TOP 10 | MELHORES FILMES DE GUERRA

GUERRA

Por Davi Gonçalves

Sniper Americano é o mais novo filme de Clint Eastwood, um drama de guerra que nos apresenta à biografia de um dos atiradores mais letais dos EUA. Aproveitando a estreia do longa, o CCine10 em parceria com a NET Manaus resolveu listar os 10 melhores filmes de guerra de todos os tempos. Confira a lista:

SEM NOVIDADE NO FRONT (Lewis Milestone, 1930)

SEM NOVIDADE NO FRONT

Considerado pela crítica como o maior filme anti-guerra de todos os tempos devido ao seu tom pacifista, Sem Novidade no Front acompanha sete estudantes alemães que se apresentam como voluntários para o serviço militar na Primeira Guerra Mundial.

A GRANDE ILUSÃO (Jean Renoir, 1937)

A GRANDE ILUSAO

De caráter antibelicista, A Grande Ilusão se passa durante a Primeira Guerra Mundial e foca sua trama nas relações humanas durante o conflito, quando até mesmo oficiais de exércitos inimigos criam laços fortes apesar de suas razões políticas e nacionalidades.

GLÓRIA FEITA DE SANGUE (Stanley Kubrick, 1957)

GLORIA FEITA DE SANGUE

Talvez o primeiro grande sucesso do aclamado cineasta, Glória Feita de Sangue concentra sua narrativa durante a Primeira Guerra Mundial, quando um general francês ordena um ataque suicida contra os alemães – que acaba em tragédia.

GUERRA E PAZ (Sergei Bondarchuk, 1967)

GUERRA E PAZ

Baseado no romance épico de LIev Tolstói e vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro, Guerra e Paz foi a produção mais cara produzida pela União Soviética, tendo como cenário principal a invasão napoleônica na Rússia.

A CRUZ DE FERRO (Sam Peckinpah, 1977)

A CRUZ DE FERRO

O filme acompanha um grupo de soldados alemães que retornam à base para encontrar seu novo comandante, um oficial que busca a todo custo a “Cruz de Ferro”, como forma de honrar sua família. O longa trata a guerra sob o ponto de vista dos soldados alemães, desmitificando algumas ações desumanas que são atribuídas a estes combatentes.

APOCALYPSE NOW (Francis Ford Coppola, 1979)

APOCALYPSE NOW

A trama do épico de Coppola se passa na Guerra do Vietnã e acompanha um oficial do exército dos EUA em uma missão para matar um coronel renegado, que teria enlouquecido e se refugiado no Camboja.

VÁ E VEJA (Elem Klimov, 1985)

VA E VEJA

Uma das mais importantes obras do cinema russo, Vá e Veja narra a trajetória de um jovem soldado separado de seus superiores em plena Segunda Guerra Mundial.

A LISTA DE SCHINDLER (Steven Spielberg, 1993)

A LISTA DE SCHINDLER

Presença frequente na lista de melhores filmes da história, o longa de Spielberg gira em torno de Oskar Schindler, influente empresário alemão que abriu mão de boa parte de sua fortuna para salvar a vida de mais de mil judeus na Segunda Guerra Mundial. Foi indicado a 12 categorias no Oscar, vencendo 7 delas (incluindo melhor filme e diretor).

O RESGATE DO SOLDADO RYAN (Steven Spielberg, 1998)

O RESGATE DO SOLDADO RYAN

Em meio aos horrores da Segunda Guerra Mundial, um capitão do exército norte-americano é designado para salvar o último soldado da família Ryan que ainda está vivo. No entanto, é preciso percorrer várias regiões do território em conflito para descobrir o paradeiro deste combatente.

O PIANISTA (Roman Polanski, 2002)

O PIANISTA

Trata-se da incrível biografia do pianista polonês Wladyslaw Szpilman, um dos sobreviventes do Gueto de Varsóvia, em plena Segunda Guerra Mundial. Vale ressaltar que O Pianista trouxe o tão esperado Oscar de melhor diretor ao polêmico Roman Polanski.

Gostou da nossa lista?! Sentiu falta de algum filme? Contribua com o nosso site indicando filmes que poderiam compor uma segunda lista.

Comente pelo Facebook

9 Comentários

  1. Vinícius

    Bah… sem Platoon na lista?

    • Osmar

      Concordo, Platoon inesquecível, sempre assisto!!!

  2. Henrique

    Faltou Stalingrad , dirigido por Joseph Vilsmaier de 1983. Um ótimo filme de querra e Die Brücke (1959) de Bernhard Wicki.
    Henrique Lima

  3. Daniel

    Nascidos para matar

  4. junior

    Sem Platoon?

  5. Osmar

    Platoon deveria encabeçar a lista

  6. Leonardo

    Adorei a lista, são filmes incríveis!

  7. Paulo

    Uma lista que não tem “Além da linha Vermelha” não é uma lista séria.

  8. Rogério

    fALTOU: cÍRCULO DE FOGO. Filme baseado a história real de Vassili Zaitsev, atirador de elite russo.