TOP 10 MELHORES FILMES BASEADOS EM QUADRINHOS

HQs

Por Davi Gonçalves

O mundo das HQs é um terreno fértil para boas histórias e ao longo dos anos muitas tramas foram adaptadas dos quadrinhos para o cinema – muitas delas, inclusive, nós mal sabemos a origem de seu roteiro.

O CCine10 listou a seguir os 10 melhores filmes (ou franquias, como se verá) baseadas em quadrinhos. Confira os títulos (que foram selecionados com muita dificuldade, já que são muitos os filmes cujo roteiro são inspirados em HQs) e não deixe de registrar sua opinião sobre os filmes – e, claro, sobre a sua leitura dos quadrinhos.

O Corvo (1994, Alex Proyas)

O Corvo

Brandon Lee estrelou esse filme, adaptado dos quadrinhos “adulto” de James O’Barr, no papel de Eric Draven – um músico de rock que é assassinado juntamente com sua noiva e retorna da sepultura para se vingar de seus assassinos. Brandon, que faleceu durante as filmagens do longa, tem uma das atuações mais famosas do cinema.

Oldboy (2003, Chan-Wook Park)

Oldboy

Inspirado no mangá de Nobuaki Minegishi, Oldboy apresenta a trajetória de Oh Dae-Su, um homem de família comum que após ser sequestrado e permanecer aprisionado por 15 anos, é libertado com a missão de encontrar seu algoz em apenas 5 dias.

V de Vingança (2005, James McTeigue)

V de Vinganca

Estrelado por Natalie Portman (em ótima forma, diga-se de passagem…), V de Vingança é baseado na HQ de Alan Moore e David Lloyd. A trama se passa numa Inglaterra futurista, comandada por um regime totalitário até o aparecimento de V, um “herói” mascarado com um plano terrorista para destruir o sistema opressor e anarquista vigente.

Sin City: A Cidade do Pecado (2005, Frank Miller e Robert Rodriguez)

Sin City

Contando com a participação especial de Quentin Tarantino (que dirige uma das cenas do longa), Sin City: A Cidade do Pecado é baseada em uma série de quadrinhos produzida pelo próprio Frank Miller e mostra três histórias diferentes que se cruzam – histórias essas que envolvem policiais, prostitutas, assassinos e outros tipos dessa tal cidade. Vale lembrar que a continuação do filme de 2005 está prevista para este ano.

Watchmen: O Filme (2009, Zack Snyder)

Watchmen1

Inspirado na obra de Allan Moore, Watchmen: O Filme é uma adaptação dos quadrinhos da década 80, cuja trama gira em torno de uma equipe de heróis renegados que investigam o assassinato de um de seus colegas de profissão – mas acabam descobrindo uma conspiração ainda maior.

Kick-Ass (2010, Matthew Vaughn)

Kick-Ass

Baseado na obra de Mark Millar e John Romita Jr. e amplamente elogiado pela crítica, Kick-Ass mostra o que acontece quando um adolescente comum e fã de quadrinhos se cansa de sua vida monótona e resolve sair por aí vestido de super-herói e tentando combater pequenos crimes.

Os Vingadores – The Avengers (2012, Joss Whedon)

Os Vingadores

Considerado por muitos como “o melhor filme de heróis de todos os tempos”, Os Vingadores faz uma verdadeira homenagem a toda cultura cinematográfica do mundo de Stan Lee. Com um roteiro muito bem escrito (com diálogos sensacionais) e uma direção competente, Os Vingadores cumpriu o que comprometeu, se tornando um dos filmes mais rentáveis da história até o momento.

Azul é a Cor Mais Quente (2013, Abdellatif Kechiche)

Azul e a Cor Mais Quente

Azul é a Cor Mais Quente é um filme talvez questionável nesta lista, mas sua incrível polêmica o tornou um dos filmes mais comentados de 2013. Baseado na obra de Julie Maroh, o filme retrata a primeira paixão da adolescente Adèle por outra mulher.

Homem-Aranha

Homem-Aranha

O herói aracnídeo já esteve na tela dos cinemas em algumas ocasiões. A mais famosa, provavelmente, é a adaptação de Sam Raimi, uma trilogia que iniciou bem, ficou ótima e acabou tropeçando no último episódio. Entretanto, o escorregão não foi suficiente para tirar os méritos da adaptação. Recentemente, Marc Webb encarou o desafio de fazer uma nova trilogia – e, obviamente, de ser comparado com a obra de Raimi.

Batman

Batman

Um dos heróis mais queridos de todos os tempos, as histórias do Homem Morcego já foram adaptadas diversas vezes no cinema. As mais famosas são as versões de Tim Burton (Batman e Batman – O Retorno) e, obviamente, a de Christopher Nolan – uma trilogia premiada que transformou Gothan City em uma megalópole, apresentando uma visão mais “madura” do universo do herói mascarado.

Comente pelo Facebook

4 Comentários

  1. Rodrigo

    Faltou Hellblazer

  2. Rodrigo

    Faltou Hellblazer – Filme Constantine

  3. Max Augusto

    Eu já acho que faltaram mais coisas por aí: Estrada Para a Perdição (Sam Mendes), Marcas da Violência (David Cronenberg), Scott Pilgrim Vs O Mundo (Edgar Wright) e O Anti-Herói Americano (Sharei Springer Berman e Robert Pulcini).

  4. andre

    MINHA lista (cada um tem sua opinião, blablablá…)

    1) Sin City – A Cidade do Pecado
    1) Capitão América 2 – O Soldado Invernal
    1) Liga da Justiça – Ponto de Ignição
    2) Os Vingadores
    3) V de Vingança
    3) Homem de Ferro 1
    3) Watchmen
    3) Batman – Cavaleiro das Trevas
    4) Batman (Tim Burton)
    4) Batman Begins
    4) X-Men – Primeira Classe
    5) Homem-Aranha 1
    5) Hellboy 1
    6) Thor 2 – Mundo Sombrio

    Menção Honrosa: X-Men Animated Series (1992-1997)