TOP 10 – MELHORES FILMES DE DETETIVES

DETETIVES

Por Davi Gonçalves

Kingsman: Serviço Completo, novo filme de Matthew Vaughn (do ótimo Kick-Ass – Quebrando Tudo), estreia essa semana nos cinemas. Para aproveitar a estreia, listamos abaixo 10 filmes de detetives que são famosos no cinema. Confira os títulos:

O FALCÃO MALTÊS (John Huston, 1941)

O FALCAO MALTES

Sam Spade é o detetive protagonista de O Falcão Maltês, considerado o primeiro filme noir norte-americano – um gênero que marcou época e fez escola. Na trama, Spade tenta resolver o caso de uma jóia encrustrada em um falcão.

A PANTERA COR-DE-ROSA (Blake Edwards, 1963)

A PANTERA COR DE ROSA

Todo mundo já ouviu falar de A Pantera Cor-de-Rosa – mesmo que nunca tenha visto o filme ou a série homônima lançada alguns anos depois. Aqui, temos o divertido inspetor Clouseau, da polícia parisiense, que tenta encontrar um ladrão de jóias.

OPERAÇÃO FRANÇA (William Friedkin, 1971)

OPERACAO FRANCA

Produção que faturou um Oscar de melhor filme (desbancando o cultuado Laranja Mecânica, de Stanley Kubrick), Operação França traz os detetives nova-iorquinos “Popeye” Doyle e Buddy Russo investigando uma rede de tráfego de narcóticos.

CHINATOWN (Roman Polanski, 1974)

CHINATOWN

Talvez o maior clássico noir de todos os tempos (ao menos, é tido como o filme com o roteiro mais “perfeito” do cinema), Chinatown nos traz um detetive especializado em casos matrimoniais (Jack Nicholson) que é contratado por uma mulher da alta sociedade – mas acaba se envolvendo com a máfia.

DURO DE MATAR (John McTiernan, 1988)

DURO DE MATAR

Ah, Duro de Matar… A série eternizou o astro Bruce Willis na década de 80, no papel do detetive John McClane – que neste primeiro filme está viajando até Los Angeles para se encontrar com a esposa.

ACE VENTURA: UM DETETIVE DIFERENTE (Tom Shadyac, 1994)

ACE VENTURA

Okay, há ressalvas quanto a este filme – mas é inegável que Jim Carrey estava divertidíssimo vivendo Ace Ventura – um detetive voltado a casos que envolvam animais. O sucesso foi tamanho que Ace voltou aos cinemas em uma continuação anos depois.

LOS ANGELES – CIDADE PROIBIDA (Curtis Hanson, 1997)

LOS ANGELES  CIDADE PROIBIDA

Outro belo exercício do gênero noir mais atual, Los Angeles – Cidade Proibida acompanha uma dupla de detetives (Russel Crowe e Guy Pearce) que pertenciam à polícia na década de 50, atuando em uma cidade repleta de corrupção.

A LENDA DO CAVALEIRO SEM CABEÇA (Tim Burton, 1999)

A LENDA DO CAVALEIRO SEM CABECA

Um dos filmes burtonianos mais queridos do público, A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça se passa no pequeno vilarejo de Sleepy Hollow, onde acontece uma serie de crimes envolvendo pessoas inocentes. Para soluciona-los, é acionado o detetive Ichabod Crane (Johnny Depp), que terá seus métodos (e sua fé) confrontados pelo sobrenatural.

INSPETOR BUGIGANGA (David Kellogg, 1999)

INSPETOR BUGIGANGA

Talvez a serie de desenhos seja mais interessante do que este longa, lançado pela Disney no final dos anos 90. Mas John Brown é um dos detetives mais interessantes do cinema – inclusive com seu chapéu multifuncional.

SHERLOCK HOLMES (Guy Ritchie, 2009)

SHERLOCK HOLMES

Para finalizar a lista, está aí um dos detetives mais famosos de todos os tempos: Sherlock Holmes, interpretado aqui por Robert Downey Jr. e autor da célebre frase “Elementar, meu caro Watson…”.

Gostou da nossa lista?! Sentiu falta de algum filme? Contribua com o nosso site indicando filmes que poderiam compor uma segunda lista.

Comente pelo Facebook

2 Comentários

  1. Diego

    Inspetor bugiganga entre os melhores e diversos filmes de detetives como seven: os sete pecados capitais de fora é brincadeira, não da pra levar a sério a lista nem o site.