TOP 10 FILMES SOBRE ALZHEIMER

ALZHEIMER

Para Sempre Alice, novo filme de Julliane Moore (que lhe rendeu o tão esperado Oscar de melhor atriz), estreia essa semana. Na trama, Moore é uma professora diagnosticada precocemente com um tipo raro de Alzheimer, o que irá impactar para sempre sua vida.

O Ccine10 aproveitou a ideia e selecionou abaixo 10 filmes sobre a doença de Alzheimer. Confira os títulos:

MEU PAI, UM ESTRANHO (Gilbert Cates, 1970)

MEU PAI UM ESTRANHO

Às vésperas de seu casamento, um professor recebe a notícia de que sua mãe acabara de falecer. Sem outras alternativas, ele é obrigado a cuidar do pai, que está começando a desenvolver o Alzheimer.

IRIS (Richard Eyre, 2001)

IRIS

Iris é a biografia da filósofa Iris Murdoch, cuja trama vai da juventude (quando a pensadora conheceu o marido, John Bayley) até sua velhice, quando descobre que está com Alzheimer.

O FILHO DA NOIVA (Juan José Campanella, 2001)

O FILHO DA NOIVA

O único arrependimento de Nino é não ter se casado com sua esposa na igreja e decide fazer isso antes de sua morte – o problema é que a mulher está em um estágio avançado de Alzheimer e a celebração deverá ser feita às pressas.

DIÁRIO DE UMA PAIXÃO (Nick Cassevetes, 2004)

DIARIO DE UMA PAIXAO

Na trama do elogiado Diário de uma Paixão, um idoso lê todos os dias a uma mulher com Alzheimer a história de amor entre uma jovem rica e um rapaz de origem pobre, que se conheceram algum tempo antes da Segunda Guerra.

A MOMENT TO REMEMBER (John H. Lee, 2004)

A MOMENT TO REMEMBER

A primeira das três partes do sul-coreano A Moment to Remember conta a história de amor entre uma garota e um funcionário do seu pai. A jovem descobre ser portadora de Alzheimer, fato que irá mudar a vida do casal.

LONGE DELA (Sarah Polley, 2006)

LONGE DELA

O casamento entre Grant e Fiona fica abalado quando a esposa é diagnosticada com Alzheimer. Após alguns dias internadas em uma clínica, Fiona não consegue mais reconhecer e o marido – além de se afeiçoar por um paciente local.

A FAMÍLIA SAVAGE (Tamara Jenkins, 2007)

A FAMILIA SAVAGE

Dois irmãos voltam a morar juntos (o que não acontecia há anos) para cuidar do pai que está com Alzheimer. Alem de lidar com a doença do pai, ambos terão que conviver com suas manias e esquisitices.

CLARITA (Thereza Jessouroun, 2007)

CLARITA

O documentário em curta-metragem foi baseado na história da mãe da diretora, vítima do Alzheimer. Alternando imagens da mãe com cenas da atriz Laura Cardoso, o filme traz alguns questionamentos, como o sentido da vida e a relação com a morte.

POESIA (Lee Chang-dong, 2010)

POESIA

A vida de uma senhora de 66 anos passa por mudanças significativas quando ela descobre estar sofrendo de Alzheimer – e que seu neto, que criara desde criança, estaria envolvido em um estupro coletivo de uma garota.

A SEPARAÇÃO (Asghar Farhadi, 2011)

A SEPARACAO

Em A Separação, um homem desiste de uma viagem com sua família por conta do pai, que sofre de Alzheimer. Após ser abandonado por sua esposa, ele contrata uma jovem para cuidar do doente – mas a moça está grávida e trabalhando sem o esposo saber.

Gostou da nossa lista?! Sentiu falta de algum filme? Contribua com o nosso site indicando filmes que poderiam compor uma segunda lista.

Comente pelo Facebook

2 Comentários

  1. Lilain

    Filme Remember (memorias secretas)

  2. Nezia cheles martins

    Alguns ja vi e ate li o livro muito bom pq muitas familias estao no vacuo ainda obrigada em nome das familias Alzhimer