary Grant, Interlúdio é uma das mais cultuadas obras da filmografia do mestre do suspense.

RIO, 40 GRAUS (Nelson Pereira dos Santos, 1955)

RIO 40 GRAUS

O Rio de Janeiro é mostrado neste filme (um dos precursores do cinema novo) na visão de cinco meninos de rua, que sobrevivem vendendo amendoim em diversos pontos da cidade. O semidocumentário (censurado pelos militares na época) apresenta o dia-a-dia dos cariocas, explorando as dificuldades de um povo que encontra no samba uma válvula de escape para os problemas que enfrentam diariamente.

TODAS AS MULHERES DO MUNDO (Domingos de Oliveira, 1966)

TODAS AS MULHERES DO MUNDO

Nesta deliciosa comédia nacional, Paulo é um garanhão inveterado que se apaixona pela noiva de um amigo, vivendo o dilema de abandonar todas as mulheres que é capaz de conquistar para ficar apenas com uma. O filme é estrelado por Paulo José, Leila Diniz e Ivan de Albuquerque.

COPACABANA MON AMOUR (Rogério Sganzerla, 1970)

COPACABANA MON AMOUR

Do mesmo diretor do elogiado O Bandido da Luz Vermelha, de 1968, Copacabana Mon Amour é uma comédia que acompanha Sonia Silk, transeunte de um dos principais pontos turísticos da cidade, cujo sonho é se tornar uma grande cantora da Rádio Nacional. A trilha sonora, vale citar, é assinada por Gilberto Gil.

O QUE É ISSO, COMPANHEIRO? (Bruno Barreto, 1997)

O QUE E ISSO COMPANHEIRO

Com um elenco primoroso (Pedro Cardoso, Fernanda Torres, Matheus Nachtergaele, Luiz Fernando Guimarães, Cláudia Abre, entre outros), O Que É Isso, Companheiro? retrata a cidade do Rio durante o período de ditadura militar. Grande sucesso do cinema nacional, a fita concorreu ao Oscar de melhor filme estrangeiro.

CIDADE DE DEUS (Fernando Meirelles, 2002)

CIDADE DE DEUS

Adaptado do livro homônimo de Paulo Lins, Cidade de Deus nos traz a história de um dos bairros mais perigosos do Rio nos anos 80, desde seu surgimento na década de 60 até a expansão do crime organizado. A produção nacional foi indicada em 4 categorias no Oscar (melhor diretor, roteiro adaptado, edição e fotografia).

TROPA DE ELITE (José Padilha, 2007)

TROPA DE ELITE

Um dos mais populares filmes brasileiros nos últimos anos, Tropa de Elite (apesar de ficcional) recria as ações do BOPE – Batalhão de Operações Policiais Especiais –, na perspectiva de um dos personagens mais icônicos do cinema nacional: capitão Nascimento (brilhantemente vivido por Wagner Moura). O longa denuncia a violência e o caos urbano do Rio, alem de toda a suposta corrupção que envolve a polícia carioca.

ERA UMA VEZ (Breno Silveira, 2008)

ERA UMA VEZ

Esse drama romântico nacional ambientado na Rio de Janeiro contemporânea narra o envolvimento amoroso entre Dé, um morador da favela do Cantagalo que luta para fugir da criminalidade, e Nina – filha única de uma tradicional família rica da região de Ipanema.

HELENO (José Henrique Fonseca, 2011)

HELENO1

A biografia de Heleno de Freitas, jogador de futebol do Botafogo na década de 40, foi levada aos cinemas com Rodrigo Santoro no papel principal. Em uma Rio de Janeiro cheia de glamour e requinte, Heleno era um gênio em campo, mas que passou seus últimos dias de vida na solidão.

RIO (Carlos Saldanha, 2011)

RIO

Uma das animações mais queridas do público, Rio nos apresenta a Blu, uma arara-azul nativa do Brasil que não sabe voar devido a anos vividos dentro de um cativeiro. Um dia, acidentalmente, o pássaro vem parar na cidade do Rio de Janeiro – e descobre um mundo diferente de tudo aquilo que já conheceu.

Comente pelo Facebook

1 Comentário

  1. SaBrina

    A minha filha É SEMPre linda é Gosto muito eu te amo filha
    Para vc filha essa carta É para vc eu te amo muito beijão
    ♡♡♡♡♡♡♡