Top 10 Melhores Filmes sobre Amizade – Vol. 2

Kadu Silva

Um dos grandes sucessos do Ccine10 ao longo de sua existência são as listas, no ano de 2018 deixamos de lado esse conteúdo, mas devido a pedidos esse ano tentaremos lançar uma lista por semana, sempre fazendo conexão com alguma da estreia da semana no cinema. Para começar escolhemos o tema amizade, que já tem sua primeira lista (clique aqui para conferir), mas com o lançamento de Wifi Ralph – Quebrando a Internet, resolvemos fazer o volume 2 com mais 10 filmes que celebram a amizade.

É uma ótima oportunidade de convidar um grande amigo e assistir ao seu lado um dos filmes indicados. Não esqueça que sua colaboração para uma nova lista ou mesmo sugestões de novos temas é sempre importante.

10 Clube dos Cinco, de John Hughes (1985)

Esse clássico dos anos 80 apresenta uma amizade que surge de forma inusitada. Cinco adolescentes cometem pequenos delitos, e como punição eles tiveram que passar um sábado inteiro dentro da escola e lá fazer uma redação com mais de mil palavras sobre o que pensam de si. Apesar de personalidades bem diferentes, a aproximação entre eles, onde todos acabam se abrindo um para o outro, torna os cinco grandes amigos.

9 Hoje Eu Quero Voltar Sozinho, de Daniel Ribeiro (2014)

Leonardo, Gabriel e Giovana são grandes amigos, a diferença dessa amizade é que Leonardo interpretado por Ghilherme Lobo é cego e devido a isso precisa lidar com o sentimento diferente que sente por cada um dos dois amigos para não magoar nem deles. É uma delicada relação que vai além da amizade, explorando o surgimento da sexualidade, ciúmes e liberdade.

8 Thelma e Louise, de Ridley Scott (1991)

É aquele filme que apresenta a história que a grande maioria já pensei em fazer com seu melhor amigo, jogar tudo para o alto e sair sem lenço sem documento pelas estradas da vida. É exatamente essa trajetória que vemos das amigas Louise uma garçonete quarentona e Thelma uma dona-de-casa, ambas cansadas da monotonia em que vivem. Além da celebração da amizade ao longo de road movie, as amigas vivem aventuras marcantes, algumas bem perigosas, sendo mais prudente em certas escolhas, a trama pode servir de inspiração, quem sabe?

7 Sempre Amigos, de Peter Chelsom (1998)

Um filme que apresenta uma linda amizade mesmo diante de um grande preconceito. Trata-se de dois garotos. Maxwell, com dificuldades de aprendizado e um forte trauma do passado, onde presenciou a morte de sua mãe provocada pelo seu pai e Kevin, um garoto que sofre com uma doença que o impede de se locomover normalmente. Ao se tornarem vizinhos, eles rapidamente se identificam e criam uma amizade repleta de aventuras e de momentos complicados principalmente em função do preconceito das pessoas que estão à sua volta.

6 Procurando Nemo, de Andrew Stanton, Lee Unkrich (2003)

É a amizade do peixe-palhaço Marlin com uma peixinha dislexia Dory, que se juntam para encontrar o filho de Marlin, o Nemo, que acabou sendo capturado por um mergulhador, após uma discussão com o pai. No começo era somente uma ajuda que Dory estaria dando para Marlin, mas a doçura e a resiliência dela diante dos acontecimentos acaba criando nos dois uma amizade que vai além dessa aventura.

5 A Cura, de Peter Horton (1995)

Numa época onde ainda não se conhecia muito sobre o vírus HIV, Peter Horton apresentou essa delicada história de amizade entre um garoto soropositivo e seu amigo Erik. Sem julgamentos e preconceitos os dois garotos estabelecem uma relação forte e ao descobrirem que um médico teria descoberto a cura da doença em Nova Orleans, os dois resolvem fazer de tudo para ir até lá e libertar Dexter dessa enfermidade. É uma tocante história de amizade e superação.

4 Curtindo a vida adoidado, de John Hughes (1986)

Um clássico dos anos 80, onde mostra três jovens que estão no último ano do colégio e resolvem matar a aula para curtir um dia na cidade a bordo da Ferrari do pai de Ferris. Politicamente incorreta, mas totalmente pertinente para uma ficção, que no final mostra que as irresponsabilidades têm suas consequências.

3 Monstros S.A., de Pete Docter, David Silverman (2001)

Apesar da amizade de Sully e Wazowski que trabalham na fábrica de sustos, localizada numa dimensão paralela, onde os monstros entram nos quartos das crianças para dar sustos nelas e assim gerar energia para sobrevivência da fábrica, a grande e tocante amizade central do filme acontece quando os dois conhecem a humana Boo uma garotinha que se encanta pelos monstros e acaba descontruindo o preconceito enraizado que os dois cresceram praticando.

2 Conta Comigo, de Rob Reiner (1986)

Outro clássico dos anos 80, essa aventura juvenil conta a história de quatro amigos que se juntam para encontrar um suposto corpo que desapareceu na pequena cidade de Castle Rock. O que era somente uma brincadeira, se tornou um momento marcante na vida de todos, pois o grupo pode ter contato com uma autodescoberta inesquecível.

1 Um Sonho de Liberdade, de Frank Darabont (1995)

Amizade pode acontecer em qualquer lugar, até nas piores condições possíveis, é o que prova a história de Andy e Ellis que se conhecem na prisão Shawshank, considerada a pior prisão dos EUA. Eles acabam se aproximando e se respeitando nesse ambiente hostil até conseguir o tão desejado sonho, que nunca aconteceria se a amizade entre eles não fosse tão forte e verdadeira.

E para você, qual o melhor filme sobre amizade? Deixe nos comentários.

OBS.: Se caso você preferir que nossas listas sejam feitas como a dos melhores filmes de ano (vídeo abaixo), nos fale no comentário que iremos começar a produzi-las assim. OBRIGADO!

VEJA TAMBÉM

Comente pelo Facebook