TOP 10 FILMES SOBRE ADOLESCÊNCIA

adolesc

Por Davi Gonçalves

Aproveitando a estreia de Confissões de Adolescente, que chegou às salas nacionais nesta semana, o CCine10 selecionou os 10 melhores filmes sobre adolescência.

Vale lembrar que esta lista procurou selecionar filmes de diferentes estilos e temáticas. Logo, provavelmente vai ficar faltando aquele seu filme preferido que fez parte de sua adolescência – o que é mais um motivo para você deixar registrada sua opinião em nossos comentários.

DIÁRIO DE UM ADOLESCENTE (Scott Kalvert, 1995)

DIARIO DE UM ADOLESCENTE

Baseado em fatos reais, o filme acompanha a história de Jim Carrol (Leonardo DiCaprio, antes de se consagrar em Titanic), um adolescente que sonha em ser um astro do basquete. No entanto, Jim acaba se envolvendo com drogas. Após ser expulso do colégio, Jim se une a um grupo de usuários e se envolve em pequenos crimes e até prostituição, se envolvendo cada vez mais neste submundo.

KIDS (Larry Clark, 1995)

KIDS

Kids foi o primeiro filme de Larry Clark – diretor conhecido por abordar temas como violência, uso de drogas e sexo entre jovens e adolescentes, geralmente de forma bastante polêmica. Em Kids, as principais tramas paralelas envolvem um adolescente que só transa com garotas virgens e uma garota que, apesar de ter tido um único parceiro sexual, é HIV soropositivo. No cenário mais amplo, Larry aborda a forma conturbada como vivem os adolescentes, consumindo drogas e não praticando sexo seguro.

AS PATRICINHAS DE BEVERLY HILLS (Amy Heckerling, 1995)

AS PATRICINHAS DE BEVERLY HILLS

As Patricinhas de Beverly Hills é um dos filmes precursores a mostrar não apenas a linguagem, mas também os anseios do público adolescente – especialmente na década de 90, o que faz com que o filme hoje possa parecer um pouco passado. Na história, a adolescente Cher é filha de um rico advogado e divide seu tempo com a família e com suas amigas fúteis e alienadas. No entanto, a chegada do enteado de seu pai muda os rumos da situação, uma vez que Cher se vê apaixonada pelo garoto.

AMERICAN PIE: A PRIMEIRA VEZ É INESQUECÍVEL (Chris Weitz & Paul Weitz, 1999)

AMERICAN PIE

Quem já passou por alguma situação incomum com relação à sua primeira experiência sexual, vai se identificar (ou pelo menos rir demais) com a história de um grupo de adolescentes que faz um pacto onde todos devem perder a virgindade até a noite de sua formatura no colégio. Comédia escrachada da década de 90, American Pie gerou uma série de novos filmes (nem todos bem sucedidos, todavia) e popularizou o termo MILF (“Mother I’d Like to Fuck”).

AOS TREZE (Catherine Hardwicke, 2003)

AOS TREZE

Na trama de Aos Treze, Tracy é uma adolescente inteligente e bem comportada, que se torna amiga de Evie, a aluna mais popular do colégio. Evie apresenta a Tracy um submundo perigoso que envolve o uso de drogas, sexo e mutilação que coloca Tracy em conflito no colégio e, principalmente, dentro de casa, especialmente com a mãe da garota.

A BELA JUNIE (Christophe Honoré, 2008)

A BELA JUNIE

Após a morte de sua mãe, a adolescente Junie (Léa Seydoux) muda de cidade e passa a frequentar o mesmo colégio que seu primo Matthias. Desejada por vários amigos do primo, Junie acaba se envolvendo com o tímido Otto – mas logo se vê apaixonada por Nemours, seu professor de italiano – que é o Louis Garrel, simples assim. O filme aborda ainda outras questões típicas da adolescência, como a descoberta da sexualidade e as amizades.

EU MATEI MINHA MÃE (Xavier Dolan, 2009)

EU MATEI MINHA MAE

Primeiro e cultuado filme de Xavier Dolan, Eu Matei Minha Mãe é um drama protagonizado por Hubert, um adolescente não muito convencional que tem um relacionamento conturbado com sua mãe – a quem despreza e com quem vive uma relação de amor e ódio, cheia de culpa e manipulação de ambas as partes. A situação piora quando a mãe descobre por outras pessoas que o filho mantém um relacionamento homossexual.

AS MELHORES COISAS DO MUNDO (Laís Bodanzky, 2010)

AS MELHORES COISAS DO MUNDO

Nesta produção nacional, Mano é um típico adolescente: gosta de guitarra, sair com os amigos, beijar garotas. No entanto, quando descobre que seu pai está se relacionando com outro homem, Mano percebe que a vida adulta não é tão simples quanto parece – quando finalmente o adolescente percebe as dificuldades com relação ao colégio, relacionamento com os pais, a primeira transa, preconceitos e a amor.

A ARTE DA CONQUISTA (Gavin Wiesen, 2011)

A ARTE DA CONQUISTA

A história de A Arte da Conquista segue George, um adolescente solitário e sem muitas perspectivas, que não vê sentido na vida e em nada ao seu redor. Quando Sally surge em sua vida, George, que até então não estava preparado para se apaixonar, passa a ter uma visão diferente sobre seus sentimentos e sobre sua própria vida.

AS VANTAGENS DE SER INVISÍVEL (Stephen Chbosky, 2012)

AS VANTAGENS DE SER INVISIVEL

Baseado em um best-seller, As Vantagens de Ser Invisível é um daqueles filmes que todo mundo ama e tem aquele status de filme “fofo” – o que é compreensível, visto o trio principal da trama, interpretado por Logan Lerman, Emma Watson e Ezra Miller. N trama, Charlie é um garoto tímido (e um pouco complexado) que descreve sua vida em uma série de cartas a um desconhecido, onde ele conta as difíceis fases de sua adolescência.

Comente pelo Facebook

21 Comentários

  1. Fabricio

    As vantagens de ser invisível e as melhoras coisas do mundo são muito foda
    diário de um adolescente é um clássico, que eu vi na escola, acredito que vc tb

  2. Jim Monteiro

    Faltou The Breakfast Club.

  3. Érlick Badú

    The Breakfast Club não se faz necessário na lista.

    É outro nível. =)

  4. Lucas

    Aos Treze é foda, merecia uma continuação (mas que deveria ter sido realizada entre 2004 e 2005, visto que hoje as atrizes já estão crescidas demais para representarem os papéis de Evie e Tracy novamente, sem contar que não consigo imaginar ninguém além delas nos respectivos papéis).
    As Vantagens de Ser Invisível também é ótimo, recomendo.
    Quero assistir Diário de Um Adolescente, parece ser bom.

  5. Vick

    uou….
    o melhor de todos eh as vantagens de ser invisivel , depende de como foi ou eh a vida da pessoa , eu por exemplo em alguns momentos me identifiquei com os personagens…entao 50% das pessoas q assistem gostam muito, 25% acham razoavel, e os outros 25% nao gostam … o filme trata de drogas, homossexualidade, paixoes, suicidio , amizade, e abuso … entre outros problemas relatados no filme que eh um dos meus preferidos e com um otimo elenco.

    • Lucas

      realmente Vick, eu me identifiquei muito com esse filme.. a mesma tragédia na vida, a depressão.. mas hoje estou bem! Lindo filme.

  6. Stefany

    Bom eu acho que faltou o diario de tati e confissoes de adolescentes

  7. Joy

    Aos 13 é mega massa !
    O filme Confiar (que não está na lista) é meeega também !

  8. Gleicyhellem

    Concordo que As Vantagens de Ser Invisível é um dos melhores (tirando o fato que é com um dos atores que eu mais gosto, Logan Lerman) mas devia ter também o Se Enlouquecer Não Se Apaixone.

    • Emma

      Concordo! Se enlouquecer, não se apaixone é o melhor filme que tem! Faltou na lista mesmo….

      • Marcio

        Qual e o filme? O filme conta a história de duas adolescentes que são melhores amigas uma e de classe média ou alta e seus pais vivem viajando a trabalho e a outra e pobre elas se envolvem com drogas e sexo. A rica chega até a cortar o pulso por causa de ciúmes da amiga com o namorado.
        esse filme assisti no corujão há uns 2 ou 3 anos atrás

        Não e Aos 13,pois já assisti e não e ele

        • Ryana

          Almas Gêmeas (1994)

        • Amanda

          É o filme garotas sem rumo com a anne hathaway

  9. Debora

    Faltou “O maravilhoso agora” filme muito bom, recomendo.

  10. Dominnik

    o melhor de todos é A Arte da Conquista

  11. Jonathan Esteche

    Esqueceu de Juno…

  12. guilherme Alves

    “Aos Treze” e “aS VANTAGENS DE SER INVISÍVEL” EU JÁ ASSISTI, SÃO MUITO LEGAIS, TRATA DA ADOLESCÊNCIA, SEXO, DROGAS, E HOMOSSEXUALIDADE (NO “AS VANTAGENS DE SER INVISÍVEL) Amei esses filmes, estou tentando baixar para assistir novamente! haha <3

  13. Luisa

    Faltou o clube dos cinco mas amei a lista ❤

  14. Ana Beatriz

    As patricinhas de Beverly rios
    E muito legal valeu pela escolha parça.

  15. Roberto

    Esqueceram do melhor filme que já assistir envolvendo adolescentes,, que é Cristiane f aos treze anos nas drogas e prostituiçÃO, recomendo que todos assistam